Por Louise Duarte
Meu Pé de Laranja Lima que é inspirado no livro homônimo de José Mauro de Vasconcelos publicado em 1968 e que já foi traduzido para 12 idiomas e publicada em mais de 30 países. O filme conta a história de Zezé (João Guilherme Ávila/Caco Ciocler) um garoto arteiro, com uma imaginação fértil e que na falta de afeto e compreensão da própria família, se refugia em um pé de laranja lima como seu único amigo. Isso até conhecer direito e fazer uma bela amizade com Manuel Valadares também conhecido como Portuga (José de Abreu) que depois de ajudar o menino quando ele se machuca, acaba se tornando quase um pai para Zezé já que o seu verdadeiro só sabia maltratar o coitado.

Dirigido por Marcos Bernstein (O Outro Lado da Rua) que também assina o roteiro, ele soube conduzir bem os atores especialmente porque ele tinha em mãos o pequeno João Guilherme Ávila como protagonista do longa. E o jovem ator não fez feio. Zezé consegue divertir e emocionar o público. Ora com suas traquinagens, ora com a sua vida sofrida ao lado da família que o menospreza. José de Abreu também foi uma escolha certa para integrar o elenco ao lado do jovem ator. Interpretado o português Manuel, fez das cenas com João as mais divertidas, bonitas e poéticas do filme.
O filme que estreou no Festival do Rio do ano passado e participou na mostra Alice do Festival de Roma, onde o júri que o premiou destacou “o perfeito equilíbrio entre poesia e entretenimento, que o transforma em um filme tecnicamente elegante e, ainda assim, acessível” já está em cartaz nas salas brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário