quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alice Braga e Wagner Moura Promovem “Elysium” no Rio.


Os atores Wagner Moura e Alice Braga participaram na tarde desta terça-feira (10) de um junket com alguns veículos de imprensa para promover o filme Elysium, novo filme do diretor Neil Blomkamp (District 9). Durante as entrevistas que aconteceram em um hotel na Zona Sul do Rio, a dupla de atores falou de como foi processo de construção dos personagens.

Wagner Moura começa lembrando de como entrou no projeto. “Foi em 2011, o Neil Blomkamp havia assistido Tropa de Elite e gostado. E tanto District 9 como Tropa e Elysium, eles conversam entre si; então ele me contactou através dos meus agentes nos Estados Unidos e a gente conversou por telefone. Aí eu consegui com que ele assistisse ao Tropa 2 no cinema, ele gostou mais ainda e pediu para eu gravar um video falando um texto do que ele queria mostrar para os produtores. Eu ainda fiquei um tempão aqui no Rio esperando o filme começar. Enquanto eu esperava, eu fiz A Busca.”

Alice Braga conta que Wagner foi quem a convenceu a entrar no projeto também junto com ele. “Eu lembro que vi Distrito 9 do Neil nos Estados Unidos e adorei, virei fã e quando o Wagner falou desse filme, aí eu fui, batalhei, fiz o teste e passei e fiquei super feliz de participar de um projeto como esse.”

Os atores comentam também sobre o fato de como os personagens se adequam a questão social do filme. Wagner explica como o filme reflete mais os dias de hoje do que uma previsão futurística pois pincela imigração, sistema de saúde, segurança pública, evidentemente desigualdade social mas claro inserido no contexto de um filme pipoca. “Eu tenho muito interesse em fazer filmes assim. Acho que Tropa vai até mais fundo nessa questão mas também é um filme assim. E nossos personagens ficam do lado dos excluídos, e o Neil procurou atores que viessem de um país que conhecessem um pouco da desigualdade social também.”

Já Alice, lembra como sua personagem por ser uma mãe solteira e uma médica, também é uma mulher sofrida que cresceu em uma comunidade mas também é uma mulher guerreira sem com que o público fique com pena dela.

O ator lembra que para incorporar o personagem levou um tempo já que a maquiagem das tatuagens levava um tempo e como o personagem dele era brasileiro estava cercado de latinos. Ele brinca lembrando da reação de Matt Damon ao ver uma tatuagem falsa da bandeira do Brasil incolor. “Ele achou que fosse um hamburger.” Ele lembra, rindo da situação. O ator conta que a inspiração para Spider, seu personagem no longa foi aparecendo aos poucos. Quando ele me chamou para fazer o filme eu fiquei um tempão sozinho pirando, mancando… Fiquei tão doi que foi aparecendo uma voz e eu cheguei lá com um personagem bem carregado e fiquei meio assustado se era isso que eles iam querer e não era isso que eles queriam.”

Alice Braga menciona a parceria que fez com a pequena atriz Emma Tremblay que interpretou a filha da personagem de Alice no filme. “Ela foi muito legal e desenvolvemos um trabalho dela confiar em mim porque ela tava o tempo todo no meu colo. E dá um pouco de medo de você estar assim e ficar correndo sem poder ver o que está acontecendo, gritando e explosão. E na época ela tinha sete anos de idade. É muita coisa. E ela era pesada. Ela tinha 25 kgs.”

Elysium estreia no Brasil no dia 20 de setembro em circuito nacional e está sendo distribuido pela Sony Pictures.

Texto: Louise Duarte
Fotos: Louise Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário