quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depois da Terra




O filme 'Depois da Terra' (After Earth) é uma típica aventura juvenil, que mostra a transição do menino para o homem. Um história claramente inspirada nos antigos ritos de passagem tribais, onde o jovem precisa passar por provações para chegar a vida adulta de forma merecedora; mas toda ambientada em uma ficção científica.


Com uma história do ator Will Smith que foi roteirizada por Gary Whitta e M. Night Shyamalan, o qual também é o diretor da produção; o filme tem um drama familiar típico, mas que se passa a 1000 anos no futuro, em outro planeta, que foi colonizado por humanos que decidiram abandonar a Terra. Onde a vida de uma família é revelada em meio a flash back de pai e filho durante uma viagem.


Um roteiro de aventura, mesclado a ficção científica, que conta a história de um pai e um filho com um relacionamento complicado. Os dois estão fazendo uma viagem espacial que acaba em um acidente, que os leva a um planeta proibido para os humanos. Para sobreviver, eles precisam lidar com suas divergências se quiserem sair vivos do hostil lugar, que um dia se chamou Terra.

Mesmo com uma história de Will Smith, o roteiro tem a cara do diretor M. Night Shyamalan, que a muito tempo deixou a linha de 'O Sexto Sentido', mas que não está livre das eternas comparações. Porém os fãs do trabalho de M. Night Shyamalan, verão na história de Will Smith vários momentos, repletos de significados ocultos como a maioria dos filmes do diretor; onde há pequenas referência de seu estilo peculiar de dirigir e escrever.


Will Smith também mostra um lado diferente no filme. Além da história ser do ator, ele surpreendendo ao mostrar aos fãs que seu talento vai além das comédias, ao dar vida a Cypher Raige, um militar linha dura que é respeitado tanto quanto temido por seus subordinados. Um personagem muito sério, sem traços cômicos de nenhum tipo.

O jovem Smith, Jaden, é um bom pupilo e segue a linha do pai, mostrando grande potencial para o trabalho de ator.


Como todo filme ambientado em um cenário de ficção científica, a aventura tem um cuidadoso pano de fundo, com efeitos digitais de última geração e cenários grandiosos como todo roteiro de sci-fi merece.

Enriquecendo ainda mais o trabalho de direção de arte e fotografia, foi mesclado ao visual futurista uma preocupação ecológica. O que tornou o visual do futuro um misto de alta tecnologia e desenvolvimento sustentável.


Para quem curte sci-fi é uma história interessante, mas o foco é o público infanto-juvenil. 'Depois da Terra' estreia nos cinemas de todo o Brasil amanhã, dia 7 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário