sábado, 24 de agosto de 2013

Antes do grito de independência da literatura brasileira na Bienal RJ, há eventos na Fnac do Barrashopping

No dia dia 29/08 acontece na Fnac do Barrashopping, na Barra (clicar AQUI para informações de como chegar), à partir das 19:30h um dos eventos literários com autores que estão indicados ao Codex de Ouro. Eventos que acontecem na Fnac de 26/08 a 29/08.

Entre os autores, está Simone O. Marques de 'Agridoce', que vem ao Rio especialmente para o evento e ficará para autografar na Bienal do Livro RJ 2013, no primeiro fim de semana.

Simone O. Marques confirmou que estará no estande da editora MODO (Pavilhão Verde, Rua P14), numa sessão de autógrafos de seu livro 'Paganus', dia 01/09, às 16h.

Além da autora Simone O. Marques na bienal carioca, vários autores nacionais estarão presentes. Por isso no dia 7 de setembro acontece um evento especial.


A autora Janaína Rico, junto com outros autores e blogueiros, está organizando um manifesto durante a Bienal. Será dia 7 de setembro, na praça de alimentação do Pavilhão Verde, em apoio aos nacionais.

O objetivo é promover ações e promoções em prol da literatura nacional, tanto durante a Bienal do Livro Rio 2013, mas em parceiros e seguidores (blogs, sites, portais e redes sociais).

Sobre "O grito de independência da literatura brasileira", texto de Janaina Rico:

"A Bienal é uma grande festa! Escritores, editores, blogueiros, jornalistas, leitores! Todos param para reverenciar a grande homenageada: a literatura. Sempre com muita alegria, o evento movimenta muita gente e muito dinheiro.

Em um ano onde vimos o país explodir em reivindicações e manifestações, o mundo literário não pode ficar quieto. Temos muito orgulho de receber estrangeiros em nossa terra, sejam jogadores de futebol, astros de rock, atores do cinema ou escritores. Mas, para que sejamos bons anfitriões é necessário que valorizemos primeiro o que é nosso.

É chegada a hora de o escritor brasileiro ser a grande estrela da Bienal. Temos que colocar a nossa boca no trombone e gritar aos quatro cantos que tem alguma coisa errada acontecendo no mercado literário. Que nas livrarias não vemos a quantidade de escritores brasileiros que desejamos. Que as editoras não dão espaço para quem está começando. E que o preço dos livros brasileiros tem que tornar-se mais competitivo em relação aos estrangeiros, já que não pagamos royalties ou direitos em verdinhas (U$).

Por isso, a escritora Monique Lavra deu a ideia de nos unirmos mais uma vez! Vamos nos reunir no dia 07 de setembro de 2013, às 17h30, na Praça de Alimentação da Bienal do Rio de Janeiro. Seguindo os passos da Semana do Livro Nacional, queremos mais uma vez fazer história!

Faremos uma passeata por toda a Bienal, empunhando cartazes, vestindo camisa verdes e mostrando que brasileiro lê sim, lê muito e lê escritor da sua terra!

Algumas das nossas reivindicações:

Maior destaque e mais espaço nas livrarias;

Livros nacionais com preços mais baixos;

Fim do preconceito contra o autor nacional;

Mais destaque na imprensa para os escritores brasileiros.

Eu já abracei a causa! E você?"


Se apoia a causa, assine o manifesto Eu leio Brasil!
http://www.peticao24.com/eu_leio_brasil

Visite:
Blog: http://semanadolivronacional.blogspot.com.br/
Twitter: @SemanaDoLivroBr
Grupo: https://www.facebook.com/groups/semanadolivronacional/
FanPage: https://www.facebook.com/SemanaDoLivroNacional
FanPage: https://www.facebook.com/EuLeioBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário