quinta-feira, 19 de julho de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge [post 1]

Hoje aconteceu no Rio de Janeiro a Cabine de Imprensa de 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge', com direção e roteiro de Christopher Nolan, e a pedidos da Warner, falaremos aos poucos do filme.

Na primeira parte do post da Digital Rio Na Cabine sobre 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge', vou falar um pouco dos filmes anteriores, da forma de filmagem, da trilha sonora e incluir uma pequena introdução do novo filme. E na próxima quinta, véspera da estreia no Brasil, falo do roteiro com maiores detalhes.

Grand Finale para a Trilogia Batman - Parte 1



Fechando uma das melhores trilogia que eu tive o prazer de acompanhar, Nolan finaliza a história do Homem Morcego com um filme de tirar o fôlego. Dramático, tenso, com ótimas tiradas de humor e que mantém todo o clima dos filmes anteriores. E quando falo de uma das melhores trilogia, não falo de um filme em três partes, mas de filmes com roteiros muito bem escritos, com histórias próprias, os quais quando unidos forma uma história grandiosa.

Os filmes do herói da DC Comic, Batman, dirigidos por Nolan são assim, uma trilogia perfeita e apaixonante até para quem não é fã de carteria do Morcego. Quem curte um bom filme em estilo realístico, com roteiro na atualidade mundial e vai curtir, ao perceber que a parte do herói dos quadrinhos é um pano de fundo de uma história que fala de coisas que estão acontecemendo pelo mundo.

Os filmes não contam apenas uma história da decadência de uma cidade chamada Gothan, contam a história de muitas pelo mundo. Porque a cidade fictícia de Batman não é diferente de tantas mundo afora, que sofre com as desculpas esfarapadas de políticos corruptos e governantes omissos, com as alegações de criminos quanto aos motivos que os fazem ser como são... Cidades que podem não ter um herói mascarado, mas com certeza possui boas pessoas que lutam pelo melhor para o coletivo, em silêncio, nas sombras.

Esse é o espírito dessa fantástica trilogia, mostrar um pouco do realismo atual, através da máscara do cavaleiro das trevas. A ficção e a realidade separadas pelo escuro do cinema.

O filme também conta com uma trilha sonora que usa cada respiração, cada som de disparo, o silêncio e a harmonia, para construir o drama, que é sentido e respirado pelo público. Além disso, quase um hora de imagens captadas por camera IMAX fazem parte desse grand finale, levando o público a se entregar completamente a história, mesmo sem ser 3D.

Para quem não sabe, o filme não foi feito em 3D, Nolan optou por terminar a trilogia como iniciou e por isso dispenso a nova tecnologia cinematográfica. No entanto, as cenas feitas com a camera IMAX fez que o 3D fosse devidamente substituído, nesse último filme da fantástica trilogia. Ver o filme numa sala IMAX, mesmo sem o 3D, intensificou a viagem pelas ruas de Gothan, junto de Batman e logo o público se sentia dentro da cidade cavaleiro das trevas.

A história do terceiro filme inicia 8 anos após os eventos que levaram a morte do Cavaleiro Branco de Gothan a morte e o Cavaleiro Negro as trevas. Nesse momento, um terrorista conhecido apenas por Bane chega a cidade, decidido a criar o caos em meio ao perído de paz vivido. Suas atitudes provocam o espírito adormecido de Batman, o qual retorna das trevas em que se encontra, ao ser responsabilizado pelos crimes cometido por Harvey Dent.

Em meio a confusão, uma ladra muito talentosa e dissimulada, resolve roubar as jóias da família de Bruce Wayne, o que definitivamente não foi a melhor das ideias da gatuna.

Destaque para a silenciosa homenagem que foi feita ao falecido ator Heath Ledger, que deu ao mundo a mais incrível de todas as personificações do Coringa já feita, que lhe deu o Oscar Póstuma de Melhor Ator Coadjuvante de 2008. Numa cena em que apenas os fãs do Coringa irão perceber a homenagem, a loucura do inesquecível vilão de Batman é representada pelo não menos insano, Dr. Jonathan Crane (interpretado por Cillian Murphy).


Na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, estreia nos cinemas brasileiros 'Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge', mas antes, fique de olho no blog da Digital Rio, que na quinta-feira, dia 26 de julho, sai a parte 2 desse post sobre o filme.

Enquanto o filme não estreia, aproveite para ver ou rever os filmes anteriores da trilogia, 'Batman Begins' e 'Batman - O Cavaleiro das Trevas'.

Saiba + no site oficial do filme no Brasil:
http://wwws.br.warnerbros.com/batman3/

Um comentário: