quinta-feira, 18 de abril de 2013

Edição 2013 do Festival Varilux de Cinema Francês

A Edição 2013 do Festival Varilux de Cinema Francês acontece 1º a 16 de maio, em 45 cidades brasileiras e traz a musa Léa Seydoux ao Brasil.

Com uma meta de público de cem mil espectadores, o Festival Varilux de Cinema Francês volta às telas dos cinemas brasileiros com o melhor da dramaturgia francesa recente. Neste ano, o festival chega a 45 cidades e 80 salas de cinema, um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado que faz desse evento o maior festival de cinema digital do Brasil.

Em 2013, a programação inédita contará com uma seleção que representa os filmes de maior impacto das últimas produções da cinematografia francesa, contemplando os mais variados gêneros, da comédia ao thriller. Entre os títulos confirmados, filmes que prestam homenagem à França e o que a faz famosa: o teatro (“Pedalando com Molière”), a arte (“Renoir” e "Camille Claudel 1915"), a gastronomia (“Os Sabores do Palácio") e a literatura (“O homem que Ri”). A mostra conta ainda com “O Menino da Floresta”, uma das mais destacadas produções recente de animação francesa, “A Datilógrafa”, de Régis Roinsard, e “Aconteceu em Saint-Tropez”, de Danièle Thompson.

Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público. A atriz francesa Léa Seydoux, que virá ao Varilux para lançar o filme “Adeus, minha Rainha” de Benoît Jacquot, é uma das confirmadas. Léa é uma das maiores revelações do cinema francês atual e já tem no seu currículo filmes como “Meia-Noite em Paris”, “Bastardos Inglórios” e “Missão Impossível: Protocolo Fantasma”. A delegação artística confirmada também conta com ilustres nomes como os diretores consagrados Philippe Le Guay (“Pedalando com Molière”), Benoît Jacquot (“Adeus, Minha Rainha”), Danièle Thompson (“Aconteceu em Saint-Tropez”), Agnès Jaoui (“Além do arco-íris”), Jean-Pierre Améris (“o homen que ri”), Jean-Paul Lilienfeld (“Prenda-me”) e Michel Leclerc (“Anos Incríveis”). Os atores Monica Bellucci (“Aconteceu em Saint-Tropez”), Christa Theret (“Renoir” e “O Homem que Ri”) e Arthur Dupont (“Além do Arco-íris” e “Os Sabores do Palácio”) também virão ao país.

Um diferencial dessa edição é que o evento será dividido em duas fases, de 3 a 10 de maio em algumas cidades e de 10 a 16 em outras. O público deve ficar atento à programação da sua cidade para não perder a oportunidade de ver o melhor do cinema francês em premiere exclusiva.

Nesta edição está confirmada ainda a segunda oficina franco-brasileira de roteiros, ministrada por especialistas franceses para profissionais brasileiros apoiada pela RioFilme, em parceria com a ABPI-TV e a renomada escola parisiense de roteiristas, o Conservatoire Européen d'Ecriture Audiovisuelle (CEEA).

O festival ainda traz duas novidades na cidade do Rio de Janeiro que representam mais iniciativas de diálogo com o público: a realização gratuita de Master Classes com os diretores, voltadas para estudantes de cinema da cidade do Rio de Janeiro. E exibições gratuitas no cinema Odeon dedicada aos estudantes do fundamental e do ensino médio. Para os cursos de cinema e escolas interessados, é necessário realizar o agendamento de turma para reserva de lugar até 26/04. (Interessados devem entrar em contato através do email: larissa@bonfilm.com.br)

O Festival Varilux de Cinema Francês é patrocinado pela multinacional francesa Essilor/Varilux, fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux e do antirreflexo Crizal, pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro/Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, pelas empresas Citröen, Gefco, L'Oréal, RioFilme e conta com o copatrocínio da Embaixada da França, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil,  Sofitel e Air France. A realização é da Bonfilm.

A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês pode ser conferida no site oficial.

Sobre a Essilor/Varilux

A multinacional francesa Essilor/Varilux, que está presente desde a primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês há dez anos, sabe o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade. Acreditando nisso, a empresa sempre investe em diversas ações culturais, como por exemplo no Panorama de Cinema Francês, o My French Film Festival, que exibe longas e curtas-metragens franceses online e gratuitamente, e o Ópera na Tela, que exibiu filmes de ópera a preços populares. Ano passado a Essilor patrocinou e apoiou a Conferência de Abertura da Festa Literária de Paraty (Flip), que homenageava o poeta Carlos Drummond de Andrade.

PARCEIROS DO FESTIVAL

Patrocínio
Essilor-Varilux - Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro

Citröen – Gefco - L'Oréal - RioFilme

Copatrocínio
Embaixada da França - Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil- Sofitel


Realização
Bonfilm

Apoio Cultural
Adorocinema – Air France - Etc Filmes - O Estado de São Paulo –Tivoli – Câmara de Comércio França Brasil

Promoção
Bravo! - Le Monde Diplomatique – Revista Piauí – Telecine - Clube do Assinante O Globo – Fnac –– Guia da Semana – Mica

LISTA DE FILMES DO FESTIVAL

Aconteceu em Saint-Tropez (Des gens qui s’embrassent)

De Danièle Thompson, com Monica Bellucci, Kad Merad, Éric Elmosnino.

2012 – Comédia – 1h40

Distribuidor Brasil: Esfera Filmes

O enterro da esposa de Zef cai bem na hora errada, no momento em que Ronie casa sua filha! Esse acontecimento inesperado agrava os conflitos já existentes entre os dois irmãos.

Adeus, minha Rainha (Les adieux à la Reine)

De Benoît Jacquot, com Léa Seydoux, Diane Kruger, Virginie Ledoyen.

2011 – Drama – 1h44

Distribuidor Brasil: Mares Filmes

Em 1789, quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Versalhes, o castelo esvazia. Mas Sidonie, jovem leitora inteiramente dedicada à Rainha, não quer acreditar nos rumores que ouve.

Além do arco-íris (Au bout du conte)

De Agnès Jaoui, com Agathe Bonitzer, Arthur Dupont, Jean-Pierre Bacri

2012 – Comédia - 1h52

Distribuidor Brasil: Pandora Filmes

Uma comédia sobre relacionamentos o amor que alegremente desmistifica o fim tradicional dos contos de fadas.

Anos Incríveis (Télé Gaucho)

De Michel Leclerc, avec Félix Moati, Sara Forestier, Eric Elmosnino, Maiwenn, Emmanuelle Béart.

2012 – Comédia – 1h52

Distribuidor Brasil: Mares Filmes

Com a popularização das filmadoras portáteis, um grupo de amigos decide criar seu próprio canal de televisão e, sobretudo, fazer uma revolução. Assim nasce a TV Liberdade, anarquista e provocadora.

Camille Claudel 1915 (Camille Claudel 1915)

De Bruno Dumont, com Juliette Binoche, Jean-Luc Vincent, Robert Leroy

2012 – Drama – 1h35

Distribuidor Brasil: California Filmes

1915. Internada por sua família num manicômio, onde ela não poderá mais esculpir, Camille Claudel vive reclusa enquanto aguarda a visita do irmão, Paul Claudel.

Uma Dama em Paris (Une Estonienne à Paris)

De Ilmar Raag, com Jeanne Moreau, Laine Magi, Patrick Pineau

2012 – Drama – 1h34

Distribuidor Brasil: Esfera Filmes

Anne sai da Estônia para ir a Paris cuidar de Frida, uma senhora estoniana que mora na França há muitos anos. Mas Frida tenta desencorajá-la de todas as maneiras.

A datilógrafa (Populaire)

De Régis Roinsard, com Romain Duris, Déborah François, Bérénice Béjot.

2012 – Comédia - 1h51

Distribuidor Brasil: Paris Filmes

1958. A jovem Rose Pamphyle tem um dom: datilografar numa velocidade vertiginosa. Ela desperta o esportista ambicioso adormecido em Louis Echard, dono de um escritório de seguros.

Feito gente grande (Du vent dans mes mollets)

De Carine Tardieu, com Agnès Jaoui, Denis Podalydès, Isabelle Carré

2011 – Comédia – 1h29

Distribuidor Brasil: Esfera Filmes

Dividida entre seus pais, que a enchem de amor e de almôndegas, Rachel, 9 anos, conta os minutos que a separam da liberdade. Até o dia em que seu caminho cruza o da intrépida Valérie.

Ferrugem e osso (De rouille et d’os)

De Jacques Audiard, com Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts.

2012 – Drama– 1h55

Distribuidor Brasil: Sony

Ali, sem domicílio, sem dinheiro e sem amigos, encontra Stéphanie, uma domadora de orcas no Marineland. Um dia, o espetáculo se transforma em drama e ela perde as pernas. Ele simplesmente vai ajudá-la, sem compaixão.

O Homem que ri (L’homme qui rit)

De Jean-Pierre Améris, com Gérard Depardieu, Emmanuelle Seigner, Marc-André Grondin.

2012 – Drama - 1h33

Distribuidor Brasil: Esfera Filmes

Ursus, um showman pitoresco, acolhe dois órfãos em sua caravana: Gwynplaine, um jovem com o rosto marcado por uma cicatriz que dá a impressão de estar permanentemente rindo, e Déa, uma menina cega.

O menino da floresta (Le jour des corneilles)

De Jean-Christophe Dessaint

Com as vocês de Jean Reno, Lorant Deutsch, Isabelle Carré e Claude Chabrol

2012 – Animação – 1h35

Distribuição Brasil: Bonfilm

Em uma grande floresta vive um jovem selvagem de dez anos. Seu pai, um bronco caçador, sempre disse a ele que o mundo acabava nos limites da floresta. Um dia, porém, para salvar seu pai, o rapaz se aventura num mundo desconhecido.

Os sabores do Palácio (Les saveurs du Palais)

De Christian Vincent, com Catherine Frot, Jean d’Ormesson, Arthur Dupont.

2012 – Comédia – 1h35

Distribuidor Brasil: Mares Filmes

Hortense Laborie é uma cozinheira famosa que vive em Périgord. Para sua grande surpresa, o presidente da República a nomeia responsável por suas refeições pessoais no Palácio do Élysée.


Pedalando com Molière (Alceste à Bicyclette)

De Philippe Le Guay, com Fabrice Luchini, Lambert Wilson.

2011 – Comédia – 1h44

Distribuidor Brasil: Imagem Filmes

No auge da sua carreia de ator, Serge Tanneur vive como eremita quando Gauthier Valence, um ator de televisão bajulado pelo público, o procura para lha propor um papel em «O Misantropo» de Molière.

Prenda-me (Arrêtez-moi)

De Jean Paul Lillienfeld, com Sophie Marceau, Miou-Miou, Marc Barbé

2013 – Thriller – 1h39

Distribuição no Brasil: Esfera Filmes

Uma noite, uma mulher vai a uma delegacia confessar o assassinato do seu marido violento cometido há muitos anos. Mas à medida que a policial interroga essa mulher, menos tem vontade de prendê-la.

Renoir (Renoir)

De Gilles Bourdos, com Michel Bouquet, Christa Theret, Vincent Rottiers

2012 – Drama – 1h41

Distribuidor Brasil: Mares Filmes

1915. Côte d’Azur. No crepúsculo da sua vida, Auguste Renoir sofre com as dores da idade. Mas a jovem Andrée surge em sua vida e lhe da uma energia que ele já não esperava.

SITE OFICIAL: www.variluxcinefrances.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário