sábado, 22 de junho de 2013

Guerra Mundial Z (World War Z)



O filme 'Guerra Mundial Z' (World War Z) que teve o roteiro inspirado no livro de Max Brooks, 'Guerra Mundial Z - Uma história oral da guerra dos zumbis'; narra a partir dos relatos ficcionais criados pelo autor, uma história onde o foco é Gerry Lane, interpretado por Brad Pitt, e sua família.


A história de J. Michael Straczynski e Matthew Michael Carnahan, que também assina o roteiro junto com Drew Goddard e Damon Lindelof, mantém o clima do livro de Max Brooks, ao levar Gerry Lane pelo mundo, em busca de informações sobre o que está acontecendo. Porque ninguém sabe a causa da enfermidade que infecta pessoas rapidamentes, tornando o humano exposto ao vírus uma espécie de "zumbi", como alguns passaram a chamar quem é infectado, ou apenas "Z".


A cada novo lugar, um novo relato. Descobertas que levam o personagem de Brad Pitt a fica mais próximo da causa, o que ele espera o levar a uma solução para o problema e a salvação da raça humana, que tem números de baixas nunca vistos e corre o risco de extinção.


Produzido em forma de thriller e filmado para o 3D, com doses de ação e terror; o diretor Marc Forster conseguiu aumenta a tensão do filme, já que o público se sente junto ao protagonista, vendo tudo de seu ponto de vista. Além do fato da proximidade dos Zs ser bem maior em 3D que gostariam.


'Guerra Mundial Z' também tem um ótimo trabalho em efeito visual e digital; que mostram de forma assustadora, o horror pelas cidades do mundo, causado pelos Zs e os humanos que tentam sobreviver a todo custo. Mostrando o quanto a falta de informações e ignorância de um povo, gera medo, o qual irá ceifar mais vidas que qualquer outra coisa.


O filme também dá uma breve introdução a virologia, falando dos vírus e suas formas de propagação e contenção. O assunto, que pode deixar algumas pessoas confusas, especialmente as que buscar os clichês de "moral da história" no roteiro, mas talvez uma nova ida ao cinema resolva a questão; já que fica claro que 'Guerra Mundial Z' vai além da previsibilidade das típicas histórias de zumbi e vale ser visto novamente. (Também sendo uma ótima motivação a pesquisa sobre o assunto. Especialmente para quem é do Rio de Janeiro, que tem o Instituto Oswaldo Cruz.)


Uma ótima pedida para quem curte filmes de catástrofes e pestes, especialmente em caráter mundial, além dos que gostam de thrillers com dose de terror e zumbis, muitos zumbis.

'Guerra Mundial Z' tem estreia marcada para o dia 28 de junho nos cinemas do Brasil, com cópias em 2D e 3D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário