sábado, 11 de maio de 2013

Psíquico está concorrendo nos principais prêmios literários brasileiros

O mês de abril foi movimentado para a nova literatura brasileira, o livro Psíquico –Muito além da justiça do homens do autor Edson Gomes da Editora Dracaena, está concorrendo a dois grandes prêmios literários na categoria romance, são eles: Prêmio Portugal Telecom de Literatura e o 55º Prêmio Jabuti.

Psíquico estará junto com outras obras vindas de várias regiões do país. Com essas participações, a literatura fantástica brasileira estará dando um passo importantíssimo para o seu reconhecimento cultural.

Os resultados finais, depois de passar por algumas fases classificatórias, serão revelados no segundo semestre de 2013.


Prêmio Jabuti

A história do Prêmio Jabuti começa por volta de 1957, em um período repleto de desafios para o mercado editorial, com recursos escassos e baixa articulação do segmento. Apesar das adversidades, não faltava entusiasmo dos dirigentes da Câmara Brasileira do Livro naquela época.

As discussões foram comandadas pelo então presidente da entidade, Edgar Carvalho e pelo secretário Mário da Silva Brito –dois intelectuais e estudiosos da literatura brasileira – além de outros membros da diretoria do biênio 1955-1957 interessados em premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.

Mas, por que um jabuti para nomear um prêmio do livro? A resposta tem explicação no ambiente cultural e político da época, influenciado, sobretudo, pelo modernismo e nacionalismo, pela valorização da cultura popular brasileira, nas raízes indígenas e africanas, nas suas figuras míticas, símbolos seculares carregadas de sabedoria e experiência de vida e legados de uma geração à outra. Sílvio Romero, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo, entre o final do século XIX e o início do século XX, foram os pioneiros na pesquisa, no estudo e na divulgação dessa rica cultura popular.

www.premiojabuti.com.br


Prêmio Portugal Telecom de Literatura

O Prêmio Portugal Telecom é realizado em três etapas, marcadas pela transparência de critérios. Para a realização das etapas, a consultaria literária da Portugal Telecom indica uma Curadoria composta por quatro profissionais da área literária. As indicações são validadas pela Comissão Diretiva do Prêmio.

Todos os livros inscritos concorrem em igualdade de condições, independente de seus autores serem estreantes ou nomes já consagrados. A divisão em categorias –Poesia, Romance e Conto/Crônica –avaliadas separadamente ressalta a valorização de cada gênero, em suas singularidades.

Com tais procedimentos, e apoiados na excelência e na diversidade do corpo de jurados, chegando a um conjunto de finalistas efetivamente representativo do melhor da atual literatura em língua portuguesa.

www.premioportugaltelecom.com.br

Site do livro Psíquico: http://edprod.wix.com/psquico

Fonte: Por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário