sábado, 11 de julho de 2015

Falando de Cinema: Projeto Almanaque



Quando se lê na capa do DVD de 'Projeto Almanaque' (Project Almanac, 2015) que o filme é uma "viagem no tempo inteligente e com muito suspense" é a pura verdade. Porém a faixa etária de 12 anos não é certa porque, mesmo que não tenha nada de "chocante" que torne o filme impróprio para menores, essa produção não é para adolescentes (muito menos para pré adolescentes).


'Projeto Almanaque' narra a história de um grupo de amigos, adolescentes, que descobrem uma forma de viajar no tempo e também o quanto isso pode ser perigoso, não só para os próprios como para todos.

Com um roteiro muito inteligente, e igualmente perturbador em dados momentos, o filme é uma das melhores histórias com o tema que já vi. (E eu já vi vários, várias vezes, inclusive o filme foco dessa análise crítica.)


O roteiro mistura noções científicas que vão desde construção de artefatos tecnológicos avançados a aplicação de teorias quânticas, com várias referências a filmes e séries clássicas de viagens no tempo, como 'O Exterminador do Futuro' e 'Doctor Who', sendo umas em comentários diretos e outras bem mais visuais e sutis. Também há referências clássicas ao que alguém tentaria fazer se pudesse viajar no tempo, como tentar matar Hitler ou ganhar na loteria.

O diretor de 'Projeto Almanaque', Dean Israelite, infelizmente achou que usar o "estilo Bruxa de Blair' para a produção, tornaria o roteiro escrito por Jason Pagan e Andrew Deutschman mais realista, mas foi um "tiro no pé". O estilo, para quem não curte, incomoda mais que ajuda na narrativa e em alguns momentos irrita consideravelmente, pois há cenas que esse tipo de filmagem sempre limita os ângulos. Porém, para quem gosta de uma boa história de viagem no tempo, o interesse pela trama, supere a forma de filmagem limitada.


O que se sente claramente ao ver 'Projeto Almanaque', é que tentaram fazer um filme para jovens, mas a complexibilidade do roteiro e a forma realista usada para filmá-lo, elevou a faixa etária e o fez mais interessante para um público adulto. Em especial os fãs de ficção científica, até porque uma das características mais básicas para despertar o interesse dos jovens por uma produção com o tema, não é um elenco jovem, é uma máquina do tempo ícone e não "realisticamente lógica".

Os protagonistas da história até são carismáticos e fazem (em parte) o que adolescentes normais fariam, mas como o roteiro tem como base a "aplicação da Lei de Murphy" em viagens no tempo, isso dá a trama um outro ponto que pode não agradar o público mais jovens. Afinal a cada ação dos personagens, uma reação equivalente ou maior acontece, ou seja, se fizer algo politicamente incorreto será punido a altura.


'Projeto Almanaque' é um fantastic filme de viagem no tempo, mesmo que não tenha tido o reconhecimento devido nas bilheterias e saído no Brasil direto em DVD, é uma história para fãs de ficção científica mais adulta e que merece uma conferida, ou duas, ou mais.

O elenco jovem conta com os atores Jonny Weston (de 'Divergente: Insurgente'), Sofia Black-D’Elia (série 'Gossip Girl' e 'Skins'), entre outros. Vale dizer que a Paramount preparou extras especiais para o DVD, que inclui uma abertura alternativa, cenas que não foram incluídas na edição final e também finais alternativos.

Leia+: Projeto Almanaque

Leia outras críticas na Coluna Falando de Cinema:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado

Fique ligado nas dicas de cinema, TV e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD




Nenhum comentário:

Postar um comentário