quinta-feira, 24 de outubro de 2013

I Mostra de Animação Francesa no Rio de Janeiro

APENAS COM TÍTULOS INÉDITOS, MOSTRA REÚNE 15 LONGAS-METRAGENS COM FOCO NO TRABALHO DOS RENOMADOS JEAN-FRANÇOIS LAGUIONIE, JACQUES-RÉMY GIRERD E MICHEL OCELOT, ALÉM DE CURTAS-METRAGENS RECENTES E PREMIADOS

Fundador do estúdio La Fabrique, Jean-François Laguionie venceu a Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem no Festival de Cannes com “A Travessia do Atlântico em um Barco à Remo” (“La Traversée de l'Atlantique à la rame”), em 1979; o diretor Jacques-Rémy Girerd fundou o não menos importante estúdio Folimage; já Michel Ocelot, além de ter sido presidente da International Animated Film Association, já foi premiado com César (“A Lenda do Pobre Corcunda”/ “La Légende du pauvre bossu”, 1982) e Bafta (“Os Três Inventores”/”Les Trois inventeurs”, 1980).

Juntem-se a eles a nova – e talentosa – geração de nomes como Bastien Dubois (“Madagascar, Caderno De Viagem”/ “Madagascar, Carnet de Voyage”, indicado ao Oscar 2011 na categoria Melhor Curta de Animação), Serge Avedikian (vencedor da Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem em Cannes 2010 com “História de Cão”/ “Chienne d'histoire”) e temos a I Mostra de Animação Francesa. Uma parceria entre a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o e Institut Français, a mostra, gratuita, vai ocupar o auditório da Aliança Francesa de Botafogo, a partir de amanhã (dias 25) e também nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro.

“Além de se tratarem de artistas reconhecidos internacionalmente, é uma programação diversificada, unindo tradicionais animadores franceses e novos diretores para essa mostra que acontece justamente em outubro, mês das crianças”, explica Jean-Paul Lefevre, Delegado Geral da Aliança Francesa no Brasil. “Mas, claro, são filmes para todas as idades”, completa.

Reunindo filmes de variados formatos, a mostra será aberta no dia 25 com a exibição do longa-metragem “Aprovado Para Adoção”/ “Couleur de Peau: Miel” (Bélgica / França, 2012), de Jung e Laurent Boileau, Prêmio do Público no tradicional Festival de Animação de Annecy 2012. Outro destaque é o filme “O Quadro”/ “Le Tableau” (Bélgica / França / Suíça, 2011), último longa dirigido por Jean-François Laguionie até hoje, e que mistura animação e live action.

Maiores informações e programação completa acesse o site Cine France e leia sobre a I Mostra de Animação Francesa.

Site: www.cinefrance.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário