terça-feira, 14 de agosto de 2012

A nova literatura jovem brasileira

A autora Ana Cristina Rodrigues, estará no stand da Biblioteca Nacional (M40) no comando de uma programação especial sobre literatura nacional.

Uma programação sobre ‘A nova literatura jovem brasileira’ imperdível, com bate-papos, leitura de histórias e trocar experiências, que contará com a participação de vários autores, editores, blogueiros, ilustradores, pesquisadores...

As sessões começam na sexta-feira, a partir das 10:30h, com 1 hora e meia de duração. É só chegar lá e participar.

PROGRAMAÇÃO DO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

Sexta-feira, dia 17 de agosto de 2012

10:30h
José Roberto Pereira – Letras no Vapor: o movimento steampunk
Nasceu em 1982, na capital de São Paulo. Formado em Letras pela Universidade Mackenzie, atuou como pesquisador pelo SBPC e CNPQ, atualmente é redator e revisor. Teve contos publicados na coletânea Anno Domini – Manuscritos Medievais (2008) e Pacto de Monstros (2009), além do romance O baronato de Shoah (2011).

15h
J.M. Trevisan – RPG, Fantasia e Literatura
É escritor, tradutor e editor. Foi editor-assistente das revistas Dragão Brasil e Dragon Slayer. É co-criador do cenário de RPG Tormenta e dos personagens da HQ Holy Avenger (vencedora do Troféu HQ Mix). Foi também o responsável pelo roteiro de ‘Landau 66’, curta metragem selecionado entre os 10 finalistas do AXN Film Festival 2008. Atualmente é colaborador da revista Rolling Stone Brasil e escreve os episódios de Ledd, história em quadrinhos publicada online.

Sábado, 18 de agosto de 2012

10:30h
Estevão Ribeiro – Quadrinhos para todos
É capixaba, é criador do personagem de quadrinhos Tristão, lançado nacionalmente pela Escala em 2001. Ganhou o 2º lugar do Prêmio Capixaba de Literatura na Categoria Juvenil com Contos Tristes em 2007. Seu 1ª romance, o autobiográfico Enquanto ele estava morto…, foi selecionado pela Lei de Incentivo a Cultura de Vila Velha. Recebeu o Troféu HQMix de Publicação Infanto-Juvenil pelo álbum Pequenos Heróis. Tem dois volumes das tirinhas de ‘Os Passarinhos’ publicadas pela Balão Editorial, o romance de terror A Corrente pela editora Draco e o livro infantil O livro dos gatos pela Llyr. Atualmente, trabalha como jornalista e roteirista e mora em Niterói, RJ.

15h
Marcelo Amaral – Escrevendo para os jovens
Nasceu em 1976 no Rio de Janeiro, onde mora e atua como designer gráfico e ilustrador. Formado em Desenho Industrial pela UFRJ, possui MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM e é pós-graduado em Animação e em Ergodesign de Interfaces pela PUC-Rio. Em 2012 publicou seu primeiro romance, o infanto-juvenil Palladinum – Pesadelo Perpétuo.

Domingo, 19 de agosto de 2012

10:30h
Ana Flávia Abreu – Mistérios, poderes e romance
Cresceu lendo romances nacionais. Imaginava cada detalhe narrado pelo escritor. Se transportava para o mundo fictício em que acontecia cada história e se apaixonava por todas elas. Estudou em colégio militar, onde tomou gosto pela grafia. Se formou em Direito mas o amor pela escrita foi maior. Suas melhores inspirações para escrever vieram durante as madrugadas, quase trocando o dia pela noite. Kôra – O Pressentimento do Dragão é sua estreia no mundo fascinante da literatura, seguido por Kôra e a masmorra de Atro.

15:00
Estevão Ribeiro – Como dar medo no mundo de hoje


Durante a semana também haverá atividades. Hoje (14 de agosto), por exemplo, às 15h, Sérgio Pereira Couto fala de 'A literatura policial hoje e sempre'. O autor é jornalista e escritor, colaborador de revistas e sites. Foi editor e repórter de revistas de ciência como Ciência Criminal e Discovery Magazine, além de editor-assistente de revistas de tecnologia como PC Brasil e Geek!. Tem textos, artigos e colaborações publicadas nas revistas Galileu e Planeta e é autor de 35 livros, com mais de cem mil exemplares vendidos somente no Brasil. (Entre eles: Sociedades Secretas, Investigação Criminal e Renascimento e Help – A Lenda de Um Beatlemaníaco.)

Na quinta-feira (16 de agosto) às 10:30h Ana Cristina Rodrigues terá a palavra e falará dos clássicos seres fantástico da literatura mundial, como vampiros, zumbis, monstros marinhos... No mesmo dia, só que às 15h, Sérgio Pereira Couto fala de 'Informação e diversão: literatura investigativa'.

A Programação Completa veja AQUI.

Fonte:
Blog Talkative Bookworm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário