quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Elysium



'Elysium', escrito e dirigido por Neill Blomkamp (mesmo de 'Distrito 9'), além de ter as estrelas hollywoodianas Matt Damon e Jodie Foster no elenco, conta com o ator brasileiro Wagner Moura, como coadjuvante, e também Alice Braga.

O roteiro do filme tem base no drama, com conteúdo socio-político, mas com um pano de fundo em uma ficção científica futurista, onde Neill Blomkamp conta a história de um futuro não tão ficcionalmente absurdo, mostrando uma Terra caótica e super povoada.

No ano de 2159 quem é rico abandonou o planeta e vive em uma confortável estação espacial, só indo a Terra eventualmente, para tratar de negócios, pois a mão de obra está toda lá e evitando o planeta na maioria das vezes. Isso por causa da alta taxa de criminalidade e por faltar tudo na Terra, de moradia a assistência médica. O que faz do planeta todo uma espécie de grande comunidade pobre e a estação espacial, chamada Elysium, o bairro rico a "beira da praia".


A falta de assistência médica em especial, faz os habitantes da Terra sonharem em ir a Elysium e na hora do desespero farão qualquer coisa para chegar a estação espacial, em busca da moderna assistência médica que existe no lugar.

Quanto a fotografia e direção de arte do filme, por se tratar de um drama que é ambientado em um futuro caótico, em meio as imagens de extrema pobreza há modernas e sofisticadas naves espaciais, aparelhos e armamentos típicos de uma boa ficção científica.

A base do filme é o cinema realista, com foco nas críticas socio-políticas, por isso a mistura dos dois gêneros, que o diretor soube dosar na medida certa, dando um ar de futuro provável incrivelmente realista, junto de uma boa dose de ação.

Um futuro que é previsto através dos problemas sociais de hoje e é mostrado como previsões sombrias para o futuro caótica do filme.

Em Elysium, há conforto e seus moradores tem acesso ao melhor da tecnologia, de casas modernas há uma sofisticada estação espacial com sua própria atmosfera. Além disso, a medicina é de primeira, que inclui aparelhos que conseguem reconstruir praticamente todo o corpo humano, desde que o cérebro se mantenha intacto. Tornado doenças mortais e a maioria dos danos físicos procedimentos simples de resolver, o que torna os moradores praticamente deuses em um Olimpo de alta tecnologia.


Só que com as constantes invasões, que causam muitos transtornos e prejuízos ao patrimônio de Elysium, já que na Terra a falta de acesso a saúde básica, faz qualquer um ser alvo dos invasores; os quais só desejam obter minutos do tratamento nesses aparelhos médicos que são como camaras de rejuvenescimento e cura.

Quem da Terra que vai ilegalmente a Elysium não se importa de ser pego e deportado, desde que consigam usar uma dessas camaras e fazem qualquer coisa para conseguir uma passagem para fazer uma das viagens ilegais organizadas Spider (Wagner Moura). O que cabe a Secretária Delacourt (Jodie Foster) impedir, custe o que custar.

Uma curiosidade é que o ator Michael Shanks, da franquia de TV 'Stargate' e da série 'Smallville', faz uma participação no filme como um dos agentes da CCB.

O diretor e roteirista Neill Blomkamp, também é um dos produtores de 'Elysium', junto de Bill Block e Simon Kinberg, mas a produção executivo é de Sue Baden-Powell. O filme tem estreia no Brasil para 20 de setembro.


Leia+: Elysium

Nenhum comentário:

Postar um comentário