segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Falando de Cinema: Philomena



Mais um indicado ao Oscar chega aos cinemas essa semana. 'Philomena' (Philomena, 2013) estrelado por Judi Dench e Steve Coogan, dirigido por Stephen Frears e roteirizado pelo próprio Coogan (que também co-produziu o longa) e Jeff Pope baseado no livro “The Lost Child of Philomena Lee” escrito pelo jornalista Martin Sixsmith. O filme está com quatro indicações incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz para Judi Dench, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora e conta a história real de Philomena Lee que foi em busca de seu filho 50 anos depois de ter sido separada dele quando foi obrigada a morar com freiras em um convento após ter sido expulsa de casa quando engravidou.

Na esperança de localizar seu filho hoje já adulto, a irlandesa Philomena contacta o ex-jornalista da BBC Martin Sixsmith que a principio não acha a história muito estimulante até mudar de ideia. Eles vão até a Irlanda onde fica o convento em que Philomena morou com o filho para investigar mais a fundo o paradeiro dele. Coincidentalmente ou não, os papéis referentes a localização do menino (que foi adotado por um casal de americanos) é perdido em um incêndio que aconteceu no convento anos atrás mas o único papel que Philomena assinou desistindo do menino continuava lá e intacto.

Martin e Philomena vão até os Estados Unidos na busca pelo filho da Irlandesa na esperança de encontrá-lo, mostrando uma divertida parceria entre os dois, que passam bastante tempo juntos durante a viagem já que a editora de Martin pede que ele escreva uma matéria a respeito do reencontro entre mãe e filho.

A história é um caso verídico sobre as freiras de um convento católico na Irlanda que vendiam crianças que pertenceram a adolescentes que engravidavam e eram abandonadas por suas famílias. As freiras chegavam a receber mil libras por criança, forçando a separação da mãe e da criança já que as garotas não tinham como se sustentar e eram obrigadas a trabalhar na lavanderia do convento.

Judi Dench está ótima no papel da doce e divertida Philomena que apesar de sua perda não perdeu as esperanças de de reaver o filho perdido. A interação dela com o personagem de Coogan é bem balanceada mostrando a doçura e simpatia dela contra a aspereza e ironia dele. Philomena é um filme tocante sem soar piegas que ao mesmo tempo que emociona também diverte sobre uma mãe que sai em busca de seu filho perdido.

'Philomena' está sendo distribuído pela Paris Filmes e estreou nos cinemas na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário