sábado, 29 de junho de 2013

O Homem de Aço (Man of Steel)



O novo filme do Superman, 'O Homem de Aço' (Man of Steel) da Warner, com direção de Zack Snyder, dá um reboot na história, focando-a na parte da ficção científica de forma a mostrar um pouco de realismo em seu roteiro, ao questionar o que aconteceria com um visitante de outro planeta, com poderes que seriam visto como divinos em um planeta atrasado tecnologicamente como a Terra.


Com Henry Cavill como protagonista, a história inicia em Kryton, que para alegria dos fãs da boa ficção científica, é mostrada com mais detalhes no novo filme. Um mundo com um desenvolvimento tecnológico muito superior ao da Terra, em vários sentidos. O que insere no roteiro um toque de 'Eram os Deuses Astronautas'.

O ator Henry Cavill deu vida a uma versão do Superman que é um pouco menos certinha e se sai bem diante do desafio. Uma ideia desenvolvida na história criada por Christopher Nolan, que dirigiu a trilogia sobre um outro personagem dos quadrinhos DC para a Warner, o Batman, em parceira com David S. Goyer, que assina o roteiro.


Tanto a história do roteiro, como a direção de Zack Snyder, se aproveita da tecnologia 3D para criar um filme diferente de qualquer coisa já feita sobre o Superman. Sem deixar de incluir uma introdução a história de Kal-El e sua vinda para a Terra, até o encontro com a repórter Lois Lane (Amy Adams) e a atração irresistível que um tem pelo outro assim que se conhecem.


Também há referências aos filmes 'Superman - O Filme' de 1978 e 'Superman II' de 1980, ambos protagonizados pelo saudoso Christopher Reeve. Porém a história segue sua própria linha e não tem qualquer ligação com os filmes anteriores. Inclusive a fotografia de 'O Homem de Aço', mais sombria, reforça essa ideia. Assim como o figurino não só dos Kryptonianos, como do próprio Superman, que são menos luminosos e mais darks que os vistos nos primeiros filmes.


Sobre as especulações quanto a parição do vilão mais querido dos quadrinhos do Superman de Jerry Siegel e Joe Shuster, o Lex Luthor, apenas os fãs mais atentos verão a referência a ele, através de sua empresa, LexCorp. Toda as atenções no filme foram para os kryptonianos, chefiados pelo General Zod (Michael Shannon).

O fotógrafo Jimmy Olsen, parceiro de Lois e Clark em matérias e confusões no Planeta Diário também não deu as caras nesse filme, mas as famílias de Kal-El, que na Terra chama-se Clark Kent, não foram esquecidas.


Em 'Homem de Aço' a atriz Ayelet Zurer interpreta a mãe biológica do herói, Lara, enquanto Russell Crowe, incorpora o pai, Jor-El, que tem bastante destaque no filme.

Os Kents, casal do Kansas que adota Kal-El após encontrá-lo em sua nave, foram interpretados por Diane Lane como a Martha e Kevin Costner como Jonathan, os quais também tem momentos marcantes no filme.


O reboot da história do Superman, além de recontar a história, inclui vários flashbacks de Clark Kent criança em Smallville, em duas fase da vida. Uma fase onde o jovem kryptoniano está com 9 anos, interpretado por Cooper Timberline e outra quando é pré-adolescente, com Dylan Sprayberry no papel; que conseguem chamar atenção do público e fazer jus ao herói.

Outros dois personagens que se destacam no novo filme sobre o Superman é Faora-Ul, interpretada pela atriz Antje Traue, que está um pouco menos apaixonada por Zod e bem mais homicida.


Já o editor chefe do Planeta Diário, Perry White, chama atenção por ter perdido muito de suas características. Não só pelo visual muito moderninho que deram ao seu figurino, mas pelo carisma natural do ator Laurence Fishburne ter deixado o rabugento e irritadíssimo chefe de Lois Lane mais legal que seu normal.

E por falar em Lois Lane, a atriz Amy Adams deu a personagem a renovação que precisava. Mostrando uma versão século 21 ainda mais xereta e bem mais atenta ao pequenos detalhes.


Para os fãs de ficção científica e filmes de heróis com muita ação, é uma ótima dica, especialmente em 3D IMAX.

O filme tem estreia marcada nos cinemas do Brasil para o dia 12 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário