quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ano 4 do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio


Hoje começou em São Paulo a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 9 a 19 de agosto no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento literário do ano, reune em um único local as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, além de muitos autores independentes divulgando suas obras e buscando espaço no mercado. Venha conhecer as novidades e lançamentos de 2012. Acompanhei o evento pelos blogs e o Twitter Oficial da Digital Rio (@DigitalRioFM), que incentiva à leitura, especialmente a por prazer, com o Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio.

É no maior clima literário que comunicamos, com grande alegria, que começamos com nossas comemorações do Ano 4 do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio. Que iniciou extra-oficialmente com o lançamento da antologia 'Drácula Eternamente' no mês passado.

Os sorteios ocorreram até o fim do ano e contarão com vários títulos, que serão acompanhados de nossos kits especiais com os mais variados brindes, entre marcadores, postais, botons e muito mais.

Alguns dos livros já estão aqui na rádio e outros ainda vão chegar. Entre os títulos confirmados temos livros disponibilizado por autores e editoras parceiras, como também por alguns dos membros da rádio que sempre colaboram com nossas promoções, mas preferem manter o anonimato. Teremos sorteios dos 3 primeiro livros da série literária da autora Claudia Gray, traduzidos por Martha Argel ('Noite Eterna', 'Caçadora de Estrelas' e 'Névoa do Tempo'). Também teremos sorteios de livros de uma de nossas mais novas parceiras, a Editora Ornitorrinco ('Bestiário', '2013 – Ano Um' e 'Estranhas Invenções') e também do livro '3:33 – e outras histórias de suspense', disponibilizado pela parceira Editora Draco. Além desses, temos sorteios confirmados também dos livros: 'Caminhos do Medo - Vol.2' (Sorteio já divulgado. Veja AQUI.), 'Histórias Envenedas - Vol.2', 'Moedas para o Barqueiro - Vol.3', 'Drácula Eternamente' e muito mais.

Sobre o Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio

A rádio Digital Rio busca incentivar à leitura através desse projeto, que iniciou com o Programa Contos Sobrenaturais de Anny Lucard, onde divulga a boa literatura, especialmente nacional, com criação de Iniciativas como a Autores Fora De Série, além de produção de audiobooks, dica de leitura, release, resenhas, divulgação de eventos e bienais/feiras de livros. Também divulgando trabalhos de vários autores e editoras parceiras.

Sobre a Iniciativa Autores Fora de Série

A Digital Rio foi criada por um grupo de pessoas que queria levar conteúdo de qualidade e sem restrições para o rádio. Por isso, desde o início, apoiou totalmente a ideia da levar a literatura para as ondas do rádio. A busca por um diferencial e ao mesmo tempo antenado ao que a maioria dos nossos ouvintes buscavam, fez do nosso trabalho algo prazeroso, mesmo que nem sempre agrade a todos.

De início se achava que o fato de ser uma rádio comunitária, ou seja, que não conta com profissionais pagos na área de locução, seria um problema. Porém a rádio foi felizes com cada novo colaborador, disposto a abraçar a causa e assim surgiu o Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, que hoje, além do programa Contos Sobrenaturais, também conta com o programa Radiola Literária, produzido por nosso parceiro de Belém do Pará, William Gonçalves.

Entre as várias iniciativas, dentro do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, tínhamos o da Radionovela Sobrenatural. Infelizmente, apesar de uma boa ideia e de ter alguns interessados, mostrou-se por fim inviável para a rádio. Porém a essência da ideia não se extinguiu, evoluiu e agora temos o prazer de divulgar a criação dos Autores Fora de Série.

A ideia é praticamente a mesma, divulgar histórias em capítulos, com uma diferença em relação a Radionovela, não serão semanais, mas periódica.

As histórias já estão indo ao ar no Contos Sobrenaturais a algum tempo, mas agora estamos oficializando. Aos Autores Fora de Série damos a chance para construirem sua história no tempo deles e quando a inspiração aparecer. O resultado são contos em série que a cada novo "episódio", há uma evolução de cada personagem e revelações que enriquecem suas histórias.

Atualmente Vivianne Fair, Louise Duarte, Ju Lund, Thato Bordin, Kane Ryu e E.H.Mattos possuem audiocontos seguindo essa fórmula, indo ao ar no Contos Sobrenaturais. Além das novas autoras que se reunirão ao grupo a partir desse mês, Sofia Geboorte e Diana Reis. (Saiba + AQUI.)

Autores e seus contos em série:

Vivianne Fair conta a história da caçadora Jessi e do vampiro Zack, uma caçadora de vampiro muito incopentete e adorável, que ao invés de caçar Zack, acaba apaixonada por ele, resultando em divertidíssima situações envolvendo a caçadora e seu caçado.

Louise Duarte conta as fantásticas aventuras de dois irmãos gêmeos bruxos, Luisa e Lucas, e de um casal nada convencional, a vampira Kate e o lobisomem Ewan, loucos de paixão um pelo outro... Literalmente falando.

Ju Lund iniciou a continuação da história de um misterioso vizinho que é capaz de enlouquecer qualquer um que se aproxime e tente entender "quem é esse cara?". A autora também tem duas outras histórias em série produzidas em audiobook, 'Nascimento de um Anjo' e 'O Livro de Morgana'.

Kane Ryu é um mistério por si, pois trata-se do heterônimo de um escritor que faz parte das próprias histórias, onde vampiros, lobisomens e fantasmas vivem lado a lado em meio a uma sociedade oculta nas sombras da humana. As histórias de 'Segredo da Escuridão' são escritas em parceira com a igualmente misteriosa, E.H.Mattos.

Thato Bordin que conta em sua série 'Anjos Malditos' as desventuras de Julian, um velho vampiro que tenta viver sua imortalidade seguindo algumas regras básicas, para ter uma vida eterna tranquila. Tudo ia relativamente bem, até que Julian resolve quebrar uma de suas regras e acaba metido em um problemão sem tamanho por causa de uma mortal que é pura encrenca.

A iniciativa Autores Fora De Série em breve também contará com uma coleção de audiobooks solos de alguns de seus autores, que terão também disponíveis um pocket book (livro impresso) e eBook, publicação da Editora PerSe.

Facebook do Projeto da Digital Rio:
http://www.facebook.com/pages/Projeto-Literatura-Nas-Ondas-Do-Rádio/229940313734814

Blog Oficial do Programa Contos Sobrenaturais:
http://contossobrenaturaisdigitalrio.blogspot.com.br/

Blog Oficial do Programa Radiola Literária:
http://radiolaliteraria.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário