terça-feira, 16 de junho de 2015

#DivertidaMente



Em 'Divertida Mente' (Inside Out) é mostrado o que aconteceria se as Emoções dominantes de uma pessoa entrassem em conflito e as outras tivessem que assumir temporariamente o comando.

Puxado para a comédia, por usar muito humor em seu texto, a genialidade do roteiro não tem precedentes, pois explica (para as crianças e creio que para muitos adultos também) de forma simples como uma mente funciona. Usando simbolismos para falar de coisas séries e situações que aparentemente são o caos, a história de 'Divertida Mente ' mostra como certas situações somadas a emoções, moldam as pessoas e as tornam únicas e maravilhosas por suas diferentes e peculiaridades.

Riley é uma menina de 11 anos, que tem sua vida virada de cabeça para baixo, quando precisa mudar com os pais do gelado Meio Oeste dos Estados Unidos, lugar famoso por esportes de inverno, como patinação no gelo e o amado Hóquei que a menina curte jogar desde muito pequena; para a ensolarada São Francisco, na Califórnia, a beira do Oceano Pacífico.


O que para muitos seria uma ótima mudança, para a menina se torna um pesadelo, não só por causa do clima e do ambiente completamente diferente de onde vivia até então, mas por ter que recomeçar do zero. Ela tem que lidar com uma cidade nova, casa e escola, o que aos olhos da menina era o fim do mundo.

É quando a Tristeza começa a tomar o comando da mente da pequena, depois de anos sendo uma função predominante da Alegria, a primeira Emoção que surgiu quando Riley nasceu e, por tanto, uma espécie de "Capitã da Mente". Porém como nenhum capitão pode fazer tudo sozinho e precisa de um copiloto, a segunda Emoção a surgir quando Riley nasceu, se tornou por direito a "Copiloto da Mente".


O problema é que a Emoção em questão é a Tristeza, que por sempre ver o lado ruim de tudo, fazia a Alegria busca formas de "espantar a tristeza", literalmente falando, da sala de comando. Porque a Alegria queria que Riley tivesse só boas experiência e que essas se tornassem lembranças felizes permanentes.

No entanto, a dupla de emoções na cabine de comando da Mente da Riley, também contam com o auxílio de outras três, tão essenciais para a vida quando a Alegria e a Tristeza.

A Nojinho que ajuda a Riley a não se envenenar física e muitas vezes psicologicamente falando, pois também evita que se envolva em situações socialmente inadequadas. O Medo, o encarregado da segurança, que evita que a Riley se machuque, muitas vezes de forma exagerada, mas com ajuda das outras emoções, mantém um equilíbrio e não a torna uma medrosa. E o cara que faz as coisas acontecerem, aquele que é a base dos impulsos, o Raiva, que ajuda Riley a tomar decisões na hora que há uma grande indecisão em sua mente. Porém se a decisão será ou não boa, isso dependerá de quem esteja na cabine com ele. Porque o Raiva sozinho pode causar uma guerra mundial.


Além da genialidade do roteiro ao personifica as Emoções, o simbolismo usado na produção é de uma criatividade fantástica. Desde como e por qual motivo algumas memórias são preservada e algumas, mesmo não sendo temporadas, com o tempo se perdem ou mudam o significado; até como os sonhos são "produzidos".

Junto com esse roteiro extraordinário, o visual do filme é um encanto a parte e deve não só agradar as crianças, como ajudá-las a entender um pouco sobre como a mente funciona e os motivos de certas mudanças de humor ocorrerem. Os adultos, especialmente os pais, devem curtir o filme também e talvez algum aprendam um pouco como funciona a cabecinha de seus pequenos e, quem sabe, as próprias.

A nova animação da Disney Pixar vai revelar de forma divertida, somada a uma dose pequena de drama, o que se passa na cabeça das pessoas e para quem assistir os créditos finais, na de outros bichos. Vá ao cinema e descubra qual suas Emoções no comando, para talvez ver a vida com outros olhos após o filme.


'Divertida Mente' estreia na próxima quinta-feira, 18 de junho, com cópias dubladas e legendadas, em 2D e 3D. Super recomendado para todas as idades.

Leia+: Divertida Mente

NOTA: Antes do filme 'Divertida Mente' será exibido com exclusividade o curta musical 'Lava', claramente inspirado nas mudanças e instabilidades geológicas, que ocorrem nas ilhas vulcânicas que formam o Havaí. Uma belo curta, inspirador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário