quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Nebraska



'Nebraska' (Nebraska, 2013) é outro filme que está na lista dos indicados ao Oscar desse ano, concorrendo em seis categorias (melhor filme, diretor, ator (Bruce Dern), atriz coadjuvante (June Squibb), roteiro original e fotografia.) Dirigido por Alexander Payne e roteirizado por Bob Nelson e pelo próprio Payne o filme conta a história de Woody ( Bruce Dern) um idoso alcoólatra e que aparenta ter Mal de Alzheimer que ao pensar ter herdado uma fortuna resolve viajar de Montana até Nebraska para pegar o seu prêmio mesmo sob os protestos do filho e da esposa.

O filho mais novo, David (Will Forte) resolve acompanhar o pai já que ele também não tinha nada melhor para fazer e resolve se ausentar alguns dias do trabalho de vendedor para ir na busca do pai, mas não sem antes passar na cidade onde moram a maioria dos seus parentes para uma confraternização familiar que acaba atraindo alguns vizinhos e “amigos” interesseiros que decidem cobrar antigas dívidas agora que Woody “tirou a sorte grande”.

Uma história simples, sobre gente simples de classe média americana que conseguiu dosar bem um tema recorrente no cinema, a velhice mas de forma bem humorada, o diretor Alexander Payne conseguiu equilibrar bem a comédia e o drama mostrando o longa em preto e branco com a bela fotografia de Phedon Papamichael que nos faz lembrar o velho, o antigo assim como simples embora dê para identificar que o road movie se passa nos dias atuais por conta das marcas dos carros e até da camera fotográfica que aparece no filme.

Mas poderia ser em qualquer época já que a vida na cidade onde moram os parentes de Woody parece não ter mudado muito nos últimos anos. Eles continuam com suas vidas pacatas e rotineiras fazendo o que sempre fizeram da última vez que o idoso esteve na cidade e a visita dele é um grande acontecimento, especialmente por conta da possibilidade de ele estar bilionário por conta do suposto prêmio fazendo com que grande parte da cidade fique alvoroçada por isso.Um filme tocante que vai te fazer rir em muitas cenas, chorar em outras mas que vale o ingresso ao cinema.

O filme foi também destaque nos Festivais de Berlim, Cannes, Londres, Veneza, do Rio de 2013 entre outros assim como recebeu indicações ao Globo de Ouro e SAG Awards. 'Nebraska' está sendo distribuido pela Sony Pictures com estreia marcada para o dia 14 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário