quarta-feira, 4 de março de 2015

#RioContentMarket - Palestras do @Youtube as mais disputadas da edição 2015


Durante os dias de Rio Content Market, muitos painéis e palestras aconteceram, mas as realizadas pelo YouTube foram as mais disputadas, todas lotadas.

O YouTube ganhou preferência pelos brasileiros, pois a maioria achar que assistir programas de TV a hora que quer é muito melhor, que acompanhar com horários pré estabelecidos. De acordo com pesquisas, a rotina de ver o YouTube é algo que 58% brasileiros incluíram em suas vidas.

O estrategista de desenvolvimento de audiência do YouTube, Yuri Polnar participou do painel “YouTube & Programas de Televisão” na RCM 2015. Ele falou de formas de destacar os programas disponibilizados no YouTube em primeira mão e também de formas de aumentar a audiência de programas vindos de um TV convencional.

Apresentando pesquisas feitas pelo YouTube, não só foi constatada a preferencia em assistir a vídeos online, como o gosto por ver programas em aparelhos mobile, como tablet e celulares.

Yuri Polnar também deu dicas de aproveitamento da audiência na plataforma e como produzir conteúdo complementar, seja para programas vindos da TV, ou para programas do canal. Entre os exemplos estão bastidores das produções e erros de gravação.

No YouTube, a audiência também busca autenticidade, um dos elementos comum entre os canais de maior audiência no YouTube tal fato. Kelly Merryman, VP de parcerias de conteúdo da plataforma falou sobre o Futuro do Entretenimento e comparou a conquista por audiência no ambiente digital, a ganhar a atenção de alguém em uma caminhada por uma povoada cidade indiana.

"Difícil competir com cheiros, barulhos, cores e falta de ordem. É difícil ter sua voz ouvida e encontrar sua audiência," comentou Kelly.

Um dos maiores produtores de conteúdo brasileiro no YouTube, Iberê Thenório, do Canal Manual do Mundo, falou sobre a importância da periodicidade para a construção da audiência. Algo que também é destacado pelo pessoal do Porta dos Fundos, os quais atualmente além do YouTube, estão no canal Fox semananalmente.

Já o Manual do Mundo ganhou um livro e série no canal Cartoon Network. Participaram também do debate Mia Goldwyn, do StyleHaul e Glen Valente, do SBT que tem parceria com o YouTube.

As reações da audiência na plataforma tem influenciado a maneira do conteúdo da televisão chegar ao espectador, tanto que atualmente 100% das pegadinhas do Programa Silvio Santos são pensadas para virar viral.

Há também canais que buscam conteúdo nacional direto do YouTube, como o PlayTV, que atualmente possui em sua programação a dupla de cozinheiros nerds do Miolos Fritos, como destaques da programação.

O YouTube é visto por mais de 1 bilhão de pessoas, mensalmente ao redor do planeta e só no Brasil, são 100 milhões.

Leia+: #RioContentMarket

Texto e fotos: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário