domingo, 14 de outubro de 2012

Ópera ao vivo nos cinemas UCI

Para quem sempre teve curiosidade em ver um espetáculo do tipo, ou para quem curte a magia do teatro, ou mesmo para quem gosta de uma boa história produzida em foram de musical, a experiência de assistir uma ópera ao vivo no cinema é super recomendada.


A Digital Rio esteve na estreia da temporada do Metropolitan Opera de New York, acompanhando ao vivo, junto com outros espectadores pelo mundo.

A experiência começa assim que entramos no cinema, pois enquanto imagens sobre todas as óperas são divulgadas (em inglês, mas o público pode acompanhar no programa distribuído) na telona de alta definição do cinema UCI, o som já está ao vivo de Nova York, o que dá a sensação de estar junto ao público presente no Metropolitan Opera.

A ópera que estreou a temporada foi a italiana L'Elisir d'Amore, que é toda cantada na língua original, mas devidamente legendada para o público no cinema.

Também há alguns comentários ao vivo, antes da ópera começar e durante o intervalo entre os dois atos. Infelizmente, essa parte não é legendada e só quem entende o inglês vai desfrutar das curiosidades e detalhes dos bastidores. Eu particularmente adorei essa parte, pois gostei de saber um pouco dos bastidores de uma ópera nessa espécie de "show do intervela".

Quanto a L'Elisir d'Amore é uma ópera maravilhosa e uma ótima escolha para a estreia da temporada. Envolvente, leva os espectadores a bela Itália de tempos atrás, onde o drama de três personagens principais é cantado de forma dramática e também divertida. (Em breve post sobre a ópera L'Elisir d'Amore.)

Entre um ato e outro o espectador tem cerca de 10 minutos para deixar a sala de cinema, para então saborear o grand finale. No caso da ópera L'Elisir d'Amore foi impóssivel não se contagiar pela animação da platéia no Metropolitan Opera, a qual aplaudiu de pé e, por isso, entre o público aqui no Rio de Janeiro (New York City Center), teve quem também fez questão de aplaudir. Uma experiência tão incrível, só indo a Nova York.

A próxima ópera é Otello, no dia 27 de outubro. Quem quiser saber quais são as próximas atrações clicar AQUI para ver a lista de óperas da temporada 2012/2013 e as datas.

Texto e Foto: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário