quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Abismo Prateado



'O Abismo Prateado', com foco no público adulto, é um filme que logo no início também deixa claro que segue a linha do cinema experimental.

A impressão quanto a ideia de experimentação cinematográfica foi confirmada pelo próprio diretor do filme, Karim Aïnouz, durante a coletiva de imprensa que aconteceu no Rio de Janeiro, ontem a tarde (mesmo dia da cabine, que exibiu a imprensa carioca o filme pela manhã).

O roteiro de Beatriz Bracher teve várias cenas excluídas, de acordo com o diretor, o qual falou que sua ideia era uma espécie de desconstrução da forma narrativa usual, tendo o mínimo de diálogos e trabalhando a edição sonora como da montagem de uma forma pouco usada; ambas muito bem pensadas por ele, junto dos responsáveis pelas áreas, para esse filme.

O objetivo de Karim Aïnouz foi criar um tipo de coreografia com as imagens. Desafio que Alessandra Negrini, estrela do filme, aceitou prontamente, mesmo sem ler o roteiro concluído. Isso porque o diretor se inspirou nela para criar a personagem da Violeta e só com a confirmação de sua participação, que poderia concluir a história.

A ideia de tornar o roteiro do filme uma espécie de número de dança, se deu ao fato dele ser inspirado na música de Chico Buarque, 'Olhos nos Olhos'. O diretor queria brincar com as imagens e com o som, de forma a criar uma estranheza ao espectador, semelhante a quem assiste um número musical.


A música foi uma sugestão do diretor, quando o produtor Rodrigo Teixeira apresentou o projeto de tornar uma música de Chico Buarque um roteiro para filme.

A escolha se deu em parte porque Karim Aïnouz gosta da música e a achou uma inspiração romântica interessante para uma história de amor, além do fato de permitir a criação de um roteiro mais flexível.

Assim surgiu a história de Violeta, uma dentista interpretada por Alessandra Negrini, e Djalma, interpretado por Otto Junior.

Violeta é uma mãe e esposa, com uma vida comum e cheia de rotinas como todo mundo, a qual em um dia, que poderia ser apenas outro, recebe uma mensagem de voz do marido, no celular, onde ele informava que estava deixando-a.

Perturbada, Violeta pensa em ir atrás de Djalma, mas só consegue um voo para a manhã do dia seguinte a partida do marido. Não querendo voltar para casa, passa a noite vagando pela cidade do Rio de Janeiro, entre o Aeroporto Santos Dumont e Copacabana, enquanto espera a hora do voo.


Com a música 'Olhos nos Olhos' de Chico Buarque, Alessadra Negrini e Otto Junior, o filme também conta com várias participações, como do ator Thiago Martins.

'O Abismo Prateado' é recomendado ao público que curte as nuances do cinema experimental feito no Brasil e é maior de idade. O filme tem estreia marcada para amanhã, dia 26 de abril, nos cinemas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário