quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relação Explosiva



O filme 'Relação Explosiva' começa com um dilema para o espectador. Porque a primeira coisa que percebe-se no roteiro do filme, é a dúvida quanto ao gênero, quando ao fim das contas trata-se de uma mistura bem interessante do gênero ação, típico para o público masculino, com filme de comédia-romântica, típico para o público feminino. E se a mistura curiosa já não tornasse o filme único, ainda tem o fato de ser feito no melhor estilo "caindo na estrada", road movie.


Tudo começa com um casal perfeito, a namorada perfeita com seu namorado perfeito. Annie, interpretada por Kristen Bell, está feliz com sua vida ao lado de Charles, interpretado por Dax Shepard. Verdade que ela não sabe muito de Charles, já que ele está no programa de proteção a testemunha, mas Annie não se importa com o passado e sim com o futuro junto dele. No entanto, ela imagina que seu namorado seja um herói que ajudou a prender um criminoso dos mais perigosos, o qual agora está na prisão sem chance de sair algum dia.


Tudo ia bem entre eles até surgir uma oportunidade única de trabalho, que o namorado perfeito não permite que Annie abandone por ele, já que teria que mudar para Los Angeles.

Annie fica na dúvida e tentada a desistir para ficar com Charles, mas ele insiste em leva-la até L.A. para entrevista. Só que a viagem de carro até a cidade dos anjos, se torna uma viagem dos infernos quando o ex de Annie, Gil, interpretado por Michael Rosenbaum, resolve se envolver.


Gil não esqueceu Annie e coloca na cabeça que vai descobrir quem é o estranho Charles, que mudou-se para sua cidade e do qual ninguém sabe coisa alguma. Para Gil Charles só pode ser um bandido e graças a ajuda do irmão policial local, Terry, interpretado por Jess Rowland, descobre parte do passado do namorado de Annie e resolve "salva-la" de suas garras, mesmo que ela não precise ser salva.


A partir daí temos um filme com muita ação, carros velozes, pancadarias e tiros; ao mesmo tempo que possui situações repletas de humor e sensibilidade, com muitos beijos, típica de comédia-romântica. No entanto, o roteiro está repleto de dilemas e dramas particulares dos personagens, que enriquecem a história de uma forma muito interessante e mostra que dá para acabar com os estereótipos, sem deixar de fazer um bom filme.


O trabalho de roteirista de Dax Shepard, que além de atuar também dirigiu o filme ao lado de David Palmer, mostra que quando se tem uma boa ideia e usa as fórmulas básicas do cinema da forma correta, se pode inovar sem perder o foco da história.


Dax Shepard conseguiu reunir com competência e habilidade, dois gêneros praticamente opostos, mas igualmente marginalizados, com fama de filmes sem conteúdo e fúteis. Que o toque especial do road movie uniu com perfeição, o que gerou situações tensas e também divertidíssimas como a do quarto do motel com número trocado. (Essa só vendo.)

Além de ser uma história com personagens bem construídos e realistas, fugindo dos estereótipos de ambos os gêneros. O herói que não é tão herói, tipo o cara perfeito que está muito longe da perfeição; a mocinha que não larga tudo por amor; o amigo gay que é da polícia...


Ao incluir assustos que são geralmente excluídos ou incluídos com estereótipos em tais gêneros (ação e comédia-romântica), Dax Shepard também se preocupa em trata-los com o respeito e a sensibilidade devida, o que torna o roteiro ainda mais atraente.

Quem curte filmes de ação e/ou comédia-romântica, casais que queiram ver um filme onde há conteúdo interessante tanto para o público feminino quanto o masculino, ou quem curte uma boa história road movie, 'Relação Explosiva' é um filme super recomendado.


O filme estréia sexta-feira, 19 de outubro, nos cinemas do Brasil.

Leia mais sobre 'Relação Explosiva' clicando em: HitAndRun

Nenhum comentário:

Postar um comentário