domingo, 13 de setembro de 2015

#BienalDoLivro - A #BienalRio2015 recebeu 676 mil pessoas

Foto: Anny Lucard

Em coletiva, a organização divulgou os dados oficiais da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Entre os dias 3 e 13 de setembro, o Riocentro recebeu o maior evento literário do país que bateu recorde de público e tamanho, tornando a edição 2015 a maior Bienal do Livro já realizada.

Ao longo dos dias de evento, organizado pelo SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Fagga/GL events Exhibitions, o público conviveu com autores e obras, por toda a parte, fosse em estandes, corredores ou mesmo nos jardins do Rio centro.

Foram 184 sessões de variada cultural e 850 atividades paralelas e ações, promovidas pelos expositores em seus estandes e fora, como foi o caso da "ação das pipas" que levou para o céu do Riocentro trechos de obras literárias das mais variadas, com distribuição das pipas para as crianças das escolas presentes e o livro equivalente ao trecho na pipa.

Em relação ao número de público, superou edições anteriores e alcançou a marca de 676 mil pessoas. Um recorde para o evento que a mais de três décadas é o ponto de encontro de leitores e autores de todo o país. A meta ficou inclusive 12% acima das expectativas feitas pela organização do evento.

Entre os espaços de encontros de fãs e autores, os com foco no público adolescentes e jovens adultos, com idades entre 15 e 29 anos, ganhou em maioria e representou cerca de 56% do público. O público da mesma faixa etária, também foi destaque nas publicações lançadas na edição 2015. As editoras investiram em autores de literatura produzida para jovem e também de jovens para jovens, inclusive entre os nacionais, como Rafael Moreira, Carol Estrela, Ana Beatriz Brandão, Naldo Junio, Bruna Vettori, entre outros.

Vários dos lançamentos vindo direto do mundo virtual para as páginas dos livros, como é o caso de alguns dos já mencionados e também autores como Luciane Rangel da EraEclipse Editora, Marcelo Amaral da Aquário Editorial e Vivianne Fair da Editora Draco, alguns dos nomes que se destacam na internet vão de blogueiros até vlogueiros do YouTube.

Junto com as cobiçadas atrações tanto em espaços com foco nos jovens, como Cubovoxes e Conexão Jovem, assim como de editoras como a Rocco, onde Thalita Rebouça autografou em vários dias; estava o Trono de Ferro da Leya, um dos símbolos da série do autor George R. R. Martin, que já se tornou uma atração fixa da bienal carioca. Novamente o cobiçados lugares do Rei dos Sete Reinos foi o lugar mais cobiçado da bienal, onde havia fila em qualquer hora que se passava pelo estande da Leya.

"A nota média dada pelo público à Bienal subiu de 8,2 para 8,4, o que nos deixa muito satisfeitos, pois fizemos um grande investimento na estrutura. Aumentamos a área total em 30 mil metros quadrados, incrementando a praça de alimentação e os espaços externos de descanso", afirmou Tatiana Zaccaro, diretora da Fagga/GL events Exhibitions.

"Tivemos um recorde de venda de livros, com um faturamento estimado em quase 83 milhões de reais, 18% acima da edição anterior. São números lindos, mas, ainda assim, frios perto do calor humano que testemunhei aqui nos últimos 11 dias. Acho extraordinário andar pelos corredores e ver tanta gente interessada por livros", completa Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL.

Vale dizer que este ano, a inovadora parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, também iniciou a abertura do mercado literário para o restante do mundo, com a possibilidade do evento se tornar também o centro de negócios editoriais, seguindo exemplo de outros pelo mundo.

O Agents & Business Center aconteceu nos três primeiros dias e esteve aberto a agentes literários e outros profissionais do livro, tanto brasileiros como para profissionais de seis diferentes países, incluindo Estados Unidos, Itália e Reino Unido. Por causa do interesse, a organização já confirmou o espaço de negócios nas próximas edições (2017, 2019 e 2021). Sendo que a edição XVIII, em 2017, já tem data e acontece de 31 de agosto e 10 de setembro.

Nos vemos lá!


Para saber sobre a presença de outros autores, leia+:
Bienal RJ 2015 na Digital Rio

Autores sobrenaturais na Bienal visite o Blog de Anny Lucard:
#ContosSobrenaturaisnaBienalRIO2015


Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Cobertura #BienalRio2015: Anny Lucard
Fonte: Assessoria do Evento/Editoras/Autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário