sábado, 20 de outubro de 2012

Ópera "L'Elisir d'Amore"



A ópera italiana "L'Elisir d'Amore" tem todas as características mais apreciadas pelos povos latinos, drama com uma pitada de comédia. A maravilhosa ópera, que estreiou a temporada do Metropolitan Opera, conta a história da camponesa Adina, a qual é uma mulher decidida e independente, que sempre sabe o que quer. Ela é deseja por dois homens, o caponês, assim como ela, Nemorino e por um militar, Belcore.

Nemorino não tem esperança em conquistar Adina até o 171 que se diz doutor, Dulcamara, chega a cidade com seus seus elixires milagrosos, que tudo fazem e tudo curam. Convencido que o Dulcamara podia ajudá-lo, Nemorino acredita que o doutor 171 tem um verdadeiro Elixir do Amor e que a bebida faria Adina deseja-lo, mais que qualquer outro.

A confusão que a bebida causa é um misto de drama e momentos cômicos, onde Nemorino se mete na maior confusão de toda a sua vida.

Uma das coisas mais intrigantes, é que acontecimentos não previstos por Dulcamara, faz o 171 de carteirinha acabar acreditando que realmente havia vendido um Elixir do Amor para Nemorino, o que gera momento divertidíssimos no decorrer da trama.

"L'Elisir d'Amore" é uma obra magnífica que tem a dose certa de drama e humor, que faz a história ser envolvente e cativantes aos olhos do público.

Toda em italiano (com legenda em português para quem assistiu aqui no Brasil ao vivo), a ópera apresentada no Metropolitan Opera de NY tem um grande elenco, que atua e canta com incrível talento. Os bastidores, mostrados durante o intervalo de um ato para o outro, para quem via em cinema, revela detalhes sobre produção e elenco. Mostrando como funciona todo aquele belo espetáculo. Mesmo que não tenha legenda nessa parte da transmissão e só quem compreende inglês, saberá que o chapéu de Adina tem ligação com a ideia dela ser uma tipo de Amazona; ou que os atores comem mesmo em cena com vontade, pois atrás da galinha assada cenográfica tem uma assada de verdade, deliciosa. Vale ver como o pessoal trabalha, pois algumas coisas dá para sacar, mesmo para quem não é fluente em inglês.

CURIOSIDADE: A ópera é tão popular na Itália que foi produzido um filme inspirado nela, o musical L'Elisir d'Amore de 1991 com a participação de Luciano Pavarotti.


Quem ficou interessado em saber maiores informações dessa e de outras óperas, assim como da temporada 2012/2013, pode acessar o site oficial do Metropolitan Opera e/ou o Twitter oficial, (ambos em inglês):
www.metopera.org
@MetOpera

Para mais informações das trasmissões das óperas, compra de ingressos e programações no UCI, acesse: www.ucicinemas.com.br
www.ucicinemas.com.br/redes+sociais

Saiba+:
ucioperaNY

Nenhum comentário:

Postar um comentário