quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Falando de Cinema: Steve Jobs



'Steve Jobs' (2015), filme protagonizado por Michael Fassbander e Kate Winslet e dirigido por Danny Boyle, é mais um filme biográfico sobre o criador da Apple e já abocanhou duas estatuetas do Globo de Ouro para Melhor Roteiro para Aaron Sorkin e de Melhor Atriz para Kate Winslet.

O filme mostra a vida do magnata da Apple de uma forma diferente mas conhecida pelo público que acompanha a carreira de Aaron Sorkin ('A Rede Social', 'The West Wing' e 'Sports Night'), mostrando os bastidores dos grandes lançamentos na vida de Jobs, como o lançamento do computador  Macintosh em 1984; lidando com uma ex-namorada alegando que sua filha também é dele e que precisa de dinheiro para sustentá-la e outro momento na carreira dele, como em 1996, quando trabalhava na empresa NeXT e foi demitido pelo conselho da própria empresa que criou e, finalmente, em 2001 quando no meio do lançamento do Ipod, ele tem que lidar com os problemas da filha adolescente Lisa.

Apesar do filme ser muito bom em todas as suas qualidades técnicas e cinematográficas, não há como negar que as cenas abordando os três momentos cruciais na carreira dele, são exaustivamente longas já que foram filmadas em um take, que nem sempre dá certo e que, em certos momentos, acaba cansando o expectadores.

Kate Winslet está fantástica como a melhor amiga de Jobs, Joanna Hoffman, braço direito de Steve em todos os seus projetos pessoais. Ela tem uma ótima química com o Jobs de Fassbander, visto que a personagem é mais contida que ele e com isso podemos perceber o jogo de palavras entre os personagens. Globo de Ouro mais do que merecido para ela. Já Fassbander está ótimo como Steve Jobs abordando os momentos mais importantes da sua carreira.

Seth Rogen interpreta Steven Wozniak, um dos amigos de Jobs que o ajuda em alguns de seus projetos, mas que muitas vezes acaba sendo prejudicado pelo amigo, por não ser tão visionário quanto ele. O personagem é um contra peso nas cenas mais dramáticas e completa o trio com Fassbander e Winslet.

'Steve Jobs' está sendo distribuído nos cinemas pela Universal Pictures e estreia em território nacional hoje (dia 14 de janeiro).


Leia a Coluna Falando de Cinema:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cinefalado

Leia também a Coluna Digital Rio Na Cabine:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/search/label/cabine


Outras críticas de Louise Duarte, em parceria com o Tabula Rasa, leia+:
http://tabularasa.com.br/cinema/criticas



Nenhum comentário:

Postar um comentário