quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

As Aventuras de Peabody e Sherman



'As Aventuras de Peabody e Sherman' (Mr Peabody & Sherman, 2014) conta uma história diferente produzida pela animação da Dreamworks. Baseado na Série de TV criada em 1959 chamada Rock & His Friends produzida por Jay Ward na década de 60. Peabody e Sherman tinham seu segmento especial no desenho onde ensinavam história para crianças através de suas aventuras pelo tempo.

Mr Peabody é um cachorro diferente dos outros cães. Isso porque ele não late, deita e rola e vai buscar um graveto como a maioria dos cães mas ele além de falar, ele também é um devorador de livros que fez dele o cachorro mais inteligente da história fazendo com que ele desenvolvesse várias habilidades e com isso se tornasse magnata de negócios, inventor, cientista, ganhador do prêmio Nobel, chef, duas vezes medalista olímpico e gênio. Em suas andanças pela cidade de Nova Iorque, ele acha um bebê abandonado e decide adotar o menino que dá o nome de Sherman, fazendo do mini humano seu “filho” que ele ensina história através de sua máquina do tempo criada por ele mesmo.

Quando Sherman começa o seu primeiro dia na escola, ele tem problemas com uma colega chamada Penny, uma menina gênio que fica irritada por Sherman saber detalhes da história que ela não conhecia e por isso começa a ofendê-lo chamando-o de “cãozinho”. Sherman acaba mordendo a colega o que acaba gerando uma grande confusão que termina em uma reunião entre os pais e a conselheira tutelar da escola que ameaça tirar a guarda de Sherman de Peabody se ela não ficar satisfeita com o jantar onde deverão resolver o assunto das crianças.

Mais eis que Sherman se mete em outra confusão histórica dessa vez quando para provar a Penny que não era mentiroso, acaba levando-a até o Egito antigo. Ele é obrigado a voltar e pedir ajuda ao “pai” que salva as crianças e depois ainda fazem outros passeios pela Renascença, Troia, entre outros lugares na história antes de conseguir voltar para casa e resolver o problema da custódia de Sherman.

Desenvolvida com uma ótima tecnologia em 3D (poucas conseguem ser tão boas nas animações recentes) e com um ótimo roteiro escrito por Craig Wright, produzido por Alex Schwartz e Denise Nolan Cascino e dirigido por Rob Minkoff, a animação vai entreter tanto as crianças quanto os adultos que curtem filmes de sci-fi com viagens no tempo pela história. Para os fãs da série Doctor Who vai ser um prato cheio!

O roteirista Craig Wright conseguiu aprofundar a relação cachorro/humano inverso do que estamos acostumados a ver em outras mídias. Em vez de um humano adotando um cachorro, vemos um cachorro adotando um humano o que deixou a história do longa até mais interessante ao abordar a adoção em um desenho animado de forma tão simples sem deixar de ser divertida, mesmo mostrando todos os seus problemas. O roteirista também aprofundou a relação pai adotivo/filho e por ser adotivo ou não, um pai vai sempre se preocupar com o filho e as vezes até super protegê-lo achando que ele não está pronto para encarar os desafios do mundo.

Outro foco interessante do longa foi o relacionamento de Sherman com Penny que começa com ela provocando ele, quase praticando um “bullying” e depois vai crescendo com uma amizade fora do comum com ela desafiando ele para tentar coisas novas e não ficar sempre na sua zona de conforto e ser um garoto obediente como foi ensinado pelo pai.

O ator Alexandre Borges dubla o cachorro Peabody na versão brasileira do desenho e apesar de ser novato no ramo da dublagem, conseguiu fazer um bom trabalho interpretando o cachorro gênio da animação.

'As Aventuras de Peabody e Sherman' está sendo distribuído pela Fox Filmes e estreia nas salas de cinema no dia 28 de fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário