domingo, 27 de outubro de 2013

Falando de Cinema: Serra Pelada



Até que ponto o dinheiro e a ganância pode falar mais alto que a amizade? É esse o tema abordado no novo filme de Heitor Dhalia que narra a maior corrida do ouro conhecida na história brasileira que aconteceu na década de 80 em Serra Pelada. Quando dois amigos vão até Serra Pelada em busca de sonhos e obviamente do ouro que poderia proporcionar a eles uma vida melhor, suas vidas começam a mudar.

Quando se fala em Serra Pelada, as pessoas que eram nascidas na época sejam adultos ou muito crianças certamente se lembram das matérias do Jornal Nacional sobre o evento. Outras, especialmente as crianças da época devem lembrar do filme estrelado pelos Trapalhões. O fato é que homens de todo o país migraram para o sul do Pará em busca do ouro que começou a aparecer por lá quando os primeiros homens descobriram na região. Serra Pelada foi a maior concentração de Trabalho de Manual desde as pirâmides do Egito exceto que os garimpeiros construiram ela invertida.


No filme estrelado por Juliano Cazarré, Julio Andrade, Sophie Charlotte, Wagner Moura (que também é produtor do filme) e Matheus Nachtergaele, conhecemos os melhores amigos Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Julio Andrade) que vem de São Paulo para Serra Pelada em busca do ouro do local para melhorarem de vida. Enquanto que Joaquim é mais ingênuo e bom caráter da dupla, pensando em um futuro melhor para a mulher grávida que deixou em São Paulo, a transformação de Juliano é mais drástica e até violenta pois não muda somente seu estilo de vida como seu caráter também pois ele decide se adequar as regras do local para poder vencer no lugar e ficar rico ele realmente acha que merece se tornando um dos chefões do local nem que isso signifique trair a confiança do melhor amigo.

O roteiro de Heitor Dhalia e Vera Egito foi criado através de entrevistas com vários moradores da região ao que cada um dava sua versão de como foi a corrida do ouro. Diante disso, os roteiristas resolveram imaginar de como tudo aconteceu com a ajuda de muita documentação e reportagens da época que serviram de embasamento para a pesquisa da produção.


Sophie Charlotte interpreta Tereza, uma prostituta da região que está comprometida com o Coronel Carvalho (Matheus Nachtergaele) um dos manda chuvas do local. Ela acaba se envolvendo com Juliano que se apaixona a primeira vista pela “onça” no momento que a conhece em um bar que ficava a 30 km de Serra Pelada. O relacionamento deles a principio avassalador se torna algo sufocante a medida que Juliano vai conseguindo mais poder no garimpo. E isso que vai mudando a vida dele e seus relacionamentos não só com Joaquim mas também com Tereza que começa a temer o amante também.

Wagner Moura que apesar de ter um papel de destaque tem poucas cenas em comparação aos outros personagens, mesmo porque ele é um dos produtores do longa e por imcompatibilidade em sua agenda onde inicialmente seria um dos protagonistas teve que trocar de personagem, com certeza rouba a cena do filme com seu personagem Lindo Rico. Foi ideia de Wagner a caracterização do personagem e a escolha do personagem ser meio calvo. Seu personagem por ser um bandido sarcástico, de fala mansa mas ao mesmo tempo ardiloso, perverso e violento. E não pensa duas vezes ao usar todas as armas disponíveis para conseguir o que deseja. E ele usa isso como pólvora para mexer com a amizade de Joaquim e Juliano.


A fotografia de Lito Mendes da Rocha é outro ponto positivo do filme que tem uma estética apurada assim como a linguagem do filme que pela primeira vez mostra ser cinematográfica fugindo um pouco dos telefilmes exibidos ultimamente.

'Serra Pelada' estreou em circuito nacional no dia 17 de outubro e está em cartaz em todo o Brasil, distribuído pela Warner Bros Pictures.

Nenhum comentário:

Postar um comentário