quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Uma Noite de Crime (The Purge)



O filme 'Uma Noite de Crime', que em seu original chama-se 'The Purge' (que traduzindo para o português seria algo como "A Expurgação"), não é um mero thriller, carregado no terror como tantos outros, mas uma brutal crítica social ao "American Way" (o "Estilo Americano").

No filme, que se passa num futuro caótico, não muito distante, os Estados Unidos, para diminuir a violência crescente no país, cria uma data onde os americanos teriam uma noite para expurgar suas tendências violetas e assim os outros 364 dias do ano, poderiam ser vividos em paz.

Nessa noite, aprovada por lei pelo governo, das 7 horas da noite até às 7 da manhã do dia seguinte, ou seja, por 12 horas, todos os americanos poderiam fazer o que quiser.


O roteiro do filme de James DeMonaco, que é o diretor e o roteirista, pega a liberdade tão prezada pelos americanos, garantida pela Primeira Emenda, e a leva para um nível extremo. A história de 'Uma Noite de Crime' torna a liberdade de expressão americana na data em questão, uma arma perigosa.

Indo além da liberdade verbal, a proposta da dita "noite de crimes" é que todos os americanos que desejassem cometer algum crime, teriam permissão do governo e não seriam punidos pelos seus atos. Qualquer crime estava isento de punição, fosse agressão física, como bater em alguém, até cometer um homicídio. Desde que ninguém ligado ao governo ou as forças de segurança fossem lesados.

Em uma clara crítica a violência nos Estados Unidos e em especial as desculpas para tais atos, o diretor apostou em cenas carregadas de suspense e terror. No filme a dita liberdade americana é retratada de uma forma nunca vista, onde as pessoas se sente livres para fazer o que desejam, mas não respeitam o direito do vizinho de não querer se envolver. Colocando em xeque a velha história de até onde vai a liberdade de cada um e se é certo obrigar alguém a seguir o que um grupo acha correto, por mais absurda que seja, inclusive matar em nome de uma lei.


O filme incomoda, faz pensar, e os personagens principais que formam a família Sandin é um exemplo do quanto é difícil se manter seguro, quando sua opinião é diferente da maioria. Mesmo que sua opinião não cause mal a ninguém.

Interpretado por Ethan Hawke, o personagem de James Sandin é um americano típico, trabalhador e pai de família, o qual decide que não quer se envolver na "noite de crimes". Por isso ele cria um sofisticado sistema de segurança, não só para sua casa, mas para as casas de todos que desejassem ficar em paz e segurança durante as fatídicas 12 horas. Para terminarem a noite vivos e continuar suas vidas sem sangue nas mãos.

O problema é que não são só os criminosos que aproveitam a noite para cometer crimes e saírem impunes, a noite desperta o pior das pessoas e não se pode confiar em ninguém.


'Uma Noite de Crime' estreia amanhã nos cinemas brasileiros. Como o tema do filme é complexo, pois além de violento, o roteiro tem críticas políticas e sociais em suas entrelinhas, as quais podem confundir os mais jovens, não o recomendo para menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário