terça-feira, 3 de setembro de 2013

Marcos Palmeira será homenageado pelo Cine Ceará 2013

ATOR RECEBERÁ ‘TROFÉU EUSÉLIO OLIVEIRA’ NO ENCERRAMENTO DO FESTIVAL, POR SUA CONTRIBUIÇÃO AO CINEMA NACIONAL


Nascido em 19 de agosto de 1963, Marcos Palmeira completou 50 anos recentemente. Ator de filmes como “Memórias do Cárcere” (Nelson Pereira dos Santos), “Um Trem para as Estrelas” (Cacá Diegues), “Carlota Joaquina” (Carla Camuratti) e o recente “Vendo ou Alugo” (Betse De Paula), ele vai receber o troféu Eusélio Oliveira, a homenagem máxima do Cine Ceará, festival ibero-americano que acontece em Fortaleza, por sua contribuição ao cinema nacional. A cerimônia vai acontecer no dia 14 de setembro, dia do encerramento da 23ª edição do evento, que começa no próximo dia 7.

“Com mais de 30 longas na carreira, era natural que, em algum momento, homenageássemos esse grande ator, que é o Marcos Palmeira. E ficamos muito felizes por termos conseguido conciliar as agendas dele e do festival justo nesse momento em que ele acaba de fazer 50 anos”, comemora Wolney Oliveira, diretor-geral do Cine Ceará.

Indicado ao Emmy na categoria melhor ator pela minissérie "Mandrake" (2006), da HBO, Marcos Palmeira já ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante pelo filme “Dedé Mamata” (1988) em Gramado; e foi escolhido como melhor ator no mesmo festival no ano seguinte por sua interpretação no filme “Barrela”. Ainda acumula o prêmio de melhor ator pelo filme “Anahy de Las Misiones” (Brasília, 1998), entre outros.

Além de Palmeiras, a atriz, cineasta e cantora portuguesa Maria de Medeiros também vai receber o troféu Eusélio Oliveira no 23° Cine Ceará. Ela será homenageada na abertura da edição, no dia 7 de setembro.

Cine Ceará 2013

Esse ano, por causa da Copa das Confederações, o Cine Ceará, festival ibero-americano de cinema de Fortaleza, mudou de data e será realizado entre 7 e 14 de setembro. Também de casa nova, o evento acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A 23ª edição vai homenagear Portugal, com foco no “cinema contemporâneo” daquele país. Oito longas-metragens ibero-americanos concorrerão ao Troféu Mucuripe. Para a mostra competitiva de curtas-metragens, que se dá entre títulos brasileiros, foram selecionados 12 filmes. Os prêmios da crítica para melhor curta e longa-metragem serão concedidos pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Para o melhor longa, de acordo com o júri oficial, será concedido um prêmio especial no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares). Fora de competição, “Os Pobres Diabos” (Rosemberg Cariry) encerrará o festival. Haverá também mostras, seminários e oficinas.

O 23°Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cultura, pela Secretaria do Audiovisual. O festival conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secretaria da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará, com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O evento é apresentado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Coelce e tem patrocínio VIP da Oi, Agrícola Famosa e Indaiá. Conta, ainda, com patrocínio da Aço Cearense, Banco do Nordeste e Caixa Cultural e com o apoio cultural da Oi Futuro.

Veja a programação completa no site: www.cineceara.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário