quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ópera 'A Tempestade' nos cinemas do mundo

A ópera 'A Tempestade' do compositor britânico Thomas Adès, inspirada no texto do autor inglês William Shakespeare, estreou no Metropolitan Opera de Nova York e em vários cinemas do mundo, em transmissão ao vivo.


No Brasil 'A Tempestade' foi exibida pela rede de cinemas UCI e a próxima ópera será 'La Clemenza di Tito', com transmissão ao vivo no dia 1 de dezembro.

Sobre a ópera:

'A TEMPESTADE'


1º ato
Miranda suspeita que a prática de magia de seu pai Próspero tenha sido responsável por uma enorme tempestade que afundou um navio que passava ao largo da costa. Próspero lhe informa que as pessoas a bordo eram a corte de Nápoles. Eles são seus inimigos, cujo naufrágio ele provocou para puni-los. Novamente, ele narra como o seu título foi usurpado e provoca o sono de sua filha. Em seguida, Próspero convoca Ariel, um espírito a ele subordinado, que lhe descreve como a tempestade destruiu a todos que estavam a bordo do navio. Próspero instrui Ariel a fazê-los reviver e trazê-los para a ilha.

Surge Calibã, herdeiro da antiga soberana da ilha, Sicorax. O poder de Próspero impede que Calibã se aproprie de sua legítima herança e este amaldiçoa Próspero por maltratá-lo. Calibã, desejoso de Miranda, é ameaçado por Próspero e banido para a sua caverna.

Ariel relata sobre os náufragos, trazidos para a praia e revividos. Próspero manda Ariel trazer-lhe o príncipe Ferdinando, filho do rei de Nápoles. Próspero quer que o rei e os cortesãos sofram ao pensar que Ferdinando tenha se afogado. Em troca desse favor, Ariel pede para ser libertado da escravidão. Ariel canta o destino do pai de Ferdinando, atraindo este para a praia. Lá, ele encontra Miranda, que desperta e acredita que ele seja uma criação de Próspero. Ela se maravilha diante da visão de outro ser humano e eles se apaixonam imediatamente. Próspero se espanta com a quebra do encanto colocado sobre Miranda e se enfurece diante do interesse de Ferdinando por sua filha. Ele imobiliza Ferdinando e manda Miranda embora. Em seguida, ele chama Ariel e prepara o resto de sua vingança sobre os demais cortesãos.

2º ato
Lançados à ilha, os cortesãos não percebem qualquer indício da tempestade; a ilha está tranquila e suas roupas, secas e em perfeito estado. Estêvão e Trínculo estão confusos diante da ausência de danos e, embriagados, revivem o terror da tormenta. Sem ser visto, Próspero instrui Ariel a escarnecer dos cortesãos. O rei chora pelo filho perdido e Gonçalo tenta confortá-lo. Antônio diz ter visto Ferdinando nadando em direção à terra. Usando a voz de Sebastião, o irmão do rei, Ariel insulta Antônio e inicia-se uma discussão. Calibã aparece e é zombado pelos cortesãos, que lhe dão joias e álcool, que, segundo ele, o fazem se sentir forte. Ouve-se o som da voz de Ariel, o que assusta os cortesãos, que acreditam ser a de um fantasma. Eles são acalmados por Calibã, que descreve os sons e as vozes dos espíritos da ilha, o que o faz sonhar que está no paraíso. Indagado sobre quem seria o seu amo, Calibã é calado por Próspero. Gonçalo insta o grupo a buscar o príncipe na selva.

Estêvão e Trínculo duvidam que Ferdinando será encontrado com vida. Calibã conta-lhes que o seu amo foi o responsável pelo desastre e pede-lhes ajuda para recuperar a sua terra. Em troca, Calibã oferece perfidamente a Trínculo e a Estêvão a mão de Miranda em casamento e a soberania da ilha.

Ferdinando está fadado à prisão na ilha, mas é confortado ao pensar em Miranda. Ela expressa os seus sentimentos por Ferdinando e ele responde à altura. Isso rompe o feitiço de Próspero e Ferdinando é liberto. Assim que partem, Próspero se dá conta de que perdeu Miranda para um poder mais forte do que o seu: o amor.

3º ato
Estêvão e Trínculo se aproximam de Próspero, enquanto Calibã medita sobre a sua liberdade iminente. Enquanto isso, Ariel levou os náufragos por um trajeto cheio de desvios pela ilha. Ele pede para ser liberado, mas Próspero ainda não consente.

Surgem o rei e os cortesãos, tão fracos que mal conseguem andar. Eles acreditam que morrerão de fome e que Ferdinando está morto. O rei decide deserdar o seu irmão, Sebastião, e nomeia Gonçalo como seu herdeiro.

Acalentados pela música de Ariel, todos adormecem, exceto Antônio e Sebastião. Eles planejam assassinar o rei e Gonçalo para poderem assumir o poder. Ariel desperta a todos, enquanto Sebastião e Antônio afirmam terem ouvido estranhos nas proximidades. Ariel invoca o surgimento de uma estranha festa, que Gonçalo encara como sinal de caridade celestial. Gonçalo continua a refletir sobre reinar em uma terra como esta. A comida desaparece e Ariel surge como uma harpia, dirigindo acusações contra os cortesãos por seus crimes, que, agora, serão aniquilados de maneira debilitante e lenta. Assustados, todos eles fogem para outra parte da ilha.

Próspero se dá conta de que a sua magia causou um pandemônio na ilha. Miranda leva Ferdinando até Próspero e lhe comunica que estão apaixonados. Próspero convoca Ariel para abençoá-los. Com a vingança de Próspero concluída, Ferdinando descobre que o seu pai ainda está vivo. Calibã aparece e exige Miranda para si. Miranda rejeita Calibã e Próspero o imobiliza. Ariel descreve como o rei e Antônio estão enlouquecidos de medo e pavor. Se fosse humano, Ariel teria pena deles. Comovido pelos sentimentos do espírito, Próspero decide ser misericordioso e promete libertar Ariel dentro de uma hora.

Surgem o rei e os cortesãos. Próspero se revela a eles. Antônio, que acreditava ter matado Próspero, estupefaz-se e o rei pede perdão. Próspero revela Ferdinando e Miranda ao rei, que mal pode acreditar que o seu filho esteja vivo. Ferdinando apresenta Miranda como sua esposa. Os cortesãos se surpreendem ao ver o príncipe vivo e o seu navio restaurado. O rei anuncia o emparelhamento entre Nápoles e Milão. Próspero perdoa Antônio, que o rechaça. Próspero decide abrir mão de seus poderes mágicos. Assim que quebra o seu bastão, ele implora a Ariel que fique com ele, mas Ariel voa ao encontro de sua liberdade. Calibã é deixado só na ilha.

Para maiores informações sobre a ópera 'A Tempestade' ou sobre outras, acesse o site oficial do MET OPERA (em inglês):
www.metopera.org

Para maiores informações sobre as transmissões ao vivo nos Cinemas UCI:
http://www.ucicinemas.com.br/met-opera

Nenhum comentário:

Postar um comentário