sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros



Quando Bram Stoker resolveu usar o nome de um príncipe da Valáquia, creio que nunca imaginou o que as futuras gerações de fãs de Drácula e de histórias de vampiro iriam aprontar.

Primeiro tiveram as várias adaptações da história do príncipe em questão, com o conde-vampiro de Stoker associado de alguma forma ao monarca Vlad III, também conhecido por Vlad Tepes (em português Vlad, o Empalador), o qual era filho de Vlad Dracul, e por isso, em sua língua natal, o chamavam de Dracula (Filho de Dracul). Vários filmes de vampiros inspirados no Conde Drácula também foram produzidos e se tornaram um dos tipos mais apreciado pelos fãs do cinema fantástico. Filmes fantásticos, com vampiros, de gênero variados começaram a surgir, primeiro foram os de terror. Depois surgiram os outros gênero como suspense, romance, ação...

Seguindo a linha de ideia vampiresca do escritor irlandês Bram Stoker (incluindo dar um toque de realismo e certa nobreza ao seu vampiro ao associá-lo ao nome de um monarca que existiu), o autor Seth Grahame-Smith faz o mesmo ao seu caçador de vampiros, ao escolher uma outra personalidade história que curiosamente se chamava Abraham, assim como o criador de Drácula (Abraham "Bram" Stoker).

A releitura da vida de Abraham Lincoln, por assim dizer, onde Seth Grahame-Smith preencheu as lacunas com uma história vampiresca da melhor qualidade, só podia virar um filme igualmente fantástico (em ambos os sentidos), até porque o roteiro foi escrito pelo próprio autor, que é escritor e roteirista. Além de ter na direção um expert em filmes de terror (sobrenatural com vampiros) e de ação. Timur Bekmambetov, ao dirigir a adaptação do livro 'Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros', mostra que o cinema fantástico, também tem espaço para incluir conteúdo histórico ao sobrenatural. O resultado foi a produção de um dos mais fantásticos filmes de vampiro que vi atualmente, 'Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros'. (Quem poderia imaginar que a história de um presidente podia ser perfeita para contar uma fantástica história de vampiro... E o que é o Abraham com aquele machado?! Genial! Eu adorei!)

O filme é puro cinema fantástico! Perfeitamente adaptado para o gênero ação, com uma boa dose de terror. A fotografia ficou incrível, mesclando dois dos estilos já conhecidos pelos fãs do diretor, com muitos efeitos digitais. Trilha sonora de primeira, que permitiu a perfeita mesclagem de ação e terror. Destaque para a direção de arte e maquiagem que estão maravilhosas. E se a direção de arte não deu bobeira, claro que o roteirista não ia. Cenas espetaculares foram escritas, mostrando lutas vampirescas incríveis, enquanto uma parte da história dos norte-americanos era contada. Um conteúdo histórico muito rico, onde não só a vida de um dos presidentes dos Estados Unidos foi perfeitamente adaptada a trama com vampiro, como o momento histórico em questão, que inclui a Guerra de Secessão, famosa Guerra Civil Americana entre o norte e o sul.

O ator Benjamin Walker está fantástico na pele de Abraham... Lincoln, assim como Mary Todd foi interpretada magnificamente por Mary Elizabeth Winstead. O trio de amigos de Lincoln no filme Will Johnson (Anthony Mackie), Joshua Speed (Jimmi Simpson) e Henry Sturges (Dominic Cooper), me despertaram a curiosidade em relação a quem é quem na vida do presidente. Além dos três atores estarem ótimos em seus respectivos papéis, assim como os atores Rufus Sewell interpretando Adam e Erin Wasson interpretando Vadoma, eu fiquei realmente curiosa em saber mais sobre a vida do presidente e a história dos norte-americanos, só para descobrir quem realmente fez parte dela e quem é criação da genial e "louca" cabecinha de Seth Grahame-Smith.

Eu conheço um pouco da história da Guerra em questão e de Lincoln, mas ainda assim meu interesse em saber mais foi despertado. Espero que tanto o filme, como o livro, desperte o interesse pela pesquisa em outros, especialmente nos jovens que curte o gênero e vão assistir o filme no cinema. Quem sabe assim outros filmes e livros do tipo sejam feitos.

Eu não li o livro (ainda), mas em relação ao roteiro, a ideia de Lincoln ser um caçador de vampiro ficou tão incrível quanto a ideia de Vlad Tepes realmente ter sido um vampiro. Porém, já que o escritor Seth Grahame-Smith também é o roteirista do filme, creio que deve ter sido muito bem adaptado, até porque ele também é o roteirista que adaptou maravilhosamente o filme 'Dark Shadows', inspirado na série de TV de mesmo nome.

Com um roteiro incrível, produção de Tim Burton e Timur Bekmambetov, o filme só poderia ser um espetáculo visual, o qual reuniu muito bem as duas especialidades do direitor russo, terror e ação. Quem viu os vampirescos filmes russos 'Guardiões da Noite' e 'Guardiões do Dia', e/ou 'O Procurado' verá o toque de mestre de Timur Bekmambetov.

Quem curte esse estilo peculiar de filme, o cinema fantástico, e/ou filmes de ação, com certeza vai curtir 'Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros', além de levar uns bons sustos, graça a soma do talento do diretor com o "terror vampiresco" e a filmagem em 3D.

'Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros' chega aos cinemas brasileiros na próxima semana, no dia 7 de setembro.

Texto Original:
Blog do programa Contos Sobrenaturais de Anny Lucard. Leia outros posts no blog em: LINCOLN

Nenhum comentário:

Postar um comentário