terça-feira, 26 de maio de 2015

#TerremotoFilme - Lista de filmes catástrofe que fizeram o mundo tremer, para esperar o lançamento de 'Terremoto - A Falha de San Andreas'

Os cinemas vão tremer esse fim de semana com a estreia mundial de 'Terremoto - A Falha de San Andreas', mas enquanto o mundo espera a hora chegar, algumas dicas de filmes para sacudir os ânimos.


Com a estreia próxima, 'Terremoto - A Falha de San Andreas' que tem direção de Brad Peyton e é estrelado por Dwayne "The Rock" Johnson, já teve várias Premieres pelo mundo e Cabines de Imprensas, como a realizada hoje no Rio de Janeiro pela Warner Bros brasileira e que a Digital Rio esteve presente. Porém as críticas só serão liberadas amanhã. O filme também conta em seu elenco com a participação das atrizes Alexandra Daddario (da franquia cinematográfica de 'Percy Jackson') e Carla Gugino (da franquia cinematográfica de 'Uma Noite no Museu' e de série de TV como 'Entourage' e o lançamento, também em maio, 'Wayward Pines'; produção de M. Night Shyamalan - leia sobre a série do cineasta e da visita dele ao Brasil para divulgá-la clicando AQUI); junto com nomes como o indicado ao Oscar® Paul Giamatti, Ioan Gruffudd (de 'Quarteto Fantástico' e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, além da série de TV 'Forever: Uma Vida Eterna'), Art Parkinson (de 'Dracula - A História Nunca Contada' e da série de TV 'Game of Thrones'), Archie Panjabi (de 'Driblando o Destino' e da série de TV 'The Good Wife'), Will Yun Lee (de '007 - Um Novo Dia Para Morrer' e 'Fúria em Duas Rodas', além do remake da série 'Hawaii Five-0'), Hugo Johnstone-Burt (destaque na série de TV australiana 'Home and Away'), entre outros.

'Terremoto - A Falha de San Andreas' será distribuído pela Warner Bros Pictures e seu lançamento mundial é na próxima sexta-feira, dia 29 de maio. No Brasil, o lançamento é um dia antes, na quinta-feira, dia 28 de maio, em versão 2D e 3D, com cópias legendadas em português e dubladas.

Então, enquanto esperamos a hora do mundo tremer com 'Terremoto - A Falha de San Andreas', uma boa dica é ver alguns Filmes Catástrofe legítimos.

No entanto, vale dizer que diferente do que alguns pensem, Filmes Catástrofe legítimos, assim como Filmes de Futuro apocalípticos legítimos, tem algumas regras básicas que os tornam únicos, ou seriam apenas um filme de determinado gênero que se passa em um catástrofe ou futuro caótico.

Como uma receita de bolo, se um filme ganha certo título (além de seu gênero e subgênero, como os mencionados), é porque há certos ingredientes em seu "preparo" que os destacam além do gênero ou estilo cinematográfico, ou caso contrário teremos apenas um bolo solado, ou talvez um pudim... Por isso, já vamos deixar algumas coisas bem claras, antes de listar os filmes.

Filmes Catástrofe legítimos são aqueles que contam com um grande vilão (humano ou não) que irá desencadear uma destruição em massa, sim, cenas carregadas de ação, sim, grande uso de efeitos especiais de sua época, sim, correria dos personagens quase interrupta (só com eventuais paradinhas para eles e o público tomarem fôlego), sim, um grupo de heróis onde nem todos vão sobreviver, sim, inusitados encontros no decorrer do filme que podem ou não terminar em namoro, sim. Porém isso não quer dizer que todos os filmes com algum desses elementos podem ser chamados de Filme Catástrofe.

Resumindo, com alguns exemplos, 'Titanic' não é Filme Catástrofe, 'Guerra dos Mundos' não é Filme Catástrofe e muito menos 'Noé'. 'World Trade Center' e 'O Impossível' por mais que tenham cara de Filme Catástrofe, são filmes do gênero drama que se passa em uma catástrofe.

Vale também destacar que filme com "apocalipse" no nome ou que fale de um, não vira necessariamente um Filme Catástrofe. Por isso os amados "filmes de apocalipse zumbi", tipo 'Guerra Mundial Z', não são considerados Filmes Catástrofe, tão pouco os filmes da franquia 'Mad Max'. Esses ganharam um título próprio (são Filmes de Futuro Apocalíptico, como já dito), porque também possuem regras peculiares em sua receita.

DICA DE FILMES CATÁSTROFE LEGÍTIMOS:

1-'Terremoto' de 1974 (Earthquake) - Com a lenda do cinema, o ator Charlton Heston, é um dos clássicos do gênero, ou melhor dizendo, o filme que basicamente iniciou a febre dos norte-americanos de Filmes Catástrofe. Dirigido por Mark Robson, o diretor também assina o roteiro junto com Mario Puzo.

2-'Aeroporto 1975' de 1974 (Airport 1975) - Dirigido por Jack Smight, com roteiro escrito por Don Ingalls, baseado no livro 'Airport' de Arthur Hailey, foi um dos primeiros filmes a emplacar várias sequências inspiradas no roteiro original, como 'Aeroporto 79 - O Concorde' e está na lista de clássicos do gênero junto com 'Terremoto'.

3-'Twister' de 1996 (Twister) - Dirigido por Jan de Bont, tem roteiro assinado por Michael Crichton e Anne-Marie Martin. Estrelado por Helen Hunt e Bill Paxton, é destaque por usar a alta tecnologia da época para mostrar pela primeira vez a assustadora face de um tornado.

4-'Independence Day' de 1996 (Independence Day) - Dirigido por Roland Emmerich, foi escrito pelo diretor junto com o roteirista Dean Devlin. Estrelado por Will Smith, Bill Pullman e Jeff Goldblum, consegue brilhantemente incluir todas as regras básicas de um bom filme catástrofe, dentro de uma ficção científica.

5-'Armageddon' de 1998 (Armageddon) - Dirigido por Michael Bay, é o primeiro filme com produção do diretor, que depois que sentiu o gostinho dos Filmes Catástrofes, mudou sua forma de dirigir e criou um estilo próprio, se tornando O Michael Bay. Vale dizer que o filme contou com uma estrela dos filmes de ação, o ator Bruce Willis, que talvez tenha sido outra inspiração para o diretor criar seu estilo único de dirigir.

6-'O Dia Depois de Amanhã' de 2004 (The Day After Tomorrow) - Dirigido por Roland Emmerich, que assina o roteiro juntamente com o roteirista Jeffrey Nachmanoff. É estrelado por Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal, sendo um dos novos clássicos da nova leva de Filmes Catástrofe, carregado de efeitos digitais de tirar o fôlego.

6-'Poseidon' de 2006 (Poseidon) - Dirigido por Wolfgang Petersen e escrito por Mark Protosevich. É estrelado por Kurt Russell e também conta com os atores Richard Dreyfuss, Jacinda Barrett, entre outros. Mesmo que seja um filme pós 'Titanic' de James Cameron, trata-se de um típico Filme Catástrofe, seguindo todas as regras básicas e lembrando produções como a franquia 'Aeroporto'.

7-'2012' de 2009 (2012) - Dirigido por Roland Emmerich, que também assina o roteiro com Harald Kloser. É estrelado por John Cusack e está na lista dos atuais clássicos da nova leva de Filmes Catástrofe. Destaque por ter o roteiro inspirado na ideia que o mundo acabaria em 2012, por conta de uma Lenda Maia sobre o fim do mundo.

8-'O Inferno de Dante' de 1997 (Dante's Peak) - Dirigido Roger Donaldson, com roteiro de Leslie Bohem, é claramente inspirado na lendária tragédia de 'Pompéia'. O filme conta com duas estrelas de Hollywood, Linda Hamilton e Pierce "007" Brosnan.

9-'Pompeia' de 2014 (Pompeii) - Com direção de Paul W.S. Anderson, conhecido mundialmente pela franquia de Filmes de Futuro Apocalíptico, 'Resident Evil', o diretor aproveita sua experiência de imaginar um futuro caótico para se inspirar na direção do roteiro por Janet Scott Batchler, Lee Batchler e Michael Robert Johnson; onde a história tenta imaginar o que aconteceu em Pompéia, quando a cataclisma erupção do Vesúvio a destruiu completamente a séculos atrás. No elenco, destaque para o ator Kiefer "Jack Bauer" Sutherland. (Que terá 24 Horas para sair de Pompéia... Não resisti a piada infame.)

10-'10.5: Apocalypse' de 2006 (10.5: Apocalypse) - É uma produção para a TV, escrita e dirigida por John Lafia, que não é muito conhecida, mas segue todas as regras básicas dos bons filmes catástrofe e vale ser incluído na lista. O filme conta com a participação do ator Dean Cain, o qual já colocou a capa de Superman na série de TV 'Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman' e também com o ator Frank Langella, que depois de participar do filme interpretou Perry White, no filme 'Superman: O Retorno'.

E ai, entenderam o conceito de filme catástrofe? Outras sugestões para compor a lista? Tem algum filme catástrofe favorito?

Site Oficial do Filme da Warner Brasil:
www.terremotosanandreas.com.br

Leia+: SAN ANDREAS

Fique ligado nas dicas de cinema, TV e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD

Fonte: Warner

Nenhum comentário:

Postar um comentário