quinta-feira, 23 de maio de 2013

Exposição "Usina"


Novo espaço cultural da Aliança Francesa no Rio, Galeria Alliance Verte, foi aberto ontem (dia 22 de maio) com a exposição "Usina", de fotografias de Clarissa Pivetta que retrata o intercâmbio cultural franco-brasileiro. O projeto é assinado por artistas urbanos e suas intervenções artísticas estão dentro da central elétrica EDF Norte Fluminense de Macaé.


A Aliança Francesa abre seu novo espaço cultural no Rio de Janeiro com esse projeto que simboliza a programação cultural da Aliança Francesa que se dedica desde 2009 às culturas urbanas. Esse projeto parte da iniciativa da Aliança francesa com o apoio da EDF Norte Fluminense. “Usina” é o registro fotográfico de Clarissa Pivetta sobre um intercambio cultural franco-brasileiro com artistas urbanos e suas intervenções artísticas dentro da central elétrica EDF Norte Fluminense de Macaé.

A EDF Norte Fluminense apoiou, desde o inicio, esse projeto representativo da expressão artística urbana no Brasil e na França. O intercâmbio artístico-cultural aconteceu entre os artistas franceses Lazoo, Shaka, Speedy Graphito e RCF1 e os brasileiros Alexandre Orion, Bruno Big, Marcelo Ment e Márcio Piá. O resultado poderá ser visto nessa exposição da fotógrafa Clarissa Pivetta, que passou os últimos três anos registrando a transformação do espaço industrial de uma usina termelétrica em uma galeria de arte a céu aberto.

As criações propostas pelos artistas foram submetidas aos funcionários da fábrica, objeto de discussões coletivas por operários e engenheiros. “Há muito tempo estamos convencidos de que há uma coerência e uma complementaridade em conectar o mundo econômico ao mundo cultural. Mas esse encontro, para funcionar, deve ser equilibrado e levar em conta a realidade, as necessidades e as obrigações de cada um: é preciso fazer junto”, comenta o Diretor Geral da Aliança Francesa no Brasil, Yann Lorvo. E completa: “retratos ou afrescos, todas essas composições apresentam a característica de se integrar na atividade industrial. Há, entre outras coisas, referências à história em quadrinhos, à ficção científica ou às composições de pintores muralistas. Cada um fará sua própria leitura, descobrirá uma mensagem ou terá apenas o prazer de olhar”.

Além da exposição de fotos, também será lançado o catálogo "Usina" com registros visuais das intervenções, a ser distribuído na inauguração do evento. O projeto também resultou em um vídeo documentário contendo imagens e depoimentos dos artistas e funcionários da usina, produzido pela produtora carioca Arissas Multimídia, em parceria com a Aliança Francesa.

Exibida pela primeira vez durante o Paris Hip Hop Festival, em julho de 2012, a exposição fica em cartaz no Rio de Janeiro até o dia 2 de agosto. O documentário sobre o projeto pode ser visualizado no link https://vimeo.com/49454531. Entre os muros da usina. Como parte do programa de estímulo à arte urbana, iniciativa da Aliança Francesa, em 2009, a EDF Norte Fluminense vem apoiando, desde então, o intercâmbio entre artistas franceses e brasileiros em períodos de residência entre os dois países. Em 2010, a Aliança encontrou na usina um cenário inusitado, porém de grandes possibilidades para a prática do grafite.

CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:



Os artistas

Alexandre Orion: apresenta uma obra que utiliza elementos pictóricos pensados e produzidos para provocar situações a serem fotografadas, elementos que só existem para integrar esta intervenção no espaço urbano. Concebidas para ameaçar com sua carga de ficção e com suas falhas representacionais a credibilidade que a fotografia, em geral, sugere.

Bruno Big: Bruno Carneiro Mosciaro nasceu no Rio de Janeiro, em 1980. Realizou sua primeira exposição individual chamada “Gravado Experimental”. Participou do DIFUSOR, encontro internacional de estêncil, como único expositor brasileiro. Customizou para Eastpack e Farm, desenvolveu eventos e vídeos em conjunto com a Nike e teve seu trabalho de street art exposto no clipe da banda “O Rappa” (“Monstro invisível”).

Lazoo: Nasceu em Paris, em 1969. Tem especial interesse pela pintura e uma aproximação com as histórias em quadrinhos. Realizou trabalhos para a Moleskine e para o Museu Groeninge, na Bélgica. Em 2009, também expôs no “Grand Palais” por ocasião do "TAG”, e também na Galeria de La Chapelle, Festival OFF D'Avignon e na GoGalery de Amsterdã.

Marcelo Ment: Carioca, Marcelo Vaz Coelho é um dos fundadores do grupo de grafite “Nação”, com reconhecimento e trabalhos feitos no exterior, em países como Holanda, Espanha, França e Alemanha. Traz em sua arte um background cultural, idealista e sócio político.

Marcio Piá: O artista faz parte do coletivo carioca Flesh Beck Crew, criado em parceria com amigos do curso de Desenho Industrial. Além de criar personagens que são considerados ícones da arte de rua carioca, Piá também é um responsáveis pelo desenvolvimento de uma linha de roupas com a assinatura Fleshbeck.

RCF1: Da periferia operária de Paris, nasceu em 1968. Ele se inspira nas culturas de transgressão e em influências de seu tempo, como o punk-rock e o hip-hop, assim como em histórias em quadrinhos.

SHAKA: Artista do subúrbio de Paris, SHAKA desenhava e pintava desde pequeno. Produziu suas primeiras pinturas em cores nas paredes da faculdade sob o pseudônimo de "Buster". Em 1998, adotou o pseudônimo de Shaka. Participou da criação dos coletivos "DKP" e “PPA” (“pequenas pinturas entre amigos”).

Speedy Graphito: Olivier Rizzo, mais conhecido como Speedy Graphito, é francês e nasceu em 1961. Sua grande marca são pequenos diabinhos vermelhos (presentes até em cartões postais). Sua obra tem grande influência da iconografia pop (especialmente da Disney).

Exposição fotográfica “Usina”
Inauguração : Quarta-feira, 22 de maio de 2013, às 19h
Local: Galeria Alliance Verte (Rua Muniz Barreto, 746 - Botafogo)
Período: De 22 de maio a 2 de agosto de 2013
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira: das 10h às 20h; sábados: das 9h às 13h.
Visitação gratuita

Fotógrafa: Clarissa Pivetta
Artistas: Alexandre Orion, Bruno Big, Marcelo Ment e Márcio Piá (BRA) - Lazoo, Shaka, Speedy Graphito e RCF1 (FRA)
Realização : Aliança Francesa Rio de Janeiro e UTE Norte Fluminense
Apoio : Embaixada da França, Institut Français e Air France

Nenhum comentário:

Postar um comentário