sábado, 17 de agosto de 2013

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos



O filme 'Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos' é baseado no primeiro livro da série literária 'Os Instrumentos Mortais' da autora Cassandra Clare e inicia uma franquia cinematográfica que promete abalar os cinemas.


A história de 'Cidade dos Ossos' tem foco no público jovem adulto, mas o filme tem elementos que pode despertar o interesse de adultos que curtem cinema fantástico também; já que segue a linha de uma outra franquia "mágica", da qual a autora de 'Os Instrumentos Mortais' já declarou ser fã.

No entanto, a trama de Cassandra Clare se passa do outro lado do Atlântico, em New York, e conta a conturbada história da adolescente de Clary (Lily Collins), que começa a ver coisas que aparentemente ninguém enxerga.

Se não fosse problema suficiente, ela presencia um crime, dentro de uma boate lotada que só ela viu, deixando o amigo Simon (Robert Sheehan) preocupado com a sanidade da amiga.


Como um bom filme do cinema fantástico de ação, o que não falta são efeitos digitais e cenas de ação elaboradas. Além da direção de arte cuidadosamente trabalhada, desde o figurino dos personagens fantásticos até a maquiagem.

O roteiro também se destaca por momentos divertidos, com comentários durante algumas cenas que quebram a tensão e em alguns dos casos causa risadas.

O roteiro foi escrito de forma que a história pareça interessante mesmo para quem não leu o livro, mas que gosta do gênero. Tornando a jornada de Clary, que busca descobrir o que acontece com ela, com ajuda de Jace (Jamie Campbell Bower), um Caçador de Sombras, intrigante e divertida.


O relacionamento de Clary e Jace não agrada os irmãos e Caçadores de Sombras Alec (Kevin Zegers) e Isabelle (Jemima West), que acham que o amigo está sendo imprudente ao revelar o fantástico mundo deles a garota. Onde lugares e seres sobrenaturais existem, sem que os humanos saibam de sua presença, a não ser que seja um bruxo.

Bruxos como Magnus, interpretado pelo jovem ator Godfrey Gao, o qual rouba a atenção nas cenas em que aparece. Misterioso, decidido e poderoso, o personagem se destaca mesmo sem ser um dos principais no filme.


Os Caçadores de Sombras são guerreiros, meio humanos, meio anjos, cuja a missão é proteger o mundo dos demônios e também de outros seres igualmente sobrenaturais, como vampiros e lobisomens descontrolados, entre outros. E mesmo que Alec e Isabelle não aprovem as decisões que Jace toma ao ir atrás de Clary, ela faz parte do mundo que eles juraram proteger e por isso acabam ficando do lado do amigo caçador.


'Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos' terá lançamento mundial no dia 21 de agosto, próxima quarta-feira, em vários países do mundo, inclusive no Brasil.

Um comentário: