sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Falando de Cinema: 'Bel Ami'



O filme 'Bel Ami' conta a história do jovem Georges Duroy, um ex-soldado que vai para Paris em busca de uma vida melhor.

É no ambiente da Paris do fim do século XIX, que a história inicia. George, que está no fundo do poço, sem dinheiro e morando num pulgueiro, precisa de trabalho com urgência e topa fazer qualquer coisa.

A ajuda vem de um ex-companheiro do exército, Charles Forestier, mais velho e já casado, e sua esposa, Madeleine Forestier.

O jovem começa a trabalhar no jornal parisiense, La Vie Française, graças a Charles, escrevendo artigos.


George, agora jornalista, é apresentado aos homens do dinheiro em Paris por intermédio de Charles, enquanto Madeleine o ajuda com quem relamente manda na cidade, as esposas. Usando de muita lábia, ele seduz a todas que ache que podem ajuda-lo a subir na vida, tornando-se amante de esposas dos homens influentes e com ajuda delas os manipula.


As coisas complicam e George quase coloca tudo a perder. Porém com a doença de Charles tudo muda. Desenganado, Charles é levado por Madeleine, para fora de Paris, para ter o mínimo de conforto em suas horas finais. George decide ficar ao lado dele até o fim e ajudar Madeleine.

Com a morte do amigo, George decide se casar com Madeleine e termina com a amante que havia deixado em Paris, pois o casamento, parecia mais vantagioso que continuar a vida que tinha. E a vida de casado inicia muito bem e leva George de volta a sua escalada em meio a alta sociedade parisiense.


Com o casamente, George obter muitas vantagens e também problemas, pois Madeleine não era o que ele imaginava e a sociedade que julga entender, pode ser mais complicada de se lidar do que ele imaginava.

O filme tem um roteiro dramático carregado, mas com uma dose de sensualidade para quebrar um pouco o clima pesado desse gênero. O foco não é os romances do protagonista propriamente, mas os dramas vividos por ele em uma época conturbada na França. O filme mostra de forma interessante, o retrato de uma Paris em que o poder está no sexo, como e com quem o compartilha, o fará chegar ao topo ou parar no fundo do poço.


Não é uma história de amor, mas tem uma dose de romance na medida para o gênero (drama). Porém os jogos de poder em meio a alta sociedade parisiense é o principal foco da trama, onde homens e mulheres buscavam alcançar seus objetivos através de casamentos por conveniência e amantes influentes. Muita intriga também acentua o drama na história.

Destaque para as armações do personagens principal, que nem sempre saem como ele pensa, o que o torna mais humanizado que personagens com fama de sedurores, como é o caso do 'Dom Juan'. Uma curiosidade 'Bel Ami' é uma expressão francesa, traduzido para o português, significa "Bom Amigo".


O filme é recomendado para quem gosta de drama e roteiros históricos com teor político, não faz o tipo romance açucarado, mas ainda assim creio que fãs do ator Robert Pattinson não devem se decepcionar. Pelo contrário, está muito bem nesse papel, que caiu como um luva para ele.

Dirigido por Declan Donnellan e Nick Ormerod, com o roteiro de Rachel Bennette. Tem no elenco Robert Pattinson no papel principal de Georges Duroy, Uma Thurman no papel de Madeleine Forestier e Philip Glenister no papel de Charles Forestier. Além de Christina Ricci, Kristin Scott Thomas, Holliday Grainger entre outros.


'Bel-Ami' é baseado no livro de mesmo nome do autor francês Guy de Maupassant, onde ele traça um perfil mordaz da sociedade parisiense no fim do século XIX. Uma história vista por muitos como um tanto subversiva, onde o autor usa de ironia para expor a mídia da época. No filme também vemos paralelos modernos, especialmente sobre a manipulação de jornais em situações envolvendo governos invadindo ilegalmente país alheio. Além de conter duras críticas aos que usam sexo e a fama através dele, para chegar ao topo a todo custo.


Um filme com um roteiro de primeira, que deixa aquele gostinho de quero mais e vou ler o livro também. E é uma das estreias nos cinemas desse fim de semana, em cartaz a partir de hoje em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário