quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Marcados para Morrer



Por ser um filme americano, com foco na polícia de Los Angeles, a primeira ideia é que 'Marcados para Morrer' (End of Watch) seja um filme de ação, mas trata-se de um drama. Um ótimo drama policial que conta a história dos policias Brian Taylor, interpretado por Jake Gyllenhaal, e Mike Zavala, interpretado por Michael Peña.

Jake Gyllenhaal, conhecido tanto por suas participações em ótimos filmes de drama, como 'O Segredo de Brokeback Mountain', assim como o fantástico filmes de ação 'Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo', novamente é brilhante em sua atuação na pele o policial Taylor. Porém é a perfeita sintonia com o ator Michael Peña, que faz seu parceiro, o policial Zavala, que torna o filme um drama tão bom e intenso.

No entanto, David Ayer, que além de dirigir o filme e também escreveu o roteiro, fez questão de utilizar o conteúdo policial da história, para dar um pouco mais de ritmo ao drama; que torna o filme muito mais interessante e emocionante. E não satisfeito, o diretor também inclui vários recursos de camera, além de trabalhar brilhantemente com camera na mão. Uma prática de filmagem difícil e são raras as que ficaram realmente boas.


Outra coisa rara de se ver, especialmente em um filme com o tema policial produzido por americanos, é o toque realista e sem o glamour típico dos filmes do tipo nos Estados Unidos. Em 'Marcados para Morrer' temos uma história que desconstroi toda a magia de L.A., a qual sempre é associada as praias, o frescor marítimo e pessoas do cinema, onde os policiais são sempre perfeitos e só erram quando tem certeza que estão fazendo a coisa certa.

'Marcados para Morrer' mostra um outro lado da Cidade dos Anjos, longe da praia, do calor insuportável e da criminalidade em meio as classes mais baixas. A história nua e crua de uma parte de L.A. não muito conhecida, onde as gangues que mandam e que os policiais precisam lidar com situações extremas, das quais não sabem se voltam inteiros, ou mesmo vivos, para o próximo dia de trabalho.


O filme, curiosamente, lembra mais os nossos 'Tropa de Elite', que os filmes americanos com foco na polícias que acostumamos chegar aos cinema brasileiros e com uma qualidade de história tão boa quanto.

A trama do roteiro de 'Marcados para Morrer' tem foco na dupla de policiais Taylor e Zavala, parceiros, que precisam lidar com colegas de trabalhos chatos, bandidos perigosos e outros nem tanto, federais nervosinhos, drogados e os mais diversos problemas a cada dia; para ao fim de cada exaustivo platão, a base de muito café e energético, voltarem para suas casas e vidas pessoais inteiros. De preferência com um sorriso no rosto para não preocuparem as respectivas companheiras.


O toque realista, vai além da ideia da camera na mão, com uma fotografia mais crua, para introduzir a ideia de filmagem amadora na história por conta de um trabalho que Taylor faz para um curso. O policial passa a filmar sua vida cotidiana junto ao parceiro Zavala, registrando imagens variadas que vão das mais divertidas, as mais chocantes. Suas tristezas e alegrias. Suas glórias combatendo o crime e também besteiras, que colocam os dois policiais na mira de uma gangue barra pesada local.


Um filme que envolve o público pela construção detalhada de cada personagem, mostrando os policias mais humanos, assim como todos que os cercam seja a família e colegas de trabalho, aos próprios marginais da região que patrulham.

A trilha sonora também é muito bem feita, desde a seleção das músicas a introdução de cada som ou mesmo silêncio. Uma edição sonora trabalhada com cuidado, que intensifica todo o drama.


'Marcados para Morrer' é uma ótima pedida para quem gosta de drama e/ou boas histórias policiais. Sua estreia no Brasil foi adiada em uma semana, só estreiando no dia 9 de novembro (e não no dia 2, como foi divulgado anteriormente).

NOTA: Para os cariocas que acompanham o Vivo Open Air RJ 2012, é bom conferir se a exibição do filme mantém a data divulgada, ou se a pré-estreia também será adiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário