domingo, 12 de outubro de 2014

Festa no Céu



A animação 'Festa no Céu' (The Book of Life), tem direção de Jorge Gutierrez e produção de Guillermo Del Toro. O roteiro é assinado pelo diretor e por Douglas Langdale, o qual mescla uma histórias ficcional a lendas e tradições do povo mexicano.

Usando animação em 3D, junto de várias texturas que dá um visual único a produção, o filme tem características visuais distintas e uma fotografia colorida que encanta, mesmo que o assunto principal do roteiro seja um tanto sinistro.

A ideia da produção de 'Festa no Céu' é de abordar um tema difícil, a morte, mas usando uma narração cômica, com doses de dramas, mesclando elementos tradicionais da cultura mexicana, incluindo as cores vivas, para amenizar o tema; tão controverso no mundo, dado a natureza fúnebre.


Com roteiro inspirado nas comemorações ligadas ao "Día de Muertos", no México, 'Festa no Céu' fala de morte de forma doce como na tradição do país, assim como sua "Calavera" (conhecida na língua inglesa por "Sugar Skull", traduzindo para o português "caveira açucarada") ícones das comemorações mexicanas.

Enquanto em países como os Estados Unidos, onde as celebrações ligadas ao "dia que os mortos retornam ao mundo dos vivos" são no dia 31 de Outubro, conhecida por Halloween, que mesmo ligada ao macabro ainda é uma festa; em países como o Brasil, trata-se de um dia triste, conhecido por Dia de Finados católico, onde no dia 2 de novembro se lamenta a partidas dos entes queridos.

No entanto, a história de 'Festa no Céu' tem foco na famosa comemoração mexicana, que inicia os festejos, geralmente, no dia 31 de outubro, os quais só terminam no dia 2 de novembro, e trata-se de uma celebração feliz.


Diferente do Dia de Finados pregado pelos católicos, as origens da celebração no México possuem relatos envolvendo várias das civilizações americanas da região, como por exemplo os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas. Todos praticantes de cultos e rituais que celebravam a vida dos ancestrais após a morte. Lembrando seus feitos, qualidades ou mesmo defeitos, mas antes de tudo "lembrando" dos que já se foram, para que não seja esquecidos pelas gerações futuras. Tais relatos datam de muito antes de Colombo chegar as Américas, alguns de cerca de 3.500 anos atrás.

No filme, as lendas do México foram adaptadas no roteiro de forma que sua compreensão fosse ampla, tanto para adultos de qualquer parte do mundo, como para crianças e jovens, pois o filme pode ter um tema delicado e um tanto fúnebre, mas é indicado para todas as idades.

A história de 'Festa no Céu' começa com uma apostas entre antigos deuses, que colocam a prova a determinação do jovem Manolo, assim como a de seus melhores amigos, Maria e Joaquim. No roteiro, o foco principal é a história de Manolo, que está dividido entre seguir uma tradição de família, ser toureiro, ou fazer o que ama, ser um Mariachi (músico andarilho do México).


O filme tem distribuição da Fox Film do Brasil, com estreia nos cinemas do Brasil em 16 de outubro, e é uma ótima opção para comemorar o Halloween este ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário