quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Réptil Editora lança o livro Tons do Rio, da fotógrafa Lilian Granado

Com texto de Frederico Mendes, a obra reúne mais de 200 imagens das cores do dia-a-dia carioca

Inspiração de pintores, cantores e poetas, as cores da Cidade Maravilhosa foram o ponto de partida para o primeiro livro da fotógrafa Lilian Granado. A partir dos detalhes, luzes e brilhos naturais, ela faz um retrato do dia-a-dia carioca e apresenta mais de 200 imagens em 'Tons do Rio', que será lançado esse mês, pela Réptil Editora.


A obra, dividida em oito tons, reúne as mais variadas imagens da cidade. Desde frutas e legumes das feiras de rua aos pontos turísticos tradicionais, como Maracanã, Pão de Açúcar e Jardim Botânico, além de praias, carnaval, e fachadas de importantes construções. “Tenho o hábito de sair todos os dias com uma câmera, onde quer que eu vá. Comecei a observar que cada lugar tem seu cheiro, seus sons e sua própria cor. Mas o Rio é diferente, tem todas as colorações”, diz a fotógrafa.

Para ter todo esse material minucioso, Lilian Granado começou a registrar as imagens que a encantavam há mais de um ano. “Sou apaixonada pelo Rio e diante de tantas notícias ruins decidi buscar o que a cidade tem de bom. As cores aqui são muito intensas, a cidade tem uma luz incrível o ano todo”, explica a fotógrafa.

Em seu texto de apresentação, o fotógrafo e jornalista Frederico Mendes, marido de Lilian, também ressalta o amor pela cidade. “Estar no Rio é ousar no uso da cor, estar no Rio é mergulhar na cor. Viver no Rio é transformar em amor eterno uma amizade antes apenas colorida”.

Durante o projeto, Lilian descobriu que estava grávida, o que deixou o trabalho ainda mais rico. “Foi um momento muito especial, como estava muito feliz comecei a ver ainda mais detalhes e tons por onde andava”, explica. Hoje, mãe de Pedro, ela pretende dar continuidade ao projeto 'Tons do Rio' e futuramente publicar outros livros com a infinidade de cores e beleza espalhadas pela cidade.


Sobre a Editora

Fundada em 2004 pela editora e jornalista Luiza Figueira de Mello, a Réptil produz livros de arte, saúde e comportamento. Unindo qualidade textual e alto padrão gráfico, a editora trabalha com autores brasileiros e internacionais.

Entre os títulos publicados estão Arthur Bispo do Rosário – Séc. XX; Guia de Feijoadas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro;  Luiz Aquila, Quase Tudo – A Never Ending Tour; Companhia de Dança Deborah Colker;Gula Gula – Cozinha carioca; Raio X – Gabriela Pugliesi e o best-seller Clean, que apresenta aos brasileiros o programa do médico Alejandro Junger.

Sobre a autora

Lilian Granado é formada em Desenho industrial pela PUC-Rio e começou a desenhar jóias profissionalmente em 1996, quando fez sua primeira exposição. Ganhou importantes prêmios nacionais e internacionais na área de design e, depois, descobriu na fotografia uma nova forma de criar.

Como fotógrafa, foi a única brasileira a participar da exposição 'Descubra o Cinema Brasileiro', no Consulado Geral do Brasil em Xangai. Também teve várias fotos publicadas no livo '@Rio 365', uma coletânea de fotos que fazem um documentário da cidade utilizando o instagram.


Sobre o Livro

Título: Tons do Rio
Coordenação editorial: Luiza Figueira de Mello
Fotografia: Lilian Granado
Projeto gráfico: Ana Fleming
Revisão de texto: Guilherme Semionato
Produção editorial: Amanda Meirinho
Tratamento de imagens: Trio Studio
Publicação: 2016
Páginas: 224
Preço: R$ 80,00

Fique ligado nas dicas livros, cinema, TV e matérias especiais de Anny Lucard na Digital Rio, leia+: LUCARD

Fonte: Assessoria por Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário