quarta-feira, 22 de julho de 2015

#InvasaoPixels - #PixelsOFilme



'Pixels' é inspirado em um roteiro de curta de mesmo nome, escrito por Patrick Jean, o qual ele também produziu e dirigiu. Já a adaptação para longa foi escrita por Tim Herlihy e Timothy Dowling, com Patrick Jean na produção executiva e foi feito em parceria com o ator Adam Sandler, que além de estrelar o filme é um dos produtores.

Com direção de Chris Columbus, a comédia 'Pixels', mesmo sendo um filme estrelado por Adam Sandler, foge um pouco ao estilo que o ator costuma fazer. Assim como também foge ao estilo de filme que o roteirista e diretor Chris Columbus ficou conhecido.


A verdade é que a versão em longa de 'Pixels' é uma produção harmonicamente feita para ter um pouco de ambos os estilos, que marcaram a carreira tanto de Sandler, como de Columbus.

Ainda é uma comédia-americana típica do currículo de Adam Sandler, só que com bem menos apelo as piadas escatológicas e infames, comuns em produções do gênero; por ter uma boa dose de "espírito familiar", algo sempre presente nos filmes de Chris Columbus.

O resultado é um roteiro interessante, com boas referências e que vai envolver, em especial, o público que era jovem na década de 1980, ou seja, os na faixa etária dos 30 e pouco, para 40 anos.


Com muitas referências da década em questão, pois é quando a história dos protagonistas inicia, o roteiro começa com os personagens ainda adolescentes, participando da sensação daquela época, um campeonato de Game Arcade. Quando jogar um simples video game em casa era luxo de poucos e quem queria curtir a novidade tecnológica, precisava ir a uma loja com Game Arcade, ou como ficou conhecido no Brasil, um Fliperama.

O filme chega ao presente revelando o que teria acontecido com Brenner (Adam Sandler) e seus amigos Cooper (Kevin James) e Ludlow (Josh Gad), após participarem do campeonato de Game Arcade; o qual foi registrado em video e incluído entre as mídias que seriam enviadas pela Nasa, com uma mensagem de como é a Terra e os terráqueos, assim como o "endereço" para seres inteligentes de outros planetas nos encontrar.


A disputa final do campeonato foi um marco na vida de Brenner, que disputou o título com o egocêntrico Eddie (Peter Dinklage), o qual tira do garoto não só o título de primeiro lugar, mas toma sua confiança e isso reflete no futuro dele. Porque Benner passa a se ver como um eterno perdedor após o campeonato e isso atrapalha seu sucesso na vida.

Com um emprego despretensioso, a coisa mais interessante que o adulto Brenner faz na vida é eventualmente ver o presidente dos Estados Unidos, que é um de seus velhos amigos de infância. Porém é o conhecimento nos originais jogos de fliperama que faz de Brenner a salvação da Terra, quando o presidente recebe uma declaração de guerra de outro mundo.


O filme 'Pixels', por conta das diversas referências a geração que cresceu nos Anos 80, talvez não agrade tanto ao público jovem de hoje, mas funciona como uma comédia e com certeza arrancará boas risadas. Porém para quem cresceu na época, provavelmente, a empatia com o roteiro será bem maior. Uma ótima dica para ver com velhos amigos. (Destaque para a inclusão da música "We Will Rock You", do Queen, na trilha do filme... Genial!)

Com versão em 2D e 3D, o filme chega aos cinemas brasileiros amanhã, dia 23 de julho, em cópias legendadas e dubladas.


Leia outras críticas na Coluna Digital Rio Na Cabine:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cabine

Fique ligado nas dicas de cinema, TV e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD




Nenhum comentário:

Postar um comentário