sexta-feira, 4 de setembro de 2015

#BienaldoLivro - Como chegar a #BienalRio e onde ir primeiro

Dicas de Anny Lucard da Digital Rio, dos estandes que o leitor em busca de novidades e qualidade, não pode deixar de visitar.

(CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIAR. PARA VER A VERSÃO pdf DO MAPA, CLICAR AQUI.)

Para quem vai a 17ª edição da Bienal do Livro Rio hoje, a dica é chegar cedo no Riocentro, pegar o mapa em um dos pontos de informações e ir com calma.

A bienal 2015 está maior e por sorte há muitos lugares por lá para uma pausa para os pés, mas é bom marcar no mapa onde ir, muitas novidades, muita coisa para ver e tão pouco tempo. Além dos estandes legais nos três pavilhões do evento, há várias atrações em espaços como Cubovoxes e Café Literário, por isso, vale uma segunda ou terceira visita ao evento.

Aproveitando para dar uma boa e um má notícia. Quem for usar o transporte público carioca para chegar a Bienal, a boa notícia é que ônibus para o Riocentro não falta... Na Barra da Tijuca, todos devidamente identificados com banners nos vidros frontais, indicando que passam pelo Riocentro e vão para a Bienal. Também há um ponto dentro do Riocentro onde, se não todos pelo menos a maioria, passa.

Infelizmente, diferente dos motoristas de ônibus, que em geral estão sempre bem informados e dispostos a ajudar o passageiro a chegar ao seu destino, a má notícia é que os leitores de Jacarepaguá e proximidades não tem outra opção se não o BRT.

Quem for usar o BRT para chegar ao Riocentro, vindo da zona oeste e norte, até o presente momento, vai se deparar com uma total falta de informação. Além da completa falta de interesse dos funcionários, pagos para informar, que nunca sabem de coisa alguma.

Por sorte a um ou outro que pelo menos tenta ajudar e junto com o usuário completamente perdido no BRT, sem saber para onde ir, faz suposições onde seria o melhor lugar para desce e que pode ter algum ônibus para o destino que o passageiro busca. (Eu, Anny Lucard, repórter, pessoalmente tive que descer em 3 estações diferentes - ontem - até encontrar um desses raros funcionais. Já que a maioria nem sabia de Bienal do Livro, talvez nem que uma é realizada a cada dois ano em setembro no Riocentro. Sem contar que alguns FUNCIONÁRIOS PAGOS PARA INFORMAR DO BRT, chegam ao cúmulo de colocar fones de ouvido enquanto usam o celular e ainda se irritam quando alguém atrapalha o seu "trabalho" para pedir informação.)

A melhor opção para quem tem que usar o BRT, é ir até a estação Rio 2 (na Barra da Tijuca). Tanto o Alvorada Parador como o Expresso param na estação. Chegando a Rio 2, há vários ônibus, com a indicação Bienal/Riocentro que passam no ponto ao lado da estação (só atravessar o sinal e estará no ponto). Na volta é só pegar o ônibus de mesmo número que usou para ir (eu peguei o 613), ou qualquer um que passe pela estação do BRT Rio 2.

ATENÇÃO: Na volta do Riocentro os ônibus estão usando um desvio um tanto distante, por causa das obras no local, no sentido contrário ao Rio 2. NÃO ENTRE EM PÂNICO, é só para dar a volta mesmo. Qualquer dúvida, ao entrar no ônibus, é só perguntar ao motorista se passa pela estação BRT do Rio 2.

Pavilhão Laranja (2)


É o pavilhão das ofertas, indicado para visitar na saída, pois se gastar tempo e dinheiro nele logo na entrada, vai ficar desesperado com as novidades e preços dos livros nos pavilhões seguintes. Deixa para garimpar ofertas imperdíveis no laranja quando tiver indo embora. Vale mais apena.


Pavilhão Azul (3)


Estandes que não pode deixar de visitar no pavilhão azul, o Editora Planeta (E06/E05), Editora Intrínseca (F08/G09), Universo dos Livros (F10/G11), Coma Livros (G10), Gutenberg/Autêntica (H12/I11), Leya (L13), Editora Novo Conceito (H06/I05), Editora Rocco (I08/J05), Novo Século Editora (J03/I06), Madras Editora (H03/G04), V&R Editoras (H10/I09), Ler Editorial (F14), Qualis Editora (E19), Leya (L13), entre outras.


Pavilhão Verde (4)


Estandes que não pode deixar de visitar no pavilhão verde, logo na entrada tem o espaço comemorativo dos 80 anos do Maurício de Sousa, e bem na frente está o estande mais legal da Panini (L02/M03 - que tem um também no Azul), Tribo das Letras (P20), Loyota (N10/O09 - na frente do Cubovoxes),  MundoMirim/Ave-Maria (O20 - próximo ao Cubovoxes), Editora Draco (O10A - na frente do Cubovoxes), Aquário Editorial (P24), EraEclipse/Letra Impressa (Q19), Perse (L12), Editora PL (Q15), Basque Livros (NO1/MO2), Selecta Livros (L14/M15), entre outras.


Essa são só algumas das dicas de hoje, vamos informando e indicando quem estará e onde, no decorrer da bienal.

Para outras dicas de Anny Lucard, siga o Twitter: @annylucard


Para saber sobre a presença de outros autores, leia+:
Bienal RJ 2015 na Digital Rio

Autores sobrenaturais na Bienal visite o Blog de Anny Lucard:
#ContosSobrenaturaisnaBienalRIO2015


Fique ligado nas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD


Fonte: Assessoria do evento/autores/editoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário