sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Escritores nacionais e alemães se encontram esta semana no estande da Alemanha na Bienal do Rio

Vários autores nacionais participarão das palestras e mesas-redondas, no estande dedicado à Alemanha na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realização do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, da Feira do Livro de Frankfurt e do Goethe Institut.  A programação faz parte da Temporada da Alemanha + Brasil 2013-2014  sob o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de mostrar a moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. O estande está localizado noPavilhão 3/Azul (G09/H10-H09-F10).


Dia 5, às 19 horas, o escritor Paulo Lins, autor de Cidade de Deus,  estará ao lado de Ilija Trojanow para o bate-papo O samba se encontra como colecionador de mundos, com mediação de Marcelo Backes. Iija Trojanow nasceu em 1965 na Bulgária. Em 1971, fugiu com sua família para a Alemanha, onde cresceu. De 1972 a 1984, viveu em Nairobi e mais tarde estudou em  Munique. Em 1989 fundou a Editora Marino, especializada em literatura  africana, e no início dos anos noventa viajou pela África. Autor do romance O colecionador de mundos (Der Weltensammler), ganhador do prêmio da Feira do Livro de Leipzig e traduzido em mais de 20 línguas.

O escritor Ferréz  participará da Bienal no dia 6/09, às 19 horas, ao lado de Wladimir Kaminer no Encontro da literatura com a música, com mediação do jornalista  Silvio Essinger (O Globo).  Sempre com a cabeça tumultuada por muitas ideias, ele terminou recentemente o livro infantil A menina anna e o balão e ficou entusiasmado em participar da programação da Alemanha na Bienal: “Estou muito empolgado, e pretendo trazer a experiência de se fazer literatura no Brasil, e também poder recitar textos como fazemos aqui nas favelas para cativar os novos leitores. Sempre leio os alemães e tenho grande admiração também pela literatura Russa, conheço vários autores sim, tanto clássicos como atuais”.

Marcelo Backes estará dia 8 de setembro para a mesa-redonda Berlim – meca para escritores e artistas, ao lado de Wladimir Kamier e Olga Grjasnowa, com mediação de Dennis Gertenberger (Goethe Institut Rio). Ele fez as traduções de obras de Arthur Schnitzler, Franz Kafka, Hermann Broch e outros e diz que sempre se interessou pela literatura alemã: “Eu sempre me interessei pela literatura alemã e dominava a língua; eu precisava me sustentar mantendo minha liberdade e exercitando minha escrita: a tradução era o melhor caminho pra mim. Fazer tradução foi meu curso estendido e complicado de tiro ao alvo antes de virar caçador de búfalos numa pradaria que nem existe mais, e ainda assim exige precisão na pontaria para garantir a sobrevivência”.

Marcelo é fascinado pela cultura alemã: “Eu encontro as origens da minha educação, os processos que me ajudam a compreender o que sou, de onde eu vim, o que restou depois de cinco gerações de mundo brasileiro nos confins em que fui criado e que mal eram alcançados pelo braço institucional tupiniquim. Eu precisei conhecer a Alemanha pra saber que sou brasileiro de verdade, e como sou”.

Sobre Berlim, ele diz: “Berlim é o centro geográfico e cultural da Europa, um pote dadivoso entre a Escandinávia e os Bálcãs, entre a Europa Ocidental e o mundo eslavo. Uma cidade extremamente oriental, mas ocidental a ponto de satisfazer um nova-iorquino; uma cidade extremamente ocidental, mas oriental a ponto de um moscovita não se queixar dela”.

Confira programação do estande

06/09, sexta-feira

14h30

OFICINA PARA CRIANÇAS

(faixa etária: 6–10 anos): Animais

no Brasil e na Alemanha, seguida de

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Autor e ilustrador: Axel Sche_ er

Mediação: Lenice Bueno da Silva

(Editora Salamandra)

20h00

FESTA: “Russendisko” [Balada

russa], uma festa original e bastante

conhecida na noite berlinense

Autor e DJ: Wladimir Kaminer

07/09, sábado

13h00

ENCONTRO: Axel Sche_ er & o Grúfalo

Autor e ilustrador: Axel Sche_ er

Mediação:

Ricardo Boturão (Brinque-Book)

13h30

OFICINA PARA CRIANÇAS:

Pintando o Grúfalo com o seu

ilustrador Axel Sche_ er

Mediação:

Ricardo Boturão (Brinque-Book)

16h30

BATE-PAPO com ilustradores do

Brasil, da Alemanha e Inglaterra

Autores e ilustradores: Roger Mello,

Ole Könnecke e Axel Sche_ er

Mediação: Rona Hanning

Em parceria com a Cosac Naify

18h00

LANÇAMENTO: “Degelo” (Companhia

das Letras) e performance, seguido

de sessão de autógrafos do autor, Ilija Trojanow

Mediação: Kristina Michahelles

08/09, domingo

12h00

ENCONTRO com o escritor e

e ilustrador: Ole Könnecke

Mediação: Solange Yokoi (WMF

Martins Fontes)

12h30

OFICINA PARA CRIANÇAS

(faixa etária: 6–10 anos): “O segredo

de Anton”, seguida de SORTEIO de

livros e SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Autor e ilustrador: Ole Könnecke

Mediação: Solange Yokoi (WMF

Martins Fontes)

Em parceria com a WMF Martins

Fontes

15h00

MESA-REDONDA: Berlim – meca para

escritores e artistas

Com Marcelo Backes, Wladimir

Kaminer e Olga Grjasnowa

Mediação: Dennis Gerstenberger

(Goethe-Institut Rio de Janeiro)

18h00

FESTA DE ENCERRAMENTO:

“Russendisko” [Balada russa], uma

festa original e bastante conhecida

na noite berlinense

Autor e DJ: Wladimir Kaminer

Publicação Original:
Tabula Rasa (www.tabularasa.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário