quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Participe da programação cultural da 22ª Bienal do Livro SP

A festa literária que acontece em São Paulo tem muitos lançamentos, sessões de autógrafos e também autores reunidos para contar suas histórias.

A programação cultural aconteceu em espaço como o da Biblioteca Nacional, stand M40, onde a autora Ana Cristina Rodrigues comanda uma programação especial sobre literatura nacional. No fim de semana o espaço recebe os autores Ana Flávia Abreu, Estevão Ribeiro, Marcelo Amaral, J.M. Trevisan e José Roberto Pereira. (Veja AQUI a programação de sexta, sábado e domingo.)

No Salão de Ideias - Sob o comando de Paulo Markun, o espaço apresentará um panorama do mundo do livro e suas conexões com outros campos da cultura com a atualidade, procurando ilustrar esse cenário com autores e obras, aproximando-os por semelhanças ou dessemelhanças.

No Deu a Louca nos Livros as crianças vão se divertir - o Instituto Pró-Livro (IPL) é o responsável pelo espaço, tratando-se de uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida por ações de fomento à leitura e apoio aos projetos voltados a crianças e jovens. E na edição da Bienal paulista de 2012, o tema proposto foi inventar histórias e possibilitar às crianças o exercício criativo, tornando-as coautoras de um livro imaginário.

O espaço # Você + Quem = ?, dirigido por Zeca Camargo, em parceria com Maria Tereza Arruda Campos levou a bienal a proposta de envolver a juventude em diálogos com a literatura nacional e global, a partir de três formatos: encontro entre leitor e autor, e entre leitor e leitor; paixão radical, com relatos de profissionais de áreas diversas sobre o que fazem de modo apaixonado; e adolescências, com bate-papos sobre os muitos desafios e prazeres desta fase, inclusive o amor. Entre os autores que passaram por lá estavam Martha Argel e Giulia Moon. Trechos do bate-papo encontra-se no blog do Contos Sobrenaturais. (Leia AQUI.)

No Espaço do Professor, da educadora Guiomar Namo de Mello, contribuiu para a formação do professor-leitor, motivando-o a ampliar o uso do livro em sala de aula.

No curioso espaço Cozinhando com Palavras, um espaço gourmet do chef paulistano André Boccato, criou-se uma cozinha experimental, em meio a Bienal, convidando chefs-autores para ministrarem aulas-show interativas. Com direito a debates que mesclam gastronomia e literatura. Uma verdadeira delícia nessa programação (que a Bienal do Livro RJ podia copiar).

No Telas e Palcos, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho reuniu autores de várias áreas, dramaturgos, cineastas, literárias e até compositores, para um bate papo animado sobre a arte de contar histórias.

No espaço Livros & Cia temos um local para negócios, coordenado pelo jornalista A. P. Quartim de Moraes, com programação envolve palestras e debates sobre temas de interesse dos profissionais da área.

No site oficial da Bienal do Livro SP encontra-se a programação cultural completa de todos os espaços. Confira o que acontece no último fim de semana da festa literária paulista de 2012 e participe.

Quem ainda não foi a Bienal do Livro de São Paulo, aproveite o último fim de semana para conferir as novidades do mundo literário e garantir exemplares de seus livros autografados.

As editoras parceiras da Digital Rio e seus livros, presente na bienal paulista:
Giz Editorial, stand M79.
Editora PerSe, stand N44.
Editora Vermelho Marinho / Llyr Editorial, stande O69. E em seu stand encontra-se livros de outras duas parceiras da Digital Rio a Editora Draco e a Editora Tarja.
Editora Oráculo, no stand da Delicatta, stand R78.
Editora MODO, no stand da Delicatta, stand R78.

Indicamos também visitas as editoras:

Record que lançou recentemente a coletânea de contos "Geração Subzero". Uma coletânea de autores muito mais que fantásticos, mas aqueles que buscam incentivar a leitura por prazer. Entre eles estão os parceiros da Digital Rio Luis Eduardo Matta, Martha Argel, Estevão Ribeiro e Ana Cristina Rodrigues. Além de Eric Novello, Luiz Bras, Raphael Draccon, Thalita Rebouças, André Vianco, Helena Gomes, Delfin, Sérgio Pereira Couto entre outros talentos de nossa atual literatura. A editora Record está no stand F60.

All Print, no stand L50, terá o autor Gabriel Arruda Burani autografa os livro de sua série 'Hugo, o Vampiro', amanhã (sexta, 17/08), das 13h às 15h.

Na Delicatta, stand R78, encontram livros de várias editoras, como é o caso da editora Literata. O autor Marcelo Paschoalin também autografando no stand.

No stand O52, Caverna do Dragão, além de Vivianne Fair, autora de 'A Caçadora' e 'O Caçado', a Luciane Rangel autografa sua Saga Guardians. Tanto a nova trilogia de Vivianne Fair, 'O Caçado', como a Saga Guardians de Luciane Rangel são publicações da Editora Lexia.

Veja no mapa da bienal, onde estão todos os stands que indicamos e alguns que vamos visitar durante a cobertura Digital Rio Bienal do Livro SP 2012. (Clicar AQUI para acessar o mapa.)

Nos vemos por lá!

Leia outros posts sobre a Bienal do Livro SP 2012 AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário