quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

DENÚNCIA - Prefeitura do Rio libera escavação em encosta com risco de deslizamento sem avisar moradores

Destruição de patrimônio particular e público, por causa de imprudência de novo morador que alega ter permissão da Prefeitura do Rio de Janeiro, moradores de uma rua inteira estão em risco.


Hoje estou saindo da minha linha de trabalho para fazer uma séria denúncia.

Ontem, dia 27 de Janeiro de 2016, os moradores da Rua Francisco na Praça Seca, Jacarepaguá, localizada no município do Rio de Janeiro foram acordados por escavadeiras.

Sem qualquer aviso um senhor, alegando ser o dono de um terreno a muito abandonado, chegou com a escavadeira arrancando tudo. Sem aviso prévio ou a menor consideração com os vizinhos, arrancou desde uma escada de acesso dos moradores na parte alta da rua, que NÃO faz parte do terreno dele. Foi feito no lugar de uma calçada convencional, por cima das rochas, para acesso público dos moradores.

O local é um terreno rochoso e uma enorme pedreira que se o dito dono sumido soubesse, o qual não quis dar declarações oficiais, mas falou a alguns moradores revoltados com a imprudência de escavar um local com alto risco de deslizamento, que é dono do terreno a décadas e só agora pode construir.

Os moradores tentaram protestar, a polícia foi chamada, mas com várias xerox de documentos, que incluía uma autorização da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a polícia nada pode fazer. O Dono sumido também declarou, em um velado tom de ameaçar, que tinha parentes na polícia e ia continuar a escavar... Ou tentar, já que passou o dia tentando "escava" rocha sólida e só conseguiu destruir o patrimônio público, como a escada/calçada de acesso e os canos de água e esgoto.

Se tratando de dono a décadas, como ele não sabia que não conseguiria chegar simplesmente com uma escavadeira e "cavar" em rocha sólida?

Localizado ao topo da Rua Francisco que termina em uma ingrime ladeira, o terreno em questão é basicamente rocha pura. O local é tão ingrime e perigoso que a alguns anos foi feito um cuidadoso trabalho de contenção da encosta, já que trata-se de uma zona de risco de deslizamento.

Então como o dito dono pode ter conseguido autorização da prefeitura? Que, caso realmente tenha autorizado a escavação no local, não só não verificou as condições do terreno e se tal ação podia ser realizada, com nem avisou os moradores vizinhos.

Também tem a situação em que está canos de água e esgoto arrancados, que até o momento, estão despejando tanto esgoto, como água boa e atualmente escassa rua abaixo.

Se já não fosse problema o bastante, duas rochas enormes estão no topo da ladeira da rua, correndo o risco de descerem com uma chuva forte, atingir casas, pedestres e até carros; pois desde que as obras do BRT foram realizada na região, a rua virou um rota de apoio e também para fugir do trânsito intenso e engarrafamentos na Rua Cândido Benício, uma das principais da Praça Seca.

A pergunta que não quer calar: Quem vai resolver a situação dos moradores da Rua Francisco, antes que uma tragédia ocorra?


Como as fotos mostram, a irresponsável ação também colocou em risco as construções acima. Desestabilizou o terreno e além dos transtornos, pode causar não só o deslizamento das rochas, mas o desabamento da casa acima e das que tiverem abaixo.

O preocupante, além da chuva forte causar um sério deslizamento na rua, é o dito dono do terreno retorna com uma ação mais drásticas como tentar furar a rocha com britadeiras ou mesmo algum tipo de explosivo.

Os moradores da Rua Francisco querem saber quem vai pagar a conta dos bens e talvez até de vidas perdidas, caso a situação no local não seja resolvida com rapidez.


Texto e fotos: Anny Lucard

Um comentário:

  1. É uma vergonha do que a imprudência de uns e a ganância de outros pode causar. Tantas tragédias podem ser evitadas se tudo for feito dentro das normas de segurança.

    ResponderExcluir