sábado, 16 de maio de 2015

#Testemunhe - Trilogia #MadMax (Original)



Quem já testemunhou 'Mad Max: Estrada da Fúria' e ainda não viu o filme que deu origem a fantástica franquia, vale uma conferida na Trilogia Original.

A franquia 'Mad Max', começou em 1979, com a produção de um filme de terror um tanto diferente e que se tornou um ícone ao mostrar uma distópico aterrorizante, carregada de ação por conta dos "Loucos do Asfalto", literalmente falando. Tanto que mesmo que o idealizado e também diretor, George Miller, tenha feito o filme nos moldes de um típico filme de terror, as várias cenas de ação, quebram a ideia clássica do gênero.

'Mad Max' também foi escrito por George Miller, mas seu roteiro foi feito em parceria com James McCausland e Byron Kennedy e esse primeiro filme (assim como as duas sequências da Trilogia Original), é estrelado pelo então aspirante a ator, Mel Gibson, na primeira encarnação do Louco Max.

Em seu lançamento, 'Mad Max' teve uma modesta, mas substancial bilheteria e, por conta disso, não tardou para a produção ganhar uma continuação, que tornou 'Mad Max' uma série; algo raro na época, especialmente para filmes do tipo.

A ideia de tornar 'Mad Max' uma série era tão incomum para tal tipo de produção, que originalmente o segundo filme, de 1981, foi chamado de 'The Road Warrior', mas não demorou para ser rebatizado de 'Mad Max 2', o qual no Brasil ganhou um subtítulo e foi batizado 'Mad Max 2: A Caçada Continua'.

É em 'Mad Max 2' que as características do gênero terror, ganham um visual pós apocalíptico que iria inspira produções do gênero nas décadas seguintes. (Duvida?! O que acha de troca os "Loucos do Asfalto", por zumbis?)

Mantendo a linha distópica também no filme 3, em 1985 foi lançado 'Mad Max Além da Cúpula do Trovão', o qual não é tão prestigiado quanto os dois primeiros, mas ainda tem uma história interessante. No entanto, o terceiro filme, que fecha a franquia 'Mad Max' com Mel Gibson, é lembrada especialmente pela fantástica participação da musa da música na época Tina Turner, a qual é a voz ícone da música tema, "We Don´t Need Another Hero".


Mad Max - 1979

Em um futuro distópico onde a lei é quebrada por conta de uma crise mundial causada pela falta de combustível, as estradas virão "terra de ninguém". Repleta de Loucos do Asfalto, seja os infratores atrás de uma chance de obter lucro de qualquer tipo ou dos que tentam manter a ordem, como Max.

Gangues de motoqueiros aterrorizam a população e os Patrulheiros da quase extinta força policial das estradas, tentam manter o resto de direito humanos e justiça que ainda existe.

Max e seu parceiro Ganso, se envolvem em uma típica conspiração por poder, envolvendo um carro com motor V-8, feito para corrida e um dos maiores problemas das estradas.

O filme tem dose carregada de ação por conta dos furiosos e velozes carros dos personagens principais, mas o terror e a crítica social pesada é o ponto chave da trama.


Mad Max 2: A Caçada Continua (Mad Max 2/The Road Warrior) - 1981

É um filme que podemos considerá o "pai dos futuros pós apocalípticos" que conhecemos hoje, onde o público se depara com um futuro ainda mais aterrorizante que o primeiro filme. Uma realidade onde as coisas ficaram ainda piores, não só por causa da falta de combustível e crise energética, mas pela escarces de tudo no planeta de água a comida.

O mundo virou um grande deserto e o pouco que sobrou da civilização conhecida, é disputada na porrada, literalmente; já que quem consegue sobreviver é porque está na estrada matando para não morrer, roubando para não ser roubado.

Na época do lançamento, as cenas de ação em ritmo acelerado, por conta não só dos carros velozes e das perseguições alucinantes, mesmo com carros que eram quase sucadas; tornaram o filme o primeiro terror de ação produzido e seu estilo bem peculiar, com as doses cavalares de violentas; se tornou uma inspiração para várias gerações de cineastras fãs de futuros pós apocalípticos e distópicos.

Também muito premiado, ganhou vários Saturn Award que inclui os de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro.

A trama do segundo filme da franquia relata o fim da civilização humana, que não conseguiu sobreviver a crise de combustível. Os poucos lugares que ainda possui o "ouro negro" são disputados por aqueles que buscam poder e quem quer sobreviver fora das estradas, que são onde loucos por gasolina circulam atrás de vítimas.

Max vive com seu cão, longe de pessoas, rodando pelas estradas em seu velho carro de motor V-8. Correndo para sobreviver, matando para não morrer.


Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (Mad Max Beyond Thunderdome) - 1985

O terceiro filme da série Mad Max conta a cantora Tina Turner tanto na trilha sonora, como interpretando um dos personagens principais da história que é focada na tentativa de um grupo, de criar uma sociedade funcional ao buscar alternativas energéticas. Porém a ambição cria uma ditadura, onde os poucos que buscam uma sociedade justa, não ficam vivos para questionar o governo estabelecido em Bartertown, o local onde o grupo vive em forma de cidadela, bem no meio do deserto.

Max segue solitário, sobrevivendo, e vai parar no lugar a procura de seu carro e pertences roubados. Obrigado a participar de uma disputa bárbara, estilo arena de gladiador, sua recusa a matar o oponente é o banimento para o deserto onde a chance de sobreviver seria praticamente zero, mas ninguém tinha encontrado com Max até então.

Destaque para o grupo de "garotos perdidos" que são um ótimo exemplo de sociedade perdida no tempo, sem passado e vivendo para um futuro fantasioso a espera de alguém que os salvem do presente ruim e os levem para a terra prometida utópica. Quando deveria estar buscar conhecimento para o desenvolvimento intelectual e tecnológico, os quais dariam condições ao grupo de criar sua tão sonhada terra prometida.

Leia+: Mad Max

Leia também a Coluna Falando de Cinema:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado



Nenhum comentário:

Postar um comentário