quinta-feira, 16 de maio de 2013

Faroeste Caboclo - o filme



O filme 'Faroeste Cabloco' tem seu roteiro inspirado na música da banda de rock Legião Urbana, que mesmo que a letra seja um argumento perfeito para um filme, os roteiristas da produção (Victor Atherino, Marcos Bernstein e José Carvalho) optaram em pegar alguns elementos da música e criar um roteiro a partir deles.


O roteiro do filme é um bom exemplo de tragédia, no melhor estilo shakespeariana, onde o drama do triângulo amoroso entre João (Fabrício Boliveira), Maria Lúcia (Isis Valverde) e Jeremias (Felipe Abib) é o foco da história.

No filme a história de João de Santo Cristo é alterada para incluir um passado para Maria Lúcia e Jeremias, o que funciona bem no roteiro, amarrando a história dos 3 marcantes personagens da música. Porém referências a outras figuras de Faroeste Cabloco estão presentes, assim como uma homenagem a Renato Russo e a juventude rebelde de uma época.


Os atores que protagonizam a história estão muito bem em seus respectivos papéis, envolvendo o espectador que mesmo que tenha ouvido a música e saiba qual o desfecho, acompanha atento o desenrolar da trama até o fim da história. Destacando o coadjuvante, César Troncoso, que interpreta Pablo.

Além de um roteiro bem escrito, ótima atuação dos atores com direção de René Sampaio, destaque para a direção de arte, que reproduziu bem a época em que a música se passa. Uma época onde a Ditadura no Brasil ainda existia e os jovens roqueiros de Brasília protestavam com suas músicas e atitudes de rebeldia contra o sistema.


O filme é uma tragédia tipica, com toda a carga dramática que se encontra em textos do autor mais famoso do gênero, William Shakespeare, mas ainda uma história 100% brasileira que mostra o quanto o cinema nacional pode ousar; mesclando estilo e recriando gêneros para incluir um toque do nosso jeito de fazer cinema.

Uma ótima pedida para quem curte uma boa tragédia shakespeariana como roteiros com crítica social bem ao estilo brasileiro. Além de conter uma dose de romance dos mais quentes. Recomendado para maiores de 16 anos.


'Faroeste Cabloco' tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para o dia 30 de maio. E para quem quiser conferir o que entrou no roteiro e o que ficou de fora, após o filme, nos créditos finais, a música Faroeste Caboclo é tocada na integra. Para quem não conhece a música ou só a ouviu em rádio, uma curiosidade, houve uma versão na época que foi editada pela censura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário