segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Falando de Cinema: O Candidato Honesto


Sinopse: Corrupto convicto, João Ernesto está prestes a vencer as eleições para a Presidência da República quando sua avó lança uma mandinga poderosa. Às vésperas do segundo turno, ele não consegue mais contar nenhuma mentira e se enrola cada vez mais.

Crítica: 'O Candidato Honesto' abre caminho para um novo tipo de comédia no Brasil, a comédia política. A crítica nesse caso é em torno da política brasileira e nos que faz pensar e questionar sem interferir na escolha de quem assiste. O filme não toma partido de ninguém. Apenas apresenta uma situação para que o público possa refletir sobre o assunto.

Apesar do trabalho ser coletivo, o primeiro mérito do filme se deve ao ótimo roteiro escrito por Paulo Cursino. Claro que ao longo do processo, o diretor Roberto Santucci e o ator Leandro Hassum que são coprodutores do filme junto com Paulo Cursino e André Carreira deram sugestões e o entrosamento entre eles é visível pelo bom resultado na tela. O diretor Roberto Santucci conduziu com maestria cada detalhe do filme e usou bem cada minuto de cena e os tempos de comédia. Santucci conseguiu deixar o elenco brilhar no mesmo nível fazendo um ótimo trabalho.

É um balsamo ver a coragem de desabafar algo que está engasgado na garganta da maioria da população. Foi muito inteligente usar a comédia para sacudir as coisas, nos fazer pensar e repensar, questionar nossa situação atual sem hipocrisia ou defender ou induzir a escolha de um lado. O filme cumpre com todas as missões a que se propôs, rir, divertir e sacudir.

Todos os ícones que vemos na política no nosso dia a dia estão ali, os honestos e os desonestos. Tomando como tema central, o mentiroso que não consegue mentir é baseado no filme com Jim Carey 'O Mentiroso' (Liar Liar). O filme consegue cenas interessantes como fazer piadas bem críticas nos jardins dos Ministérios. Como a autorização para as filmagens nunca chegou para os Produtores do longa, a solução foi improvisar. O resultado são boas cenas bem divertidas.

O público vai reconhecer situações que estão diariamente nos veículos de comunicação.

O elenco está muito bem. Outro ponto positivo é que cada ator tem sua chance mostrar seu trabalho. Além de Leandro Hassum, a atriz Prazeres Barbosa, que interpreta a avó Justina fica pouco tempo em cena, mas nesse pouco tempo, ela deixa sua marca.

A esposa do presidenciável, Isabel é vivida por Flavia Garrafa que está engraçadíssima. Ela trabalhou bem o personagem para que ela representasse várias primeiras damas e deu vida a uma caricatura divertida. Ela se divertiu com maquiagens e próteses para deixar Isabel com as características certas para dar o tom certo da graça de cada cena em que aparece. Ela é uma mistura de várias primeiras damas, mas o arquétipo principal nos identificamos a primeira dama colorida.

O assessor de campanha ficou por conta de Vitor Leal que trabalhou com Hassum em 'Até Que A Sorte Nos Separe 2'. Ele está bem caracterizado como assessor de campanha e está em cena na maior parte do filme. A parceria entre Vitor Leal e Leandro Hassum funciona muito bem.

Ellen Roche representa as amantes de políticos e mostra que a falta de compromisso dos políticos já vem de casa.

Luíza Valdetaro faz sua estreia nos cinemas como a jornalista honesta, assim como seu colega de redação, o jornalista também honesto e com 30 anos de jornalismo, vivido por Antonio Pedro. Também tem o jornalista corrupto. Eles representam os profissionais que trabalham por amor a profissão e acreditam em seus ideais.

O filme tem momentos muito divertidos como as cenas em que Leandro Hassum contracena com  Jovane Nunes, o paizim do bode, o pai de santo dos políticos e cena da conversa com a bancada evangélica no congresso. O Deputado Mateus Floriano personagem que ganhou destaque pela atuação do ator Luiz Lobianco que está ótimo em cena.

Tecnicamente o filme cumpre com a proposta. Nos diverte e nos faz pensar na situação política atual. Principalmente as vésperas das eleições majoritárias no Brasil.

'O Candidato Honesto' é sem dúvida uma das melhores comédias do ano!


Ficha Técnica
Título Original: O Candidato Honesto
Título no Brasil: O Candidato Honesto
Direção: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino
Elenco: Leandro Hassum, Luiza Valdetaro, Victor Leal, Júlia Rabello, Antônio Pedro, Luis Lobianco, Flávio Galvão, Henri Pagnoncelli, Murilo Grossi, Ellen Roche e Prazeres Barbosa.
Gênero: Comédia
Ano: 2014
País: Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: Downtown Filmes
Lançamento: 2 de outubro de 2014

Canal Oficial no YouTube: https://www.youtube.com/user/ocandidatohonesto
Página Oficial no Facebook: https://www.facebook.com/CandidatoHonesto

Crítica com Colaboração:
http://cinemaparasempreporandreacursino.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário