sexta-feira, 18 de setembro de 2015

#BienalDoLivro - Na #BienalRio2015 a Digital Rio destaca algumas palestras, homenagens e ações coordenadas


De 3 a 13 de setembro, no Riocentro, aconteceu a 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro onde palestras, bate-papos, homenagens e ações de incentivo a leitura foram apenas algumas das atrações da feira literária.

Palestras e bate-papos foram realizados, tanto em vários espaços dentro dos dois paviões principais (Azul e Verde), assim como nos estandes das editoras.

Os espaços mais concorridas durante a bienal, além do espaço já clássico Café Cultural, os mais procurados foram os com foco no público jovem.

Palestras realizadas em espaços como Cubovoxes e Conexão Jovem, contaram com a presença de autores como a jovem autora brasileira Ana Beatriz Brandão, de apenas 15 anos, que além de estar presente no estande da Novo Século autografando o segundo romance, lançado durante a 17ª Bienal do Livro RJ, o 'Caçadores de Almas', também esteve no Cubovoxes falando sobre tornar sonhos em realidades a outros jovens. Enquanto Eduardo Spohr e Braulio Tavares estiveram no espaço para falar de narrativas fantásticas

Já o brasileiro Luiz Eduardo Matta, junto com a argentina Mariana Enríquez, falaram do "legal do medo" para inspirar boas histórias. Enquanto as brasileiras Lu Piras e Graciela Mayrink falaram de jovem para jovem.

No Conexão Jovem, outro espaço para o público jovem, entre nacionais e internacionais, presente dos destaques internacionais, os britânicos Joseph Delaney, criador da série 'As Aventuras do Caça-Feitiço', e Sophie Kinsella, de 'Os Delírios de Consumo de Beck Bloom'. Maurício de Sousa também falou aos fãs, que entre perguntas que não queriam calar, compartilharam com ele o quanto a Truma da Mônica foi importante em suas vidas. No caso, desenhista brasileiro, além de criança e jovens, haviam muitos pais animados e emocionados durante o bate-papo.

O mais interessantes dos espaços, era a possibilidade de estar próximo e até falar diretamente com o ídolo. Os fãs de Joseph Delaney, por exemplo, compartilharam com autor não só dúvidas, mas também frustrações... Em relação a adaptação para o cinema, é claro. Foi um papo entre amigos, dos mais divertidos.

Já nas editoras, estandes como da Planeta, Madras, Novo Século e Nova Conceito, além das sessões de autógrafo, também promoveram alguns bate-papos com seus autores. Alguns inclusive também tiveram destaque em outros estandes, como do Amazon e do Submarino.

Com foco na diversidade, os lançamentos na Bienal 2015, tanto em relação a publicações brasileiras impressas como em eBook, variaram entre gêneros e estilos.

Com autores ganhando destaques graças a eBooks do Amazon, muitos ganharam versões impressas e outros que já tinha, foram procurados para ter exemplares devidamente autografados. A ideia de que os eBooks são inimigos do livro impresso, acabou. Agora muitos autores percebem que eBooks podem ajudar a divulgar suas obras.

Um exemplo é a autora Tatiana Amaral que se destaca na literatura erótica nacional depois de ter publicado a versão eBook, da série 'Função CEO ', os livros 'A descoberta do prazer', 'A descoberta do amor' e 'A descoberta da verdade', no site do Amazon Brasil.

Outros autores que tiveram trabalhos divulgados em eBook, foram os da Editora Draco, que aproveitou a bienal carioca para levar todos em versão impressa e boa parte dos autores da casa para seu estande.

Participando pela primeira vez da Bienal do Livro Rio, a Draco trouxe para seu estande boa parte de seus romancistas, como Vivianne Fair de Brasília, DF, Eduardo Kasse de Guarulhos, SP, e Ana Lúcia Merege de Niterói, RJ. Também estiveram presente vários dos contistas da editora, como as autoras da série de livros de contos 'Boy´s Love'. Como estreante no evento literário, a pequena editora não tinha espaço para bate-papo, mas isso não impediu os autores de trocar ideias com leitores.

Indo para as editoras maiores como a Editora Planeta, a autora Nazarethe Fonseca de Natal, RS, esteve durante um único dia para o lançamento de seu primeiro romance histórico fantástico, 'Dom Pedro I Vampiro', um livro que vai mudar a forma de ver a história do Brasil e inspirar muita gente a pesquisar a fundo o passado do nosso país. Com direito a bate-papo animado com a autora vampiresca. (Em breve maiores detalhes no Contos Sobrenaturais.)

O estande da Planeta também realizou vários bate-papo, como os entre os autores Carol Estrela, que lançou 'Entre Dois Amores', Ricardo Ragazzo, que lançou 'Cidade Banida', e Fernanda França, que lançou 'O pulo da gata' da Fernanda França.

O grupo, assim como outros autores da Planeta, como Taty Ferreira (Manual da Mulher bem resolvida) e Daniel Bovolento (Por Onde Andam As Pessoas Interessantes), assim como o curioso lançamento 'O safado do 105' da autora Mila Wander, causaram a maior agitação no estande da editora durante os dias de bienal.

Além de palestras e bate-papos animados, homenagens e também ações coordenada de incentivo a leitura foram realizadas.

Para os 80 anos de Maurício de Sousa e os 450 anos do Rio, além de palestras temáticas a Bienal 2015 foi enfeitada por imagens características tanto do Rio de Janeiro, como os ondulados do calçadão de Copacabana, assim como de personagens do universo grandioso da Turma da Mônica.

Também foi realizado ações para promover o hábito de ler, visando a ideia que a leitura não deve ser vista como obrigação, mas diversão. Destaque para a "ação das pipas", onde foram distribuídas pipas com trechos de livros e depois, além de levar para casa, as crianças recebiam o livro correspondente ao trecho para ler em casa.


Para saber sobre a presença de outros autores, leia+:
Bienal RJ 2015 na Digital Rio

Autores sobrenaturais na Bienal visite o Blog de Anny Lucard:
#ContosSobrenaturaisnaBienalRIO2015


Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Texto e fotos: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário