quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Grande Gatsby



O novo filme de Baz Luhrmann, diretor de 'Moulin Rouge' e 'Romeu + Julieta', 'O Grande Gatsby', teve seu roteiro baseado no livro de mesmo nome, do autor F. Scott Fitzgerald.


A história de 'O Grande Gatsby' teve o roteiro escrito por Craig Pearce, em parceria com Baz Luhrmann, que deu ao drama de F. Scott Fitzgerald um toque surrealista, equivalente ao visto nos dois filmes mais marcantes do diretor (mencionado acima).

O livro 'O Grande Gatsby' é uma publicação de 1925, escrita com o claro objetivo de critica o "sonho americano". Já o roteiro do filme tem foco na inusitada amizade de Nick Carraway, interpretado por Tobey Maguire, e o misterioso Jay Gatsby, interpretado por Leonardo DiCaprio.


Feito para o 3D, o filme quebra o drama da história na qual o roteiro foi inspirado, alternando momentos dramáticos com muitas festas coloridas. No entanto, 'O Grande Gatsby' não tem tanta ação quanto 'Romeu + Julieta', tão pouco trata-se de um musical, como 'Moulin Rouge'. Trata-se de um drama que o diretor decidiu introduzir uma quebra, usando dos recursos que o tornou famosos nos dois filmes em questão.


A mistura do visual surrealista de Baz Luhrmann, não torna a história dos dois amigos menos dramática, pelo contrário, o filme quer mostrar uma clara crítica social a alta sociedade americana e sua forma de agir com aqueles que não fazem parte dela.

Uma das críticas mais fortes e evidentes, é de como os ricos usam as pessoas ao seu bel prazer, sem pensar nas consequência de seus atos, os quais raramente são julgado e punidos.


Com uma fotografia e direção de arte inspiradas na década de 1920 e nos excessos da época, o filme tem um visual belíssimo, que mistura um toque fantástico ao surrealismo que o diretor tanto gosta de incluir em suas produções.

A trilha sonora segue a linha de 'Moulin Rouge', misturando estilos que não existiam na época em que se passa a história, o que aumenta teor fantástico contido no roteiro e tira o filme da linha histórica realista.


Com loga duração, o filme é recomentado para os fãs do diretor que curtem sua forma característica de dirigir, e para quem gosta de dramas que estão além das histórias realistas e melodramáticas comuns do gênero.


'O Grande Gatsby' estreia no dia 7 de junho nos cinemas brasileiros, com cópias em 2D e 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário