quarta-feira, 23 de setembro de 2015

#BienalDoLivro - 'Fronteiras' e 'Criaturas de um dia' são duas dicas de leitura entre as Ediouro Publicações

Sonia Rodrigues lançou durante a bienal carioca seu novo livro, 'Fronteiras'. A autora apresentou um romance adulto sobre personagens no limite da moralidade e do desequilíbrio emocional.


No mais recente livro, Sonia Rodrigues, autora de obras publicadas em diversas editoras, chega às livrarias este mês pela editora Nova Fronteira, com 'Fronteiras'.

O livro constrói um thriller tenso e surpreendente, no qual violência, sexo, drogas, perdas e desencontros levam os personagens aos seus limites. "O conceito de fronteiras imaginárias, metafóricas, que a gente cruza, nas relações afetivas, na relação com a Lei, é uma coisa que me fascina", confessa a autora.

Nas páginas do romance está a história de dois irmãos que fogem com a mãe para o Rio de Janeiro, depois de sofrerem, por muito tempo, abusos do padrasto. A mãe dos adolescentes deixa os filhos sozinhos em um apartamento no Catete e parte para os Estados Unidos para tentar ganhar a vida e juntar dinheiro para buscá-los. Desamparados e pressionados pela realidade que vivem, os irmãos, Letícia e Tomas, são forçados a tomar decisões extremas e precisam lidar com as consequências dessas escolhas. A única ajuda vem de fontes inesperadas, de um menino sem nome que também teve sua parcela de violência e abandono na vida e, por isso, tornou-se uma espécie de justiceiro.

Em 'Fronteiras', os leitores são apresentados a personagens reais e complexos, cujos dramas se destacam como histórias independentes entrelaçadas à trajetória de Letícia e Tomas. Essas narrativas de negligência e abuso retratam a realidade da falibilidade das estruturas sociais e da relativização do certo e do errado. Por essa perspectiva, a obra pode ser considerada uma crítica social e um alerta para a maneira como se tem cuidado da juventude. "Fronteiras é inspirado em o quanto famílias mais pobres, mais desassistidas, exigem dos primogênitos, o quanto é difícil para crianças se criarem sozinhas, em especial quando sofrem abusos diversos", revela Sonia.

Além disso, o livro compartilha o componente de transcendência explorado anteriormente pela autora no livro 'A rainha que atravessou o tempo', também publicado pela Nova Fronteira. "Gosto da ideia de que existe um mundo além desse", explica a autora. Neste novo romance, o elemento sobrenatural está representado pela figura do menino sem nome, que atua como uma espécie de anjo da guarda dos irmãos. A presença do personagem acrescenta a nuance de terror à narrativa.

Já Irvin D. Yalom lançou na edição 2015 da Bienal do Livro RJ, o livro 'Criaturas de um dia', que revela dramas de pacientes e oferece uma visão dos bastidores de um consultório de terapia.

Depois de uma longa espera, os fãs do autor best-seller de 'O carrasco do amor' e 'Quando Nietzsche chorou' são presenteados com nova obra do escritor, disponível também em versão digital.

O livro 'Criaturas de um dia' é um lançamento da Editora Agir, que reúne dez contos inspirados em histórias reais de pacientes de Yalom – renomado psicanalista, professor de psicoterapia e escritor. "Para fins de confidencialidade, alterei a identidade de todos os personagens e, por vezes, pus partes de uma história em outra, além de criar cenas fictícias. Mostrei a cada paciente vivo o texto final e obtive a aprovação e a permissão por escrito para publicação", explica o autor.

Os contos exploram a natureza e as condições humanas, e revelam os bastidores do universo da psicanálise. A dor de perder um filho para as drogas e para o crime; a incredulidade em qualquer filosofia de vida; o desespero e a falta de confiança em todos os relacionamentos humanos; e o medo do esquecimento de um passado precioso são alguns dos dramas relatados na obra. De maneira honesta, sensível e respeitosa, Yalom demonstra o valor da terapia ao permitir que o leitor observe a trajetória dos pacientes pelos olhos do psicanalista.

Como construir um sentido para a vida? Como lidar com o seu fim inevitável? Estas questões existenciais conduzem a narrativa do autor ao longo do livro – cujas histórias são verdadeiros testemunhos comuns da humanidade. Emocionantes, engraçados e, por vezes chocantes, os contos de Yalom deixam lições de esperança na busca de um propósito e, ainda, na aceitação tranquila do envelhecimento e da morte. A efemeridade da vida, afinal, é a certeza universal. Como escreveu o filósofo e imperador romano Marco Aurélio: "Somos todos criaturas de um dia."

Vale dizer que com o novo lançamento de Irvin D. Yalom, pela editora Agir, outros livros serão relançados, como 'O carrasco do amor' e também 'Enigma de Espinosa', com novo projeto gráfico colecionável.

Para maiores informações sobre os autores e obras das editoras Nova Fronteira e Agir, da Ediouro Publicações, visite o site:
www.ediouro.com.br


Para saber sobre outros lançamentos, leia+:
Bienal RJ 2015 na Digital Rio

Autores e lançamentos sobrenaturais na bienal carioca, visite o Blog de Anny Lucard:
#ContosSobrenaturaisnaBienalRIO2015


Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Fonte: Assessoria das editoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário