sexta-feira, 17 de maio de 2013

TV Sem Preconceito

Friends

Imagine uma bela história de amor. Duas pessoas que se amam e vão enfrentar as dificuldades da vida para ficarem juntas. Lindo, certo? E quantas histórias já não vimos com o foco no casalzinho? Quantas vezes já não nos envolvemos nos dramas de relacionamentos ficcionais, que nos emocionaram ao ponto de torcemos para o casal ficar junto no fim? Não importa se a história é de um livro, um filme ou de um programa de TV, a maioria das pessoas adoram uma boa história, em especial, quando tem um amor bem complicado.

Brothers e Sisters
E se o casal em questão for de dois homens ou duas mulheres, tem diferença? Se a história é bem contada e quem a vê tem uma mente aberta e sem preconceito, é claro que não fará qualquer diferença.

Só que enquanto no Brasil, há canais que ficam falando sobre o "brasileiro não está preparado para lidar com histórias com foco em relacionamentos com personagens do mesmo sexo", no estrangeiro inúmeras séries de TV ganham cada vez maior audiência, ao mostrarem belas histórias de amor, onde a opção sexual não é discriminada.

O resultado disso, é que a introdução de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo em séries de TV de gêneros variados, com toda certeza está ajudando a diminuir o preconceito nos países em que são exibidas. Já no Brasil... Ganhamos recentemente o vergonhoso primeiro lugar em violência gerada por homofobia. Acho que não preciso comentar o que a alienação das TVs brasileiras estão causando aos brasileiros, preciso?

Glee
Por isso, no Dia Internacional Contra a Homofobia, vai algumas dicas de ótimos seriados, de gêneros variados, com belas histórias de amor com foco nos fãs de histórias Queer, como são conhecidas por aqui. E estamos falando de público em geral, pois boas histórias podem ser vistas por pessoas com opções sexuais das mais variadas.

Começamos com alguns dramas, já que somos um pais que adora um melodrama por conta da tradição em novela.

Na série 'Brothers e Sisters' Kevin e Scotty formam um belo casal. Kevin é advogado, bem sucedido, mas com uma famílias cheia de problemas. Kevin, que não esconde sua preferência sexual, mas passa por grandes dificuldades até conseguir ficar ao lado de seu amado Scotty. Há um amadurecimento do personagem no decorrer da história. Destaque para a forma que os roteiros foram escritos, tratando o tema de forma bem natural, mesmo sendo um assunto série e ainda delicado para muita gente.

Queer As Folk
O que leva ao drama médico 'Grey's Anatomy' que conta a história da médica Meredith e da equipe do hospital onde faz residência. A série mostra os relacionamentos dela e dos companheiros de trabalho. Entre eles, se destaca as personagens Arizona e Callie, que depois de altos e baixo assumem o relacionamento e a maternidade da pequena Sofia.

Do drama para a comédia, na série 'Friends', que teve 10 anos de sucesso absoluto, a história começa quando Ross descobre que a esposa o largou por outra mulher e que para piorar o animo do estudioso de dinossauros, estava grávida de seu filho. No decorrer da série, que mesmo com foco em Ross, em sua irmã Mônica e nos 4 melhores amigos da dupla de irmãos, Joey, Chandler, Phoebe e Rachel; ainda conseguiu mostra que o filho de Ross, Ben, podia crescer feliz e saudável, aos cuidados da mãe e de sua companheira. Com um pai presente como Ross que foi aprendendo a lidar com a situação e assim vencendo os próprios preconceitos.

True Love
A divertida série adolescente e musical, 'Glee' (que para quem ainda não sabe terá uma super convenção - Gleek - ano que vem no Brasil, com a presença da alguns dos atores), também soube usar o humor para contar a história de dois casais em especial. Brittany e Santana duas amigas que acabam se envolvendo ao descobrirem que sente mais que amizade uma pela outra. Os novos sentimento as fazem repensarem a vida e também as encorajam a se assumirem como um casal.

Já Kurt, o primeiro do time de Glee a se assumir, tem um relacionamento conturbado com Blaine, que é um enigma para muito dos fãs da série. Já Kurt, desde o começo da série, rouba a cena e as atenções dos fãs, especialmente com suas confusões enquanto vai se descobrindo e evoluindo no decorrer da história.

Lost Girl
Das comédias para o mundo do sobrenatural, temos duas séries que se destacaram por casais mais que complicados, mas que deram o que falar entre os fãs.

Na série canadense 'Lost Girl', a protagonista da história, a succubus Bo, se envolve com Lauren, formando um conturbado triângulo amoroso ao lado de Dyson.

Já na série britânica 'Torchwood' o "muito flexível" Capitão Jack Harkness, querido personagem de 'Doctor Who' rouba as atenções por não ter preconceito algum no que diz respeito a relacionamento.

Um homem evoluído mentalmente, nascido no século 51, que é amado por onde passa, na mesma proporção que arruma confusão. Fãs de ambas as séries são loucos apaixonados por Jack e seu jeitinho de ser, o qual é famoso por flertar até no fim do universo, seja com mulher, homem ou alien.

Grey's Anatomy
Entre os relacionamentos marcantes de Jack está Ianto Jones, um dos seus subordinados em Torchwood, o qual envolve o Capitão aos pouco, entrando na vida de Jack e ganhando seu coração. Um dos casais mais complicados e fofos, que até hoje ainda soma fãs pelo mundo.

Por falar no Reino Unido e 'Torchwood', o mesmo criador da série, Russell T. Davies, anos antes, no final do século 20 literalmente, criou a série 'Queer as Folk'. Como o nome já diz, o foco são os relacionamento entre casais do mesmo sexo. Além de mostrar os relacionamentos com família, amigos e colegas de trabalho. Mostrando a vida como ela é do ponto de vista dos que são julgados e discriminados, quando no fim das contas todos fazem as mesmas coisas, sejam certas ou erradas, aprendendo com o tempo e experiências de vida acumuladas.

O sucesso da série britânica foi tanto que ela ganhou uma remake, que fez a história deixar o Reino Unido e ir para as Américas, onde os personagens ganharam novos nomes, mas continuaram com os mesmos dramas, como no caso do casal mais querido da turma, Brian e Justin.

Torchwood
Brian um homem experiente, trabalhador, publicitário de sucesso e muito competente, mas que se comporta como um adolescente quando o assunto é relacionamento. Ele tem sua vida agitada, quando Justin cruza seu caminho. Um jovem querendo descobrir quem é e qual seu lugar, que envolve Brian com seu jeito moleque de ser, mas o qual muitas vezes mostra ter mais maturidade que o publicitário.

Concluindo as dicas (que são apenas algumas, mas que mostram o quanto não há nada de diferente em relacionamentos, independente das opções sexuais dos envolvidos), temos uma minissérie britânica, 'True Love', onde a bela história de amor entre Karen e Holly envolve o espectador, ao mostrar o romance entre uma professora e sua aluna, o qual quebra preconceitos.

No fim das contas não importa a origem de uma história de amor, bem contada, ela irá envolver o espectador. Seja do tipo mencionadas aqui entre as séries de TV. Seja em livros, como 'Micaela e Maire' da autora brasileira Luciane Rangel (@lucyrangel) da série literária 'Guardians'. Ou em filmes como o live action 'Death Note', que assim como o mangá e anime no qual o roteiro foi inspirado, deixa implícito uma atração entre Raito e L.

Texto: Anny Lucard

Nenhum comentário:

Postar um comentário