quinta-feira, 28 de abril de 2016

Escrever é Legal - Invista em Educação para Mudar o Brasil

As autoras Carolina Estrella, Fernanda Belém, Marcia Rubim precisam da sua colaboração. Elas estão a frente do projeto de incentivo a leitura e a escrita em adolescentes da rede pública de Niterói na Biblioteca Estadual da cidade.


Quem são?

Três escritoras brasileiras em busca de aproximar a literatura nacional de estudantes de escola pública do Estado do Rio de Janeiro.

O que é o projeto?

"Escrever é legal!" é um projeto de incentivo à leitura e à escrita através de oficinas com estudantes da rede pública estadual e municipal.

Um dos sonhos das autoras é conseguir patrocínio para viajar o país ministrando oficinas nas escolas que mais precisam de incentivo à leitura.

Onde será realizado?

O projeto será realizado com 50 alunos da rede municipal de educação na Biblioteca Pública de Niterói.

Quando?

O projeto será realizado em Setembro, Outubro e Novembro de 2016.

Como será realizado?

Serão comprados 50 livros de cada autora para presentear os estudantes que participarão do projeto. Os estudantes terão um prazo de 60 dias para lerem os livros e assim poderem participar da oficina de escrita.
As escritoras vão pedir doações de livros de outros autores nacionais para ajudar a enriquecer o acervo da biblioteca e da escola dos alunos participantes. Assim faremos com que outras pessoas leiam e conheçam livros de autores não muito conhecidos no mercado literário.

Sobre a oficina:

Serão realizadas duas oficinas com 25 alunos em cada. Os alunos deverão escrever um conto ou uma crônica de no máximo 30 linhas com o tema de um dos três livro.
No primeiro encontro as autoras vão distribuir os livros autografados para os alunos.
No segundo encontro, os alunos vão realizar a oficina e escrever as histórias a partir dos livros das autoras.
No terceiro encontro, será realizada uma pequena festa na biblioteca e os alunos poderão ver o livro na versão digital feito a partir de suas histórias e comemorar o sucesso do projeto. O livro dos alunos será publicado de graça no site da Amazon.com com o nome do projeto e de todos os alunos.

O objetivo:

Estimular os jovens de escolas públicas a descobrirem o prazer da leitura. A ideia é realizar um encontro divertido, lúdico e interativo. As autoras acreditam que o problema da falta de leitura no país está na maneira em como os livros são introduzidos na vida das pessoas. Muitas só tem acesso ao primeiro livro já na escola, e ler passa a ser uma obrigação. E muitas pessoas associam obrigação com falta de prazer.
Por isso o principal objetivo do grupo é atuar nas escolas. As autoras esperam mostrar para os alunos que o mundo dos livros é muito maior do que eles pensam. Eles precisam descobrir o sabor das letras, como apreciar os clássicos, como viajar na literatura. Existem livros para todo o tipo de gosto: música, magia, romance, humor, terror, futebol...

Mensagem das autoras:

Por isso, nós contamos com o seu apoio para formar novos leitores e aumentar a estatística de leitura no país. Imprensa, empresários, escolas e todas as pessoas podem colaborar com o projeto. Faça algo pela educação e nos ajude a mudar a realidade do nosso país. NÓS SOMOS UM PAÍS DE LEITORES E VAMOS PROVAR PARA O MUNDO QUE TEMOS LITERATURA DE QUALIDADE.
Nós agradecemos a sua contribuição de coração!

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Malba Tahan

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." - Henry David Thoreau

Entre em contato com as autoras

EMAILS
Carolina Estrella: ca.estrella@hotmail.com
Fernanda Belém: fbfabianski@yahoo.com.br
Marcia Rubim: mrubim@predialnet.com.br

SITES
Carolina Estrella: www.carolestrella.com
Marcia Rubim: www.marciarubim.com
Fernanda Belém: www.fernandabelem.com.br

Para participar acesse:
https://www.benfeitoria.com/escreverelegal
*As recompensas serão entregues após a realização do projeto. Enviadas para todo o Brasil.

Fonte: Email Carolina Estrella

Nenhum comentário:

Postar um comentário